Home / Plantas / Cuidados com o Pessegueiro no Inverno e Outras Estações

Cuidados com o Pessegueiro no Inverno e Outras Estações

Os antioxidantes naturais das frutas e legumes ajudam a manter o corpo funcionando da melhor maneira possível, portanto, consumir uma dieta que atenda à quantidade diária recomendada de frutas e legumes é uma das melhores maneiras de dar ao corpo uma forte defesa contra doenças.

Frutas e vegetais protegem a saúde, pois ajudam a reduzir o risco de doença cardíaca coronária, derrame e alguns tipos de câncer.

Eles também têm poucas calorias, o que ajuda a prevenir a obesidade. Um fator de risco significativo para diabetes tipo 2, câncer e doenças cardiovasculares.

Pessegueiro Colorido

Os pêssegos são baixos em calorias (100 g fornecem apenas 39 calorias) e não contêm gorduras saturadas. No entanto, eles são embalados com vários compostos que promovem a saúde, minerais e vitaminas.

Os pêssegos frescos são uma fonte moderada de antioxidantes e vitamina C, necessária para a construção do tecido conjuntivo no interior do corpo humano. O consumo de alimentos ricos em vitamina C ajuda a pessoa a desenvolver resistência contra infecções e a eliminar os radicais livres nocivos que causam certos tipos de câncer.

Os pessegueiros são perfeitos para iniciantes e especialistas, principalmente porque são fáceis de plantar e manter. Como cultivamos seus pessegueiros (e os nutrimos bem), muito antes de chegarem à sua porta, você terá frutas frescas e saudáveis ​​mais rapidamente.

Qual o Melhor Período para Cuidar do Pessegueiro?

A primavera é a melhor época para plantar seu pessegueiro. Onde? Escolha um local com sol pleno e solo bem drenado, em um buraco grande o suficiente para acomodar toda a raiz do seu pessegueiro (normalmente duas vezes mais larga que a raiz e tão profunda).

Coloque o seu pessegueiro em um buraco grande o suficiente para acomodar todo o sistema radicular, embale o solo com firmeza e água. É simples assim.

Cuidados com o Pessegueiro no Inverno e Outras Estações

Como enxertamos sua árvore a partir de uma variedade “mãe” específica, você pode esperar consistência e facilidade durante a vida do seu pessegueiro. Você terá a mesma fruta deliciosa, estação após estação.

Como podar pessegueiros?

É simples, para começar, sempre tenha em mente essas palavras: plantio, poda, polinização e colheita.

Plantio

Escolha uma área ensolarada para plantar (geralmente o lado mais ensolarado da sua casa ou prédio). Depois de escolher o local, coloque sua árvore em um buraco grande o suficiente para acomodar todo o sistema radicular, embale com firmeza o solo e a água.

Poda

Pode sua árvore durante o inverno ou o início da primavera para manter seu centro aberto e incentivar a produção. Remova todos os galhos mortos ou quebrados e, para obter a forma de centro aberto, corte-a para que a seção central tenha apenas dois ou três galhos principais.

Polinização

Os pessegueiros são auto férteis, mas, se você tiver pelo menos dois — um ao lado do outro — sua colheita será maior, mais abundante e terá mais variedades da fruta.

Colheita

Os pêssegos no topo e fora da sua árvore provavelmente estarão prontos para colher primeiro. Os pêssegos estão completamente maduros quando não há mais verde na pele e saem com um leve toque.

Para cultivar pêssegos, o truque é escolher um tipo que caiba no seu clima. Você precisa saber a média do ambiente para tudo! Se você mora em uma zona fria — como no sul do Brasil — pode se concentrar na escolha de uma variedade com base em seu sabor e época de colheita. Existem algumas variedades mais tolerantes ao frio que você deve escolher.

Quando Plantar Pessegueiros?

Os pessegueiros devem ser plantados enquanto estão inativos — normalmente no final do inverno ou no início da primavera (dependendo do clima).

Nas regiões onde o solo congela durante o inverno, adie o plantio até que o solo derreta e não fique mais encharcado pelas geadas do inverno ou pelas fortes chuvas da primavera.

É melhor plantar as árvores no mesmo dia em que você as obtém (se possível) para reduzir o estresse. As árvores em vasos podem tolerar não serem plantadas por um tempo, mas as árvores de raiz nua devem ser plantadas o mais rápido possível.

Selecione uma árvore com cerca de 1 ano de idade e um sistema radicular saudável. Árvores mais velhas tendem a não ser tão produtivas ou vigorosas em geral.

Escolha e preparação de um local para o plantio: Para uma melhor produção de frutas, a árvore deve ser plantada em uma área que receba sol o dia inteiro. O sol da manhã é especialmente crucial porque ajuda a secar o orvalho da manhã das frutas.

Escolha um local com solo bem drenado e moderadamente fértil. Os pessegueiros não se dão bem em áreas onde o solo é compactado ou permanece constantemente úmido.

O pH do solo deve estar no lado levemente ácido, entre 6 e 6,5.

Evite plantar em áreas baixas, pois o ar frio e a geada podem se instalar mais facilmente e afetar a qualidade de seus pêssegos.

Como Plantar Árvores de Pêssego

Cavar um buraco que são alguns centímetros mais profundos e mais largo do que a propagação das raízes. Coloque a árvore em cima de um pequeno monte de terra no meio do buraco. Certifique-se de afastar as raízes do tronco sem dobrá-las excessivamente.

Para árvores cultivadas em contêiner, remova a planta da panela e remova as raízes circundantes colocando a bola de lado e usando tesouras limpas para cortar as raízes ofensivas. (Mantenha a poda de raiz no mínimo!).

Para árvores enxertadas, posicione o interior da curva da união do enxerto longe do sol ao plantar.

Dica: Especialmente para árvores enxertadas anãs ou semi-anãs, a união do enxerto deve estar de 5 a 10 centímetros acima da superfície do solo. Se for mais baixa, a árvore enxertada pode começar a criar suas próprias raízes e se transformar em uma árvore de tamanho padrão.

Não fertilize no momento do plantio. Se você estiver plantando árvores de tamanho padrão, afaste-as com 45 a 60 centímetros de distância. Árvores anãs espaciais com 3 metros de distância.

A maioria dos tipos de pessegueiros é auto-fértil; portanto, plantar uma árvore é tudo o que é necessário para a produção de frutas.

Referências

Como plantar pêssego, do Montar um Negócio;

Como plantar pêssegos, da Revista Globo Rural;

Plantando Pêssegos, do Almanac.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *