Home / Plantas / Plantas Meia Sombra Para Varanda

Plantas Meia Sombra Para Varanda

Nas casas ou edifícios, as varandas tem se tornado um importante espaço de aconchego e acolhimento, excelente para conversar descontraidamente com a família e amigos. Quando esse espaço é bem cuidado e possui alguma vegetação ou jardim, além de embelezar toda a residência, ele contribui para que uma melhor qualidade de vida dos moradores, além de valorizar o imóvel como um todo.

A presença de plantas também possui um incrível potencial terapêutico, visto que inúmeras pesquisas relatam que, além do potencial homeopático decorrente da ingestão de espécies específicas, a simples presença física das plantas contribui para a purificação do ar e para alterações positivas no comportamento humano, aliviando quadros de estresse e ansiedade.

Considerando que as condições das varandas envolvam principalmente cenários de sol constante e meia sombra, é importante conhecer quais espécies de plantas são mais apropriadas para manter neste espaço.

Neste artigo você conhecerá algumas das espécies de plantas ideais para manter na varanda em condições de meia sombra ou insolação indireta.

Então venha conosco, e boa leitura.

Considerações Gerais Sobre o Paisagismo em Varandas

Espécies vegetais podem ser plantadas em vasos, e no caso das já existentes, incrementadas com a construção de jardineiras e floreiras em alvenaria.

Para a escolha das espécies é fundamental observar as condições de insolação, ação dos ventos, visibilidade e facilidade na manutenção das condições adequadas de solo.

Em relação ao aspecto estético, vários materiais podem compor a decoração em conjunto com as plantas, a exemplo de pedras, bancos, cascas de árvores, troncos. Além de deixar o espaço bonito, se possível, e importante deixa-lo também funcional.

Uma recomendação importante para quem possui floreiras e jardineiras em alvenaria é realizar a impermeabilização, de modo que, ao longo do tempo, a água das chuvas não penetre na estrutura, e cause outros contratempos tais como manchas na parede, ou contínuas goteiras na varanda. Também é importante selecionar materiais que sejam adaptáveis às mudanças climáticas, podendo contrair e dilatar sem riscos de rachaduras. Assim como manter um sistema razoável de drenagem, o qual, no caso das floreiras, é mantido através do uso de membranas asfálticas; e nas jardineiras, através das mantas do tipo-raiz.

Plantas Meia Sombra Para Varanda: Espada-de-São-Jorge

A espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata) é uma planta herbácea de origem africana, que também pode receber a denominação de espada-de-Santa-Bárbara, língua-de-sogra e rabo-de-lagarto.

Detém um grande apelo místico, pois os mais antigos acreditam que esta planta é capaz de afugentar os maus espíritos e filtrar as cargas psíquicas de baixa densidade. Este ‘saber popular’ em parte já foi comprovado pela ciência, pois pesquisadores da NASA descobriram que esta planta é capaz de limpar o ar do ambiente de agentes contaminantes tais como o formaldeído, benzeno, xileno, tolueno e tricloroetileno.

Plantas Meia Sombra Para Varanda: Lírio-da-Paz

O lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) requer terra com umidade constante, além de pouca ação dos ventos e raios solares. Também é conhecido pelo nome de “bandeira branca”, e é natural da região equatorial da América do Sul.

O porte desta planta é pequeno, pois o comprimento máximo é de 50 centímetros. Possui floração abundante, a qual frequentemente ocorre durante as épocas mais quentes do ano. No entanto, a estrutura a qual muitos acreditam ser a flor, na verdade é uma bráctea que acompanha a verdadeira flor (alongada e em formato de espiga). Em relação às folhas, elas são verde-escuras e brilhosas.

As condições ideias são o calor e a umidade, no entanto a incidência direta do sol pode queimar as folhas e fragilizar a planta. É importante manter o solo relativamente úmido, através de regadas frequentes.

Plantas Meia Sombra Para Varanda: Bromélia-Guzmânia

A Bromélia-guzmânia (Guzmania ligulata) é um vegetal epífito, ou seja, que se desenvolve em uma relação comensal com outro vegetal no qual apoia-se sem retirar os nutrientes.

Esta planta possui de 20 a 30 centímetros de altura, e apresenta um florescimento altamente atrativo mais usual no verão. Há muitas variedades e híbridos da espécie, o que resulta em diferentes padrões de coloração e formatos.

As condições ideais de desenvolvimento são ambientes com altas temperaturas e alta umidade do ar (em valores acima de 65 %). A luminosidade necessária varia entre alta a média, no entanto, é importante que essa luminosidade seja indireta de modo que a coloração da floração seja mais evidente.

Os vasos para cultivo da guzmania devem estar preenchidos com um extrato que seja leve e de boa permeabilidade, com húmus e à base de fibra de xaxim.

Plantas Meia Sombra Para Varanda: Dracena Arbórea

É uma planta arbustiva, originária da África do Sul. Cultivada em vasos atinge o comprimento de 2 metros, porém quando o plantio é realizado diretamente no solo esse comprimento pode atingir 10 metros.

Possui folhas verde-claras, compridas e estreitas, nas quais é possível notar padrões de nervura bem definidas. As flores apresentam coloração branca.

É uma planta adepta dos climas tropicais e subtropicais e não tolera de modo algum geadas e frio intenso. Em relação ás condições de luminosidade, ela se adapta à meia-sombra em regiões mais quentes; no entanto, em áreas mais frias, pode preferir sol pleno.

Seu cultivo demanda solo fértil e com um bom aporte de matéria orgânica, além de drenável, pois solos encharcados implicam no apodrecimento da raiz.

Outros cuidados envolvem adubação 2 vezes ao ano, além de frequentes podas e remoção de folhas secas e doentes.

Plantas Meia Sombra Para Varanda: Filodendro Cascata

O filodendro cascata (Philodendrom hederaceum) é uma planta herbácea e de tonalidade viva adepta dos climas tropical, subtropical e equatorial. Dispensa a radiação solar direta e prefere condições de meia sombra ou luz difusa.

A altura média é de 1,8 metros. Possui folhas cordiformes (em formato de coração), acuminada (com ponta proeminente), coriácea (com textura semelhante ao couro, mas que, no entanto, se quebra com facilidade). Apesar da cor verde-escura, o centro das folhas assume tonalidade verde-limão.

Esta espécie vegetal pode ser cultivada em cestas, pendentes, vasos ou canteiros.

*

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as plantas que podem ser cultivadas na sua varanda, em condições de meia-sombra, continue conosco e navegue também por outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

BRANCO, A. Green Me. Espada de São Jorge. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/morar/faca-voce-mesmo/5595-espada-de-sao-jorge-protecao-casa>;

BRAGA, C. Flores e folhagens. Dracena arbórea- Dracaena arbórea. Disponível em: <https://www.floresefolhagens.com.br/dracena-arborea-dracaena-arborea/>;

Cultivando. Bromélia-guzmânia (Guzmania ligulata). Disponível em: <https://www.cultivando.com.br/bromelia-guzmania-guzmania-ligulata/>;

Cultura Mix. Filodendro Cascata. Disponível em: <https://flores.culturamix.com/informacoes/filodendro-cascata>;

KORDELOS, A. Tua casa. Lírio da paz: traga a natureza para dentro de seu lar. Disponível em: <https://www.tuacasa.com.br/lirio-da-paz/>;

PASTRO, R. Paisagismo em varandas e terraços. Disponível em : <https://www.jardineiro.net/paisagismo-em-varandas-e-terracos.html>;

PINHO, F. G. 15 plantas para varandas com pouco sol. Disponível em: <https://casa.abril.com.br/ambientes/15-plantas-para-varandas-com-pouco-sol/>.

Veja também

Cajueiro Anacardium: Características, Nome Científico e Fotos

O cajueiro (nome científico Anacardium occidentale) é um vegetal pertencente à família botânica Anacardiaceae e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *