Home / Plantas / Espada Anã: Características, Como Cuidar, Como Plantar e Fotos

Espada Anã: Características, Como Cuidar, Como Plantar e Fotos

Sansevieria variegata, vulgarmente conhecida como espada anã de Sao Jorge, é uma planta muito tolerante e difícil de matar. Ele pode sobreviver a baixos níveis de luz, seca e geralmente ser ignorado. Eles até recompensarão sua negligência ajudando a limpar o ar em sua casa.

Existem cerca de 70 espécies diferentes de plantas da família Sansevieria, nativas da África, Madagascar e sul da Ásia. Foram originalmente apreciadas por suas fibras, usadas para fazer cordas e cestos.

Mitos e Lendas Sobre a Espada de São Jorge

As espadas de São Jorge são nativas da África Ocidental tropical e são uma parte importante da cultura africana. Os nigerianos acreditam que a planta fornece proteção espiritual. Eles o usam em um ritual para remover o mau-olhado, um olhar malévolo que lança uma maldição sobre suas vítimas. Esta suculenta também está associada a vários deuses africanos, incluindo o deus da guerra.

Os chineses também pensam que esta planta traz boa sorte como a planta de jade. Eles acreditam que os deuses concederão as oito virtudes, que incluem vida longa e prosperidade, a seus cuidadores. Mesmo que essa suculenta não nos desse boa sorte, ainda a manteríamos por perto, porque é tão bonita!

Historicamente, os sansevierias são apreciados nas culturas chinesa, africana, japonesa e brasileira. Na China, eles eram mantidos perto de entradas dentro de casa, porque acreditava-se que as oito virtudes pudessem passar. Na África, a planta era usada para fabricar fibras, valorizada por suas qualidades medicinais, e usada como um encanto protetor contra a magia.

O gênero foi nomeado para Raimondo di Sangro, príncipe de Sansevero, um fiel patrono da horticultura na Itália do século XVIII. Seu nome comum é derivado do padrão de listras onduladas em suas folhas. A espada de São Jorge não só tem raízes na história, mas também é um elemento de decoração popular para uma infinidade de espaços.

Como Cuidar das Espadas de São Jorge

As suculentas são conhecidas por serem resistentes, e as espadas de São Jorge não são exceção. Eles são um dos tipos mais fáceis de suculentas para cuidar.  Mesmo que você se esqueça de regar sua espada de São Jorge por um mês, provavelmente não a matará; portanto, não deixe que sua falta de habilidades de jardinagem o impeça de possuir esta planta maravilhosa!

Embora não pareça muito com a gordinha Echeveria ou cactos a que a maioria está acostumada, a espada-anã é de fato uma suculenta – o que significa que é ridiculamente fácil de cuidar . Como outras suculentas, Sansevieria cresce melhor em solo de cacto, pode tolerar um pouco de negligência e gosta que seu solo seque completamente entre as regas. Apenas certifique-se de que há bastante sol para imitar seu ambiente brilhante e quente da África tropical.

Características da Espada de São Jorge

Como você pode imaginar, a aparência longa e pontiaguda das folhas da maioria das espécies, se presta bem a uma comparação com a língua, e seremos os primeiros a dizer que podemos ver o corpo comprido e a cabeça triangular de uma cobra se apertarmos os olhos. De qualquer maneira, essa gama de nomes coloridos, pela qual é conhecida,  sugere uma riqueza de simbolismo relacionada a tudo, desde proteção e prosperidade a algo um pouco mais sinistro.

Muitas suculentas são curtas e agachadas porque se adaptaram para crescer em climas áridos, mas não a espada de São Jorge! É uma planta tropical conhecida por suas belas folhas altas e variações de cores. Algumas variedades têm folhas com bordas amarelas grossas e amanteigadas, enquanto outras têm listras verdes escuras marcantes. Os designers de interiores adoram esta planta, e nós também – ela complementa praticamente qualquer estilo de decoração e fica ótima em arranjos!

Sansevieria Variegata Características

Embora haja algumas dúvidas sobre a capacidade da planta de purificar o ar fora de um laboratório – algumas fontes sugerem que você precisará de seis a oito plantas por pessoa para otimizar seus efeitos desintoxicantes e produtores de oxigênio – a reputação de limpeza do ar dessa suculenta se tornou uma dos fatos mais citados sobre espada-anã.

Os vários nomes dessa suculenta surgem de várias associações culturais – principalmente positivas – da sorte e prosperidade à proteção. Por esses motivos, a planta é frequentemente chamada pelos especialistas em feng shui como uma planta de sorte para colocar em sua casa. Contanto que você o mantenha saudável e feliz, fornecendo muita luz e observando as folhas caídas, esta planta enviará boas vibrações pelo caminho que você desejar.  Mas cuidado: ingerir a planta pode ser uma chatice médica, causando náusea e vômito,  não deixe de mantê-la longe de cães e gatos .

Micro Espada de Aquário

O termo espada anã, também refere-se as  Micro Sword Plant – é uma planta de aquário de água doce encontrada frequentemente em lojas de animais atualmente. Frequentemente vendida como uma micro espada, também pode ser chamada de grama micro, espada brasileira, copragrass, grama de tapete ou  Lilaeopsis brasiliensis . Uma planta Micro Sword é uma planta em primeiro plano.

Ao comprar uma Micro Sword Plant, é bom procurar plantas que tenham folhas verdes vibrantes e saudáveis. As folhas devem ter cerca de duas polegadas de comprimento. Evite plantas com folhas amarelas, rachadas, rasgadas, com muitas pontas mortas ou danificadas. Tente também evitar plantas que tenham quantidades visíveis de algas.

Micro Sword Plan

Uma planta Micro Sword é frequentemente vendida como planta em vaso, por isso é difícil observar as raízes da planta na loja. Mas geralmente, se as folhas parecem saudáveis ​​no vaso, é uma aposta bastante segura que as raízes também estejam em boa forma. Uma Planta de Micro Espada também pode estar disponível como uma esteira, como uma amostra de pano cortada de uma peça maior. Nesse caso, é mais fácil dar uma olhada nas raízes.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *