Home / Plantas / Bambu Taquara: Como Cultivar, Características e Fotos

Bambu Taquara: Como Cultivar, Características e Fotos

Cada vez mais descobrimos espécies vegetais dos mais diversos tipos em nosso país, principalmente porque elas são as responsáveis por purificar o ar e ao mesmo tempo por aumentar a biodiversidade do Brasil, mesmo que muitas pessoas não percebam isso.

Porém, mesmo com toda essa importância, a grande verdade é que muitas pessoas não sabem nem mesmo nomes de plantas nativas do nosso país, por exemplo; isso porque é cada vez menos comum estudarmos mais sobre as espécies vegetais, já que para algumas pessoas esse tipo de estudo parece inútil.

Mas a grande verdade é que devemos estudar cada vez mais as plantas presentes em nosso planeta justamente para conseguirmos entender como a flora funciona como um todo e em todos os lugares do mundo, aumentando ainda mais o nosso conhecimento.

O bambu é uma planta muito famosa admirada por muitas pessoas por conta do seu tamanho e de sua imponência, mas a grande verdade é que ninguém sabe exatamente quais são as características dessa planta além do fato de que ela é consumida pelo panda.

Portanto, neste artigo vamos falar de maneira mais detalhada sobre o bambu taquara. Assim, continue lendo o texto até o final para entender mais sobre as como cultivar essa planta, quais suas características e ainda ver diversas fotos!

Características Do Bambu Taquara

Entender mais as características dos seres que estamos estudando é uma excelente maneira de aprofundar nossos estudos e ainda sermos capazes de reconhecer aquele ser em meio a natureza, já que nem sempre essa é uma tarefa realmente fácil.

Dessa forma, vamos listar algumas características dessa espécie que você provavelmente ainda não sabe, mas gostaria de saber.

Em primeiro lugar, podemos falar que essa é uma espécie de bambu que não tem origem especificamente asiática, e por isso temos aqui em nosso país florestas bem densas e cheias da bambus taquara, o que mostra que essa espécie realmente é diferente de muitas outras que conhecemos.

Em segundo lugar, algo muito interessante e bonito sobre esse bambu é que ele não é nem completamente amarelo e nem completamente verde, mas sim mesclado entre as duas cores, o que o torna ainda mais brasileiro e mostra exatamente como ele pode servir para ornamentações.

Por fim, podemos dizer que assim como as outras espécies de bambu esse é um exemplar que cresce muitos metros do chão, e por isso deve ser plantado em matas distantes das cidades de maneira que ele possa crescer cada vez mais rápido e isso evite acidentes.

Como Cultivar O Bambu Taquara

Entender as características de uma planta não é o suficiente se você não souber como fazer exatamente para cultivá-la da maneira correta, já que o cultivo é uma parte essencial de qualquer plantação e ele deve ser feito da maneira correta.

No caso do bambu taquara, podemos dar algumas dicas de como cultivar a espécie da melhor maneira possível, então continue lendo para entender bem.

  • Poda: a grande maioria de espécies de bambus são bem resistentes quando o assunto é a poda, e com o bambu taquara isso não seria diferente. Assim, é bom que você pode quando sentir que precisa, mas sempre respeitando o formato da planta e utilizando a tesoura correta;
  • Rega: a rega é uma das partes principais de qualquer cultivo, já que a planta precisa justamente da água para conseguir crescer e se tornar algo que sempre quisemos;
  • Substrato: por fim, o substrato também é muito importante justamente porque é ele que vai fazer com que a planta não fique encharcada e ao mesmo tempo vai dar nutrientes para o bambu como um todo.

Portanto, agora você já sabe exatamente como fazer para manter seu cultivo sempre em equilíbrio e sempre bem falado.

Cultivar O Bambu Taquara
Cultivar O Bambu Taquara

Nome Científico

Nós entendemos que realmente estudar por meio de nomes científicos pode ser algo muito chato para algumas pessoas, mas a verdade é que o nome científico é uma parte muito importante de qualquer estudo mais aprofundado, já que por meio dele podemos obter diversas informações muito importantes.

Isso porque o nome científico serviu para universalizar a linguagem da ciência e, consequentemente, fazer com que os cientistas pudessem entrar em acordo de maneira mais rápida e simples, já que todos os animais possuíam apenas um nome, assim como a planta.

Com relação ao bambu taquara podemos dizer que essa espécie recebe o nome científico de Guadua angustifolia, e isso significa literalmente que o nome do seu gênero é Guadua e o nome da sua espécie é angustifolia, já que a ordem do nome científica é sempre o gênero primeiro e depois a espécie.

Muda de Bambu Taquara
Muda de Bambu Taquara

Dessa forma, esses dois termos atuam de maneira conjunta e formam o nome científico que serve para identificar essa espécie ao redor de todo o mundo e em todos os idiomas que temos conhecimento, e é exatamente por isso que o nome científico é tão útil.

Nomes Populares

Já dissemos como o nome científico pode ser extremamente útil para explicar o gênero e a espécie e de cada ser vivo de maneira única, mas a verdade é que também existem os nomes populares que mostram como a cultura de um povo funciona e como eles se comunicam com relação aos animais e as plantas.

Dessa maneira, podemos dizer que Bambu Taquara não é o único nome popular que essa espécie e possui, já que ela possui também outros dois nomes principais que podem ser usados ao longo de todo o país e até mesmo em outros países em que se usa língua portuguesa.

Essa planta também pode ser conhecida de maneira popular como taquaruçu ou apenas taquara, e a maneira como ela é chamada vai depender diretamente do local em que ela está sendo levada em consideração, dos idiomas, dos costumes e muito mais.

Logo, agora você já saberá reconhecer exatamente os dois nomes populares dessa planta da melhor maneira possível.

Quer aprender mais informações como essa por meio dos nossos artigos? Então confira agora mesmo: Qual o Tipo de Rocha é o Quartzo? De Onde Ele Vem?

Veja também

Pé de Limão no Vaso

Pode Plantar Limão em Vaso?

Se você gosta muito de limão e adoraria poder colher limões frescos diretamente do seu …

Um comentário

  1. preciso uma orientação. Quero forrar minha casa, que ´estilo antiga(casa de fazenda), com forro de taquara . E esta sendo encontrado a taquara poca. Posso forrar com esta taquara? quais cuidados tenho que ter?? Esta taquara é indicada para este fim??/ vou fazer uma boa opção? o moço que estou contratatado é profissional, porem me deixou duvidas com relçao qualidade e resistencia deste tipo taquara(povca). Para continuar o serviço preciso de uma orientação segura. Agradeço e aguardo. Atenciosamente, Renilva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.