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Quais São Os Benefícios E Malefícios Da Nectarina?

Para muitos, ela é apenas e tão somente um tipo de pêssego, e mais nada. Para outros, ela uma verdadeira delícia. Mas existem também aqueles que só enxergam na nectarina os seus magníficos benefícios (e até alguns malefícios), como as suas altas doses de vitamina A, B3 C, potássio, magnésio, fibras, água, entre outras incontáveis substâncias.

Cientificamente, ela é a Prunus persica var. nucipercia, um dos membros dessa saborosa família Rosaceae, que pode ser caracterizada como uma variedade de pêssego, só que sem aquelas penugens características na casca, além de outras particularidades que foram obtidas por meio de um curioso trabalho de engenharia genética.

Há que seja capaz de jurar que, na verdade, esse trabalho de engenharia genética pelo qual passou a nectarina teria sido realizado de forma natural no meio ambiente.

E que foi justamente essa engenharia a responsável pela mutação genética da qual resultou esse outro tipo de pêssego, com características, peculiaridades, benefícios e alguns malefícios que veremos logo abaixo.

Benefícios

1.Uma Fonte De Antioxidantes

A nectarina é uma exuberância em oxidantes. Os seus compostos fenólicos são reconhecidos cientificamente pela capacidade de proteger as células do corpo contra alterações genéticas, degradação, má formação, entre outros danos muitas vezes responsáveis pelo desenvolvimento de tumores malignos.

Aliás, sobre essa capacidade da nectarina (consumida desde a mais tenra idade de um indivíduo) de proteger as células do corpo, sabe-se que a sua interferência vai até ao nível do DNA do corpo humano. Ela ajuda a diminuir os riscos de formação de exemplares defeituosos e outras alterações que podem comprometer todo o funcionamento do organismo.

Benefícios da Nectarina

2.Regula O Intestino

Talvez a abundância de antioxidantes da nectarina só perca mesmo para a sua abundância em água e fibras. E estas características fazem dela um verdadeiro laxante natural, além de garantir a regularidade nas idas ao banheiro e o combate à tão temida prisão de ventre.

Na verdade as fibras são as grandes parceiras de um intestino saudável, já que elas aumentam e facilitam a passagem do bolo fecal, garantem um intestino sempre hidratado, ajudam a eliminar toxinas juntamente com as fezes, entre outros inúmeros benefícios.

3.Protege a Visão

Outro benefício da ingestão diária da nectarina (à parte alguns dos seus principais malefícios) é a sua capacidade de proteger os órgãos da visão.

A degeneração macular é uma dessas anomalias que podem ser evitadas com a ingestão frequente de antioxidantes como o lipocromo, que pode ser encontrado em abundância na fruta.

Mas ele também pode preservar os cristalino da opacidade mórbida (a catarata), que configura-se como a principal causa de cegueira no país.

4.É Um Aliado Do Coração

Os altos níveis de antioxidantes e vitamina B presentes na nectarina contribuem para torná-la um verdadeiro promotor da saúde do sistema cardiovascular de um indivíduo.

Essas substâncias promovem um importante relaxamento das paredes das artérias e vasos, ajudam a eliminar toxinas, realizam uma formidável quebra de moléculas de gorduras, entre outras ações que ajudam a regularizar o fluxo sanguíneo e, com isso, diminuir as chances de infarto e outros transtornos desse sistema.

5.Previne Hipertensão E Combate O Excesso De Colesterol

Hipertensão
Hipertensão

Pelos mesmos motivos citados acima, um dos benefícios da ingestão diária de frutas como a nectarina (tendo o cuidado de evitar os malefícios do seu consumo excessivo) é preservar um indivíduo do desenvolvimento de transtornos como a hipertensão. Isso porque vegetais como esses garantem a saúde das paredes das artérias e ajudam a regulariza o fluxo sanguíneo.

Mas a coisa não fica só nisso. As antocianinas, o ácido clorogênico, as fibras, entre outras substâncias, dificultam a absorção do colesterol ruim (o LDL), além de deixar o organismo em condições de absorver o colesterol bom (o HDL).

E aqui, mais uma vez, o sistema cardiovascular agradece a importante contribuição do consumo de frutas como a nectarina de forma periódica.

6.Faz Bem Durante a Gravidez

Muitos não sabem, mas o consumo da nectarina durante o período de gravidez pode contribuir para que as mães atravessem melhor essa fase – e ainda possam ter um parto saudável com o desenvolvimento normal do feto.

Isso porque vegetais como esse são ricos em folato, uma substância encontrada em abundância na nectarina, e que contribui para o desenvolvimento normal da parte neuronal dos fetos.

Alguns Dos Principais Malefícios Do Consumo Da Nectarina

Chá de Nectarina
Chá de Nectarina

Como todo vegetal, os possíveis malefícios da nectarina geralmente estão relacionados com o seu consumo em excesso. São cerca de 45 calorias por 100 gramas; quase nada; mas que, acumuladas durante 1 semana ou 1 mês inteiro, podem fazer toda a diferença na hora de acertar as contas com a balança.

Outra coisa importante a saber sobre esse consumo em excesso da nectarina diz respeito às suas altas taxas de fibras. São cerca de 1,7 gramas por 100 gramas da fruta; uma verdadeira exorbitância; e que, em excesso, pode levar a um quadro grave de diarreia.

Gastrites, empachamento, azia, má digestão, entre outras complicações do trato gastrointestinal, também podem ocorrer, muito em função do consumo excessivo da fruta, reconhecidamente uma das mais exuberantes em ácido ascórbico na natureza.

Gastrites
Gastrites

Diabéticos também devem tomar cuidado com o consumo excessivo da nectarina. Isso porque ela é uma exuberância em frutose (o açúcar das frutas) e em carboidratos (que podem ser convertidos em glicose no sangue).

Logo, o consumo excessivo de vegetais como a nectarina pode produzir um efeito dramático em indivíduos portadores de diabetes (e até mesmo para os que não são), já que o pâncreas deverá trabalhar dobrado (diariamente) para fazer a “limpeza” de toda essa glicose no sangue.

Isso sem contar o fato de que essa sobrecarga de frutose também acaba sendo convertida em gordura no fígado, desbalanceia a quantidade de eletrólitos no sangue (o que compromete o trabalho dos rins), entre outras consequências da ação dessa substância no sangue.

Por isso, a dica aqui é não exagerar! Uma porção de 100 gramas de nectarina por dia (em associação com outras frutas) é suficiente para que você aproveite todos os seus benefícios.

Dessa forma, você irá manter bem distante os malefícios do seu consumo excessivo, que são o resultado de um flagrante desequilíbrio na alimentação diária.

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