Home / Plantas / Flor-de-Cone Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Flor-de-Cone Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Dentre as belezas naturais mais incríveis que existem, as flores são as que mais se destacam e encantam, eu as considero os “enfeites naturais” mais belos que existem no mundo. E você, também gosta delas? Conhece a chamada Flor-de-Cone? Quer saber mais sobre ela? Então me acompanhe, sinta-se como se estivesse num lindo jardim!

A Flor-de-Cone: Suas Curiosidades e Fatos

Toda flor possui características que não podem ser vistas em nenhuma outra espécie, é algo só dela e que não será repetido em nenhuma outra. Por acaso você nunca viu os Crisântemos?! Aquelas flores em formato de bola e que possuem cores exuberantes completamente distintas de qualquer outra planta!

Bom, eu não vim aqui para ficar falando sobre outras flores, quero apenas lhe contar alguns segredinhos e detalhes a respeito da incrível Flor-de-Cone!

Esta flor é uma espécie que pode ser considerada 2 em 1, ao passo que pode servir como objeto ornamental, também é bastante útil como produto medicinal. Nada como ter algo multifuncional não é mesmo?!

Cada tipo de flor possui uma época na qual demonstra toda a sua vitalidade e cor, a Flor-de-Cone tem o seu ápice na primavera e também no verão.

É como eu disse: cada flor possui características que são só dela, porém, por mais que possuam detalhes únicos, alguns pontos podem se repetir. No caso da Flor-de-Cone, suas pétalas são exatamente iguais a das margaridas, porém, elas não são amarelas e sim rosa, lavanda ou brancas.

Os amantes de flores adoram a Cone pelo fato dela dar uma característica bem campesina ao jardim, ela realmente se destaca perante as espécies consideradas mais tradicionais, porém, faz isso sem retirar a beleza das demais.

Este é um pensamento meu, mas acho que faz todo sentido, pois a Flor-de-Cone por ser uma espécie que não exige cuidados muito concentrados, pode ser considerada uma das melhores opções quando o assunto é ter uma flor em ambientes com poucos recursos.

A Espécie Flor-de-Cone
A Espécie Flor-de-Cone

Há quem diga que esta flor é perfeita para compor bouquets, isso ocorre porque elas caem super bem se misturando com outras espécies, usá-las para essas ocasiões é sucesso na certa!

Por mais que a Flor-de-Cone seja considerada de baixa manutenção, você precisa saber que ela necessita de cuidados mínimos para se manter saudável e bonita. Saiba que ela precisa ficar em sol pleno, uma exposição exagerada pode acabar matando ela.

Quando flor plantá-la ao solo, não deixe de preparar a terra, ela precisa conter um alto teor de drenagem, digo isso porque existem terras que não conseguem absorver toda a água que recebem, assim, acabam matando a planta.

Muito cuidado ao regar a sua Flor-de-Cone, ela e todas as outras espécies morrem sufocadas ao receberem uma quantidade de água exagerada. Muitas pessoas pecam nesta parte, um detalhe tão simples, mas que faz toda a diferença.

Não se engane, mesmo que as flores com toda a sua beleza pareçam seres frágeis, muitas delas são mais fortes do que você imagina, como é o caso, por exemplo, da Brinco-de-Princesa que resiste a baixíssimas temperaturas e por isso é respeitada por todo Rio Grande do Sul sendo até um símbolo do estado.

Nossa belíssima flor Cone também é bastante forte, ela pode resistir aos curtos períodos de estiagem em que faltam umidade no solo.

Como Podar e Fazer Mudas da Flor-de-Cone

Você possui padrões de higiene não é?! Temos sempre que tomar banho, escovar os dentes e fazermos uma série de coisas para nos mantermos limpos e apresentáveis em nosso meio social!

No mundo das flores elas também precisam de alguns cuidados básicos para permanecerem sempre se desenvolvendo, isso se chama “poda”, uma pratica que tem como objetivo a estética e também a saúde da planta.

Qualquer pessoa pode realizar o procedimento de poda, não é nada de outro mundo, trata-se de uma tarefa básica que com um simples instrumento dá para resolver tudo. Com uma tesoura de jardinagem você vai cortar as folhas velhas da sua flor e também os galhos que estiverem dando um aspecto exagerado a planta.

Mudas da Flor-de-Cone
Mudas da Flor-de-Cone

Existem pessoas mais confiantes em suas habilidades que realizam a poda usando as próprias mãos, sinceramente eu não lhe recomendo fazer isso, pode ser que você acabe quebrando algum galho crucial da planta e mate ela de vez.

Resumindo, tudo que você vai precisar é de uma tesoura e também de prestar bastante atenção nas minhas singelas dicas.

Um dos processos mais simples que existe na jardinagem é o de fazer mudas, sério, você não tem como dar desculpas de que não aprendeu!

Tudo que você precisa fazer é retirar um pequeno galho de 30cm de uma Flor-de-Cone já formada, ela será a base de tudo, é através dela que a reprodução de mais flores será possível.

Quais são os Benefícios Medicinais Desta Flor?

Achou que eu me esqueceria de mencionar quais os benefícios desta flor não é?! Pois bem, a partir de agora você vai saber muitos deles!

Já teve problemas com infecções? Se elas não forem tratadas podem se tornar problemas ainda maiores, aí sim você vai ter muita dor de cabeça, literalmente!

Infecções você pode até nunca ter tido, mas duvido que exista um ser humano no mundo que não tenha ficado com aquela gripe terrível, ela detona nosso dia e o deixa bem desanimado, mas a partir de agora as coisas vão mudar, o chá da Flor-de-Cone vai fazer você ficar super bem.

Chá da Flor-de-Cone
Chá da Flor-de-Cone

Até mesmo doenças de pele são curadas com os derivados desta nossa flor, são tantos os benefícios que eu poderia ficar um dia inteiro aqui falando e ainda sim não conseguiria citar todos eles. Que tal economizar um pouco com produtos farmacêuticos e utilizar somente coisas naturais? Eis aí a sua oportunidade de dar uma aliviada no seu bolso e continuar super bem!

Ei, brigadão pela presença, continue me visitando e lendo meus conteúdos, em breve estarei lhe trazendo assuntos novos e relevantes.

Quando quiser ver coisas legais sobre a fauna e flora, saiba que este é o melhor site!

Até a próxima!

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *