Home / Plantas / Benefícios da Soja Para a Pele: Quais São?

Benefícios da Soja Para a Pele: Quais São?

A soja é um grão que traz diversos benefícios para a saúde, pois é rico em proteínas, isoflavona e fibras que ajudam a prevenir doenças e outros problemas. Além disso, vem sendo muito utilizada para substituir diversos alimentos, como leite e farinha. Porém, o que muitos não sabem é que a soja é muito boa para a pele, sendo muito eficiente para diversas coisas.

Encontrado facilmente nos supermercados, a soja vem conquistando um lugar especial na vida das pessoas, por isso, a seguir, confira um pouco mais sobre o grão e seus benefícios para a pele.

Origem da Soja

Originaria da China, há mais de cinco mil anos atrás, a soja pertence à mesma família do feijão, das ervilhas e lentilhas. É um grão que possui muitas vitaminas, proteínas e sais minerais, sendo um ótimo alimento. Por muito tempo sua produção ficou restrita a China e, somente no século XVII o grão foi levado para a Europa, sendo cultivado nos jardins botânicos e considerado uma curiosidade da biologia.

No Brasil, somente em 1882 têm-se os primeiros registros do grão, sendo trazido pelos navegantes para a Bahia. Como o clima do estado não era favorável ao cultivo, a planta não se adaptou. Dez anos mais tarde, onde hoje é o estado de São Paulo, a soja passou a ser cultivada e utilizada na alimentação dos animais. Somente em 1914, no Rio Grande do Sul é que o grão passou a ser produzido com fins comerciais e desde então vem ganhando espaço nas plantações.

Atualmente o cultivo da soja é um dos principais responsáveis pela economia do país e o Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Principais Nutrientes da Soja

A soja é considerada um alimento funcional, que traz diversos benefícios quando consumida. Isso acontece devido à grande quantidade de nutrientes que esse grão possui. De acordo com sua tabela nutricional, em 100 gramas de soja há:

  • 446 calorias
  • 36,5 gramas de proteínas
  • 2,8 gramas de gorduras saturadas
  • 4,4 gramas de gordura monoinsaturada
  • 11,2 gramas de gordura poli-insaturada
  • 19,94 gramas de gorduras totais
Principais Nutrientes da Soja
  • 30,16 gramas de carboidrato
  • 1797 miligramas de potássio
  • 277 miligramas de cálcio
  • 15,7 miligramas de ferro
  • 2 miligramas de sódio
  • 704 miligramas de fósforo
  • 4,89 miligramas de zinco
  • 280 miligramas de magnésio
  • 0,85 miligramas de vitamina E
  • 0,85 microgramas de vitamina K
  • 6,0 miligramas de vitamina C
  • 9,3 gramas de fibras

Esses valores representam, por exemplo, 112% de ferro que nosso corpo necessita por dia e 73% de proteínas. Além disso, ao consumir 100 gramas de soja, estamos dando ao nosso corpo 37% da quantidade de fibras necessárias em um dia. Assim, percebe-se que a soja é muito nutritiva.

Benefícios da Soja

A soja é uma proteína vegetal muito completa, por isso é muito usada em dietas veganas e também em processos de emagrecimento, já que pode substituir diversos alimentos, inclusive a carne. Além disso, ela traz muitos benefícios para nossa saúde, confira:

Reduz Colesterol

Conforme estudos realizados aqui no Brasil, por conter gorduras poli-insaturadas a soja auxilia a reduzir os níveis de LDL, que é o colesterol ruim e ainda ajuda a aumentar os níveis de HDL, o colesterol bom. Assim, a soja é muito benéfica para a saúde do coração.

Melhora a Digestão

Sim, a soja auxilia na digestão, aliviando o transito intestinal e evitando a prisão de ventre e constipação. Isso acontece devido a soja ser rica em fibras, que como vimos, possui 37% da quantidade diária que precisamos em apenas 100 gramas do grão.

Contra Câncer

De acordo com uma pesquisa, ao consumir soja a mulher tem menos risco de ter câncer de mama. Além disso, outro estudo mostrou que pessoas com câncer de pulmão que consomem soja melhoram sua qualidade de vida enquanto pacientes. Esse benefício existe devido a soja ser rica em isoflavona, um composto que possui uma estrutura parecida com estrógeno, que apresente efeito anticâncer.

Saúde dos Ossos

Apesar de ser rica em cálcio, a soja ajuda a proteger a saúde dos ossos devido a isoflavona.

Menopausa

A menopausa acontece devido à queda de estrogênio na mulher. Como possui isoflavona, que são parecidas com o estrogênio, seu consumo pode funcionar como uma reposição de hormônios. Assim, a mulher pode ter uma diminuição na frequência e na intensidade dos sintomas, como calores, insônia, sudorese e irritação.

Benefícios da Soja Para a Pele

O consumo de soja traz inúmeros benefícios para a saúde e também para a pele. Ele pode ajudar na redução de inchaço, para reduzir rugas e ainda tonificar a pele. Os benefícios podem ser adquiridos quando a soja é incluída na alimentação, bem como em produtos, como óleos e hidratantes.

O óleo de soja ajuda a estimular a camada superior da pele, quando penetra nas células ajuda a potencializar a produção de proteínas da pele, colágeno e elastina.

A soja possui propriedades antioxidantes e, quando aplicada na pele melhora a sua pigmentação, que é provocada pela exposição no sol ou por alteração hormonal. Além disso, ajuda a diminuir manchas e a aspereza da pele.

Como é rica em vitamina E, seu consumo ajuda a acelerar a regeneração e cicatrização da pele. Os ácidos graxos essenciais existentes no grão hidratam o colágeno, dando a pele uma aparência renovada. Além disso, a lecitina mantém a elasticidade da pele, funcionando como antirrugas e os fitos estrogênios ajudam no rejuvenescimento da pele.

 

 

Veja também

Chá de Barbatimão Para Corrimento Vaginal Funciona? Como Fazer?

Muito comum na região do Cerrado do Brasil, o barbatimão (nome científico Stryphnodendron adstringens Mart …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *