Home / Plantas / O Que é Pluma de Algodão? Para Que Serve?

O Que é Pluma de Algodão? Para Que Serve?

O algodão, desde o cultivo, passa por extensos processos de purificação dentro das indústrias de beneficiamento, antes que eles acabem nas mãos dos consumidores.

Pluma de algodão é um pacote de fiapos de algodão comprimido após o descaroçamento, amarrado com arame ou faixas de metal e envolto em algodão, juta ou polipropileno. Os fardos variam em peso em diferentes países, mas o fardo de densidade universal pesa de 218 a 225 kg. Um ‘fardo’ de plumas de algodão é uma unidade comercializável básica de fiapos (algodão descaroçado).

A fibra de algodão é classificada de quatro maneiras: por seu comprimento, índice micronaire, resistência e uniformidade.  As fibras de algodão podem ser classificadas aproximadamente em três grandes grupos, com base no comprimento de fibra (comprimento médio das fibras que compõem uma amostra ou fardo de algodão) e aparência:

Grampo curto  – inclui algodão mais grosso, com comprimento entre 10 e 25 mm., usado para fazer tapetes e cobertores, tecidos grosseiros e baratos, e combina com outras fibras;

Grampo médio  – contém o algodão de grampo médio padrão, como o planalto americano, com comprimento de grampo de 25 a 30 mm;

Grampo longo e extra longo  – inclui fibras finas e lustrosas com comprimento de grampo variando de 30 a 65 mm. e inclui tipos da mais alta qualidade – como algodão de Sea Island, egípcio e pima. Menos abundantes e mais difíceis de cultivar, os algodões de grampos longos são usados ​​principalmente para tecidos finos, fios e meias.

Qualidade da Pluma de Algodão

Na maioria dos países onde o algodão é produzido, a produção ou o rendimento são medidos em termos de peso do algodão de semente ou de algodão cru e incluem o peso do fiapo ou fibra e o da semente, a menos que mencionado de outra forma como fiapo nos países onde o descaroçamento na fazenda é feito.

A estimativa de rendimento é alcançada por muitos métodos, como por meio de modelos de simulação dinâmica.  Em condições ideais, os criadores podem simular rendimentos ideais que podem ser reduzidos nas condições da fazenda. Um método popular ainda amplamente adotado é chegar a um produto de três fatores, como plantas por hectare, número de cápsulas por planta e o peso das cápsulas.

Pluma de Algodão

Uma diferença de rendimento é a diferença entre um rendimento esperado e o real devido a vários motivos, como manejo do solo, condições climáticas ou pragas e doenças. O relatório final do rendimento é feito em toneladas métricas de fiapo por hectare, em confirmação com os padrões internacionais de relatório.

Beneficiamento do Algodão

O algodão cru chega inicialmente em fardos densamente compactados e esses fardos são submetidos a uma série de etapas ao longo do tempo, passando por uma mudança dramática. Embora o algodão cru contenha fibra, devido à maneira como o algodão é colhido, ele também carrega pequenas partes da planta e lixo de campo (material não-fiapos ou matérias estranhas) que devem ser removidos completamente.

Muitas pessoas também não sabem que a fibra de algodão tem um revestimento de ceras naturais que a protegem da chuva, o que a torna hidrofóbica (repele a água). Isso significa que o algodão cru não é adequado para uso em muitos produtos de consumo que requerem absorção, uma característica crítica em muitas aplicações de algodão.

Resolver a questão da repelência à água versus absorção de água é apenas uma das razões pelas quais o algodão passa pelo processamento e, pelo acabamento, para que ele possa se transformar para atender às expectativas do cliente final em relação ao desempenho do produto sem perder sua bondade natural.

O primeiro passo do processo é executado através de uma máquina de processamento que abre os densos tufos de fibra dos fardos de algodão descaroçado. A fibra é alimentada em uma tremonha que separa mecanicamente os tufos de fibras e, em seguida, a fibra aberta é alimentada por uma série de tecnologias de limpeza altamente avançadas, que remove grande parte da matéria vegetal, como caule e folhas, além de matéria estranho e lixo.

Embora o objetivo seja remover todo o material sem fiapos, na realidade, ele nunca é 100 % removido usando apenas um método de limpeza mecânica. O restante do processo é realizado em grandes embarcações chamadas kiers (caldeiras). Essas caldeiras podem ser aquecidas e pressurizadas para acelerar o processo de purificação por via úmida.

O algodão é umedecido e embalado em bolos grandes com um buraco no meio.  Os bolos de algodão são então baixados para dentro da caldeira e são fechados.

Vascularização do Algodão

Em seguida, durante o processamento do algodão, uma solução contendo hidróxido de sódio é bombeada para dentro da caldeira para limpar o algodão. À medida que a caldeira é aquecida e pressurizada, a solução alcalina é bombeada continuamente pelos bolos. Durante esse período, as ceras da fibra são saponificadas (convertidas em sabões solúveis em água), a matéria vegetal restante é amolecida e as pectinas e outros materiais não celulósicos são suspensos para que possam ser lavados.

Após um período de tempo predeterminado, à temperatura e pressão elevadas, para permitir uma limpeza completa, as ceras saponificadas e os materiais em suspensão são lavados com água fresca. Após a limpeza, a fibra de algodão é absorvente e as pequenas quantidades de matéria vegetal que permanecem são amolecidas.

Purificação do Algodão

Uma vez que o enxague é drenado, uma solução purificadora é bombeada para dentro da caldeira. O peróxido de hidrogênio embranquece as fibras oxidando a matéria corante. Como o processo de limpeza suavizou a matéria vegetal remanescente, o agente purificador pode penetrar na matéria vegetal com mais eficácia e torná-la branca também.

Algodão

A solução purificadora é bombeada através dos bolos por um tempo predeterminado, à uma temperatura elevada, para permitir a eliminação de todos os corpos coloridos. Em seguida, a solução purificadora é lavada com água doce e o tanque é drenado.  Nesse ponto do processamento do algodão, todas as impurezas e corpos corantes da fibra foram removidos e as fibras de algodão são celulose pura.

Acabamento de Fibra

Embora o acabamento da fibra natural (cera) tenha sido removido, a fibra pode ser difícil de processar devido a um alto nível de atrito fibra a fibra. Portanto, para permitir um processamento eficiente em equipamentos de formação de banda de alta produção, um acabamento de fibra (lubrificante) deve ser adicionado.  Muitos tipos de acabamentos de fibra podem ser aplicados, dependendo da necessidade da aplicação. Essas soluções de acabamento são bombeadas através dos bolos, o que permite que o nível de acabamento desejado seja aplicado às fibras de algodão. Uma vez atingido o nível desejado, a solução final é drenada.

Nesta última etapa, os bolos úmidos são reabertos em tufos de fibra e a fibra é seca para níveis de umidade específicos que foram predeterminados pelas especificações do cliente.  Depois de embalado, o teor de umidade é medido e impresso nas etiquetas anexadas a cada fardo.

Veja também

Frutas que Começam Com a Letra o: Nomes e Características

Essa lista com algumas das espécies frutíferas que começam com a letra O revela-nos algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *