Home / Plantas / Como Cuidar de Plantas de Sombra?

Como Cuidar de Plantas de Sombra?

Plantas de sombra são plantas que podem crescer, florescer e se multiplicar mesmo em áreas onde não haja presença de sol constante, diferentemente da maioria das plantas, e isso faz com que muitas pessoas pensem que não é possível criar plantas em áreas com sombra constante.

As plantas de sombra são plantas que se adaptaram a viver e fazer fotossíntese com poucas incidência de luz solar, pois essa adaptação se tornou obrigatória quando muitas plantas nascem em matas densas com árvores e outras plantas enormes que crescem ao seu redor e não deixam nem uma réstia de luz passar por suas espessas folhagens.

As plantas de sombra são ideais para se plantar nos canteiros e partes do jardim onde haja muros ou paredes que impedem o sol de se tornar incidente em tal área, tornando essa área até mesmo uma área úmida, onde plantas mais comuns não conseguem se desenvolver plenamente.

Aproveite esse post e clique nesse link mais conhecer mais sobre plantas que sobrevivem em áreas encharcadas:

Nesse post nós iremos apresentar as principais espécies de plantas de sombras e também iremos informar sobre as maneiras mais ideais de se plantar e cultivar as plantas de sombra, que são tão importantes para a natureza quanto as plantas convencionais, além de poderem dar mais vida e se desenvolver em áreas que muitas pessoas creem ser infrutíferas.

Principais Plantas de Sombra Para Jardins e Ornamentação

  • Begônias: quem vê uma begônia não imagina que ela seja uma planta que gosta de sombra, já que são flores esplendidas com colorações variadas que encantam qualquer jardim com tamanha beleza. Além do mais, as begônias são plantas que preferem lugares úmidos, desabrochando de forma mais rápida.
Begônias
  • Hortênsias: um jardim que possui hortênsias é um jardim que pode ser considerado belo e viçoso, já que essas são flores de uma beleza única que enchem os olhos e causam inveja. Suas pétalas desabrocham formando um círculo colorido que parecem até mesmo serem artificiais.
Hortênsias
  • Azaleia: separe a área sombreada de seu jardim ou de seu terreno e dê exclusividade para plantar a azaleia, pois essa irá se desenvolver plenamente em tal área dentro de pouco tempo e irá conferir exclusividade e autenticidade para seu jardim.
Azaleia
  • Samambaias: as samambaias são tão aptas a viverem em locais com pouca água e pouca luz que podem facilmente crescer sem necessitar de cuidado algum, vivendo por conta própria, nascendo no chão, nas paredes, em árvores e em qualquer lugar que possa se enraizar.
Samambaias

Aprenda a Cuidar de Planta de Sombra da Forma Correta

Por incrível que pareça, as plantas de sombra são plantas mais aptas à sobrevivência, e isso quer dizer que elas são plantas que conseguem se desenvolver de forma mais independente, sem necessitar de grandes cuidados.

Porém, se a ideia é ter uma planta de sombra para ornamentação e que ela cresça de forma ordenada, com cores mais viçosas e que dure por mais tempo, alguns cuidados são importantes de se tomar.

  • Áreas alagadas: geralmente, a maioria das plantas de sombra também preferem mais água do que o normal, porém, solos alagados ou encharcados não são indicados, pois o rizoma ou semente podem ficar sem oxigênio ou, se ela estiver grande, pode apodrecer, portanto, o terreno precisa ser, no máximo, úmido.
  • Crescimento: plantas de sombra se desenvolvem facilmente, porém, para que flores como hortênsias e azaleias desabrochem com cores deslumbrantes, a realização da poda é muito importante. Deixar a planta sob constante supervisão, podando galhos secos, folhas murchas e flores com cores fracas será ideal para que ela continue sendo incentivada a crescer cada vez mais.
  • Iluminação: é de extrema importância que a diferença de planta de sombra para sombra total seja levada em consideração. Não é só porque a planta pode viver sob sombra que ela não precisa do calor, pois as regiões de sombra são regiões que recebem luz solar com menos incidência ou com mais filtragem. Plantar uma planta de sombra em um vaso e deixar em um quarto escuro não fará com que a mesma sobreviva.

Plantas de Sombra e Plantas de Meia-Sombra

Plantas de sombra não compõe o quadro geral de plantas que crescem e se desenvolvem em áreas com pouca luminosidade, pois ainda existem as plantas de meia-sombra.

Essa distinção ocorre pelo fato de que muitas plantas se desenvolvem em pouca luminosidade, enquanto outras crescem em condições mais intensas ainda, com quase nenhum luminosidade (mas a luz ainda é um fator importante).

Por exemplo, em muitos jardins com áreas sombreadas, plantas de sombra e plantas de meia-sombra irão se desenvolver facilmente, mas geralmente, para dentro de casa em locais com menos incidência de luz, o ideal são plantas de sombra, já que essas conseguirão resistir mais fielmente.

Conheça as principais plantas de meia-sombra acompanhando outros posts aqui em no site Mundo Ecologia:

Informações Adicionais Sobre as Plantas de Sombra

Sempre que se refere às plantas de sombra, muitas plantas que são adeptas da água também são citadas, já que solos sombreados geralmente são úmidos, porém, é possível que plantas de sombra também nasçam em solo seco, tais como epimedium, geranium, helleborus e astrantia.

Como foi visto mais acima, plantas de sombra são plantas que se desenvolvem sem a necessidade de estarem expostas à luz solar, porém, cada planta se adequa melhor a uma quantidade ideal de sombra, onde a mesma pode ser classificada como sombra leve, sombra média e sombra densa.

Uma planta ser forte e independente não significa que ela pode crescer em qualquer área e sob qualquer circunstância. Isso significa que o solo em que a planta de sombra for plantada, precisa ser rico em matéria orgânica e de preferência limpo.

É indicado que as plantas de sombra sejam plantadas longe de árvores com enraizamento grande, como sombreiros, goiabeiras e touças de bambu, pois tais raízes absorvem muitos nutrientes do solo, coisa que a planta de sombra, já que cresce sem tanta incidência de luz solar, precisa muito para se desenvolver plenamente.

Veja também

História da Flor Pentstemon, Significado, Origem da Planta e Fotos

As flores são muito usadas pelas pessoas, seja para o paisagismo, para o uso medicinal, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *