Home / Plantas / Qual é a Diferença entre Chicória e Escarola?

Qual é a Diferença entre Chicória e Escarola?

Hoje vamos falar um pouco sobre verduras, sabemos como elas são importantes em nossa alimentação. As verduras mais populares são a rúcula, o alface, a escarola e a chicória. Elas são cheias de nutrientes que o nosso corpo precisa. 

Muita gente se confunde um pouco na hora das compras e acaba confundindo a chicória e a escarola, afinal ambas são verdes e muito parecidas. Mas hoje vamos aprender a diferenciá-las e também um pouco de informação sobre cada uma delas.

Qual é a Diferença entre Chicória e Escarola?

Sem enrolação vamos direto ao ponto, saiba primeiro que a escarola é uma espécie de chicória e por isso tão parecidas. A escarola tem folhas mais lisas e mais longas, enquanto isso a chicória tem folhas mais crespas.

Escarola e Chicória

Escarola
Escarola

Ambas hortaliças fazem parte da mesma família, e por esse motivo são tão semelhantes, ambas têm uma coloração verde bem intensa. Saiba que ambas são muito ricas em vitamina C, uma vitamina essencial para nossa saúde em geral. Além disso, elas também são excelentes fontes de vitamina A, que nos ajudam de uma forma muito incrível. Não para por aí, pois também nos fornecem importantes vitaminas do complexo B que atua no nosso organismo facilitando a absorção de gorduras, de proteínas e também de carboidratos, além disso ainda te deixam com a pele mais bonita. São importantes fontes de ferro, que auxiliam que o oxigênio seja transportado de forma eficiente pelas nossas células.

Mulheres gestantes podem se  beneficiar e muito dessas verduras, pois elas possuem uma grande concentração de ácido fólico que é super importante para o bebê ainda na barriga. Possui também um grande aporte de fibras, por isso ajudam muito no bom funcionamento do nosso intestino. Para quem está de dieta não precisa se preocupar, pois ambas são muito baixas em calorias, são apenas 20 calorias em 100g da hortaliça.

O sabor das duas é um pouco amargo, por isso acaba não agradando o paladar de algumas pessoas. Mas essa é uma questão contornável, já que você pode temperar e preparar de diversas maneiras, pode utilizar iogurte e mel para trazer um sabor mais doce, ou utilizar um bom azeite para trazer um gosto ainda mais especial. Na hora de comprar fique de olho nas folhas para não errar, embora ambas sejam incríveis.

Benefícios da Chicória

Conhecida cientificamente como Cichorium intybus a chicória tem muitos benefícios para a nossa saúde.

  • Controla os níveis de colesterol no sangue, possui previne problemas no coração. Alguns problemas que ela previne são infarto e AVC, pois também controla a pressão arterial.
  • Benefícios Para o Rins e para o Fígado – Ele ajuda o nosso corpo a se livrar de toxinas do fígado. Tem efeito diurético, por isso auxilia no funcionamento renal.
  • Calmante Natural – A chicória traz tranquilidade e calma, por isso ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade de forma poderosa.
  • Queimação nunca mais – Ela ajuda na digestão, pois auxilia a reduzir a acidez do nosso estômago. Pessoas com DRGE vão se beneficiar muito da chicória.
  • Intestino Funcionando Bem – Intestino preso nunca mais, pois a chicória é rica em fibras que vão fazer seu intestino funcionar muito bem.
  • Cabe na Dieta – Sim, por ser rica em fibras ela vai muito bem no seu cardápio de perda de peso. Graças às fibras você ficará saciado por mais tempo consumindo poucas calorias.
  • Menores Dores – Ela possui ação anti inflamatória, por isso ajuda a amenizar as dores de quem tem problemas nos ossos, por exemplo. Você pode consumir chá de chicória para ajudar no seu tratamento.
  • Sistema Imune Protegido – Ela tem ação antioxidante, além de vitamina C. Por isso favorece a melhora da nossa imunidade. Fique longe de infecções e outras doenças.
  • Você mais bonita (o) – Cheia de vitaminas e minerais que fazem bem para a pele, cabelo e unhas.
  • Mais músculos – isso mesmo, se você é praticante de musculação deve incluir essa hortaliça no seu dia a dia. Ela protege sua massa muscular além das suas articulações.

Benefícios da Escarola

  • Pressão arterial controlada – Ela ajuda a eliminar o excesso de sal do seu corpo. Além disso, é cheia de compostos que  protegem as suas artérias e melhoram a sua circulação sanguínea.
  • Adeus mau humor – Graças a alguns compostos, seu corpo vai produzir muito mais o hormônio da felicidade, isso vai te deixar mais bem humorado, além de te ajudar a dormir melhor.
  • Previne diabetes – Por ser cheia de fibras, o seu corpo vai receber açúcar de forma mais usada evitando picos.
  • Pele mais jovem – Cheia de compostos antioxidantes que vão contra aos radicais livres que aceleram o envelhecimento do corpo. Assim sua pele ficará muito mais firme. Cheia de vitamina C também ajuda a formar mais colágeno.
  • Ossos mais resistentes – Você sabia que a vitamina K é super importante para que o cálcio consumido seja fixado nos ossos?  Pois é, por isso a escarola pode ajudar na prevenção da osteoporose. Com os ossos mais fortes acidentes que levam a quebra serão prevenidos.
  • Peso Ideal – Riquíssima em fibras, você não terá necessidade de comer em excesso. Ela ajuda a controlar o apetite, com menos compulsão você emagrece consequentemente. Ela não estimula a sua insulina, por isso é indicada também para pacientes diabéticos.
  • Imunidade Fortalecida – Resfriados e gripes bem longe. Pois ela possui ativos de ação anti inflamatória e antioxidante, por isso seu sistema imune ficará mais forte.
  • Colesterol ruim longe – Cheia de fibras, quando você comer escarola está diminuindo a absorção de gordura da comida, por isso o seu colesterol ruim vai diminuir, assim como o seu triglicerídeos.
  • Intestino funcionando bem – Com fibras importantes, o seu intestino será beneficiado com bactérias boas, sua flora estará equilibradas. Dessa forma seu intestino ficará muito mais saudável.

Veja também

Batata Doce

Como Cuidar de um Pé de Batata Doce?

Hoje vamos falar sobre a batata doce, se você é fã de plantas e também …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.