Home / Plantas / Clerodendro Curiosidades E Fatos Interessantes Sobre A Planta

Clerodendro Curiosidades E Fatos Interessantes Sobre A Planta

Mais uma vez eu me reúno juntamente com você meu(a) leitor(a) fiel, para lhe apresentar uma das inúmeras espécies de flores que existem por este nosso mundão, já perdi a conta de quantos tipos de flores eu apresentei neste site, mas nada como trazer uma outra!

Espero que goste da excêntrica Clerodendro, é sobre ela que eu irei falar hoje! Vamos lá?

Curiosidades e Fatos Sobre a Clerodendro

Tenho a certeza que você já viu uma trepadeira, aquela planta que fica sempre agarrada a parede e é belíssima de se ter em casa, algumas pessoas até decoram seus muros com ela, o ambiente fica realmente mais belo com a presença desta espécie incrível.

O primeiro fato que você precisa saber e que eu particularmente acho impressionante, é o de que esta planta espalha suas flores formando um tipo de bouquet. Com uma flor dessas nem vai ser mais preciso memorizar números de floricultura!

Como eu já produzi muitos artigos sobre flores, possuo uma capacidade de detectar padrões repetitivos nas espécies as quais pesquisei, estou acostumado a ver que o período de inverno é uma época bastante crítica para muitos tipos de planta, mas a Clerodendro floresce justamente neste tempo de turbulência. Veja como a natureza as vezes pode ser audaciosa!

A Clerodendro possui pétalas num tom vermelho escuro sendo que as folhas também acompanham um verde bastante forte e com um toque negro, isso dá a ela uma beleza que não pode ser ignorada por ninguém que a veja, mesmo que de relance.

Quer descobrir mais um ponto surpreendente sobre esta planta? Ela não precisa de podas e de nenhum outro cuidado o qual se pode ver em outras espécies mais sensíveis, são coisas assim que nos fazem quebrar aquela velha ideia de que tudo que é belo também é frágil!

O sol é sempre um fator predominante na saúde e desenvolvimento das flores, mas todos(a) os(a) amantes da flora sabem que a luz solar em excesso pode matar uma planta em questões de dias, por isso, é sempre bom que você fique atento(a) com este detalhe.

A lindíssima Clerodendro por mais forte que seja precisa de um ambiente com um mínimo de recursos para que cresça e se desenvolva bem. Ela é como todas as outras, precisa do sol para hidratar-se e manter a sua beleza, mas o período ideal para ela receber essa divina e revigorante luz é na parte da manhã.

Sabia que no inverno a Clerodendro floresce ainda mais? Essa característica está me fazendo acreditar que ela é sem dúvida uma das plantas mais fortes que existe pelo nosso Brasil e não a Brinco de Princesa que também possui uma forte resistência aos tempos mais frios!

Como toda espécie, esta flor possui pontos positivos, mas também os negativos, como o fato de que ela é uma das últimas opções entre as borboletas e beija-flores, eles só a procuram quando estão num período de escassez de néctar. Apesar disso, ainda sim continuo amando esta maravilhosa flor avermelhada!

Se você não é uma pessoa paciente, então acho que a Clerodendro não lhe servirá bem, pois ela tem um crescimento bastante lento, porém, para compensar, eu já lhe disse que ela não precisa de podas nem de qualquer outro mimo.

Os mais conhecedores desta planta a usam como medicamento e eles garantem que a Clerodendro funciona. Logo a seguir eu vou lhe apresentar alguns dos benefícios que as cascas, caules e outras partes da flor podem te proporcionar.

Clerodendro Vermelho
Clerodendro Vermelho

Para Que Usar a Clerodendro?

As plantas podem ser uma ótima opção se você deseja economizar um pouco com produtos farmacêuticos, a maioria delas dão bons chás que podem resolver muitos dos seus problemas de saúde.

Lembrando que nem todas as formas de ingerir a Clerodendro se resumem a chás, existem produtos os quais em sua composição ela pode estar presente.

Sabia que nesta flor existem propriedades capazes de reagirem positivamente contra infecções, algumas pessoas ignoram este problema acreditando ser algo passageiro e inofensivo, mas no momento em que você despreza possíveis sinais de risco no seu organismo, automaticamente ele fica aberto a inúmeros malefícios.

Quem nunca ouviu falar na malária? Uma doença que castiga bastante alguns países de 3º mundo!

A Clerodendro também é usada no tratamento da malária, porém, eu não encontrei a maneira como os usuários dela a ingerem, talvez seja juntamente com um tipo de medicamento formal indicado pelos médicos!

A tosse é outro daqueles probleminhas que todo mundo teve e vai continuar tendo, mas pelo menos agora você já sabe como vai combatê-la. Não se esqueça de que agora a Clerodendro está ao seu lado para lhe ajudar com esses incômodos.

Utilizando a Clerodendro Como Enfeite

Por mais que você possa ter inúmeros objetos decorativos, nada surpreende e encanta mais do que arranjos florais, eles são enfeites naturais que qualquer um pode ter acesso sem precisar gastar um tustão.

A Clerodendro fica ótima em sítios, pousadas e todos demais ambientes com um visual mais campestre, o verde ao redor entra em contato com as cores fortes desta flor e acaba criando um universo completamente rústico, mas totalmente lindo. Se você está em dúvida sobre a minha dica, comece a cultivar esta flor e veja se eu não tenho realmente razão.

Você pode ousar ainda mais e produzir arranjos em vasos os quais podem ficar sobre a mesa de jantar ou em outros pontos de destaque da sua casa. Tenho a certeza de que irão chover elogios naqueles seus almoços de domingo com os familiares.

Clerodendro Como Enfeite na Passarela do Jardim
Clerodendro Como Enfeite na Passarela do Jardim

Caso você more em um local completamente urbano, então pode simplesmente utilizar a Clerodendro como uma trepadeira, essa dica é ótima quando se tem muros desgastados e velhos, elas irão tampar os defeitos dele e deixá-lo com uma aparência mais bela corrigindo as imperfeições existentes.

Gostou de conhecer a Clerodendro? Espero que sim!

Fique sabendo que a sua presença aqui foi e sempre será importante para o meu trabalho, espero te ver novamente, pois em breve estarei trazendo novos conteúdos!

Até a próxima!

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *