Home / Plantas / Maça Pink Lady: Cultivo, Benefícios, Calorias e Fotos

Maça Pink Lady: Cultivo, Benefícios, Calorias e Fotos

As maçãs são ótimas frutas. Além de serem deliciosas, ainda possuem muitas propriedades que auxiliam na nossa saúde. E, existem muitos tipo de maças por aí. Um desses tipos é a pink lady, que falaremos mais a respeito agora.

Esse tipo de maçã começou a ser produzida na Austrália nos anos 90, e, de lá pra cá, vem se espelhando comercialmente ao redor do mundo. Ela foi desenvolvida pelo horticultor John Cripps, que produziu essa fruta através do cruzamento entre as variedades Lady Williams e Golden Delicious. Na verdade, a primeira colheita da pink lady se deu em 1979, porém, foi somente em 1992 que a patente foi devidamente registrada.

Origem da Fruta e Mercado Internacional

Atualmente, esse variedade de maçã se encontra registrada em mais de 80 países. Existe uma variedade denominada de Rosy Glow, que é uma mutação da pink lady, sendo também comercializada com essa marca. Para ser vendida sob esse nome, inclusive, a seleção é muito criteriosa. Um dos pontos fundamentais, por exemplo, é que essa variedade cresça durante um período de 200 dias e em clima que seja quente.

Além da Austrália (evidentemente), alguns dos principais produtores dessa maçã incluem Nova Zelândia, Canadá e EUA. A estação preferível para o cultivo da pink lady no hemisfério norte é entre novembro e o final de maio. Já no hemisférios sul, por sua vez, o cultivo ocorre principalmente na América do Sul, na África do Sul e na Oceania. No Reino Unido, pra se ter uma ideia, é é bastante popular, englobando cerca de 11% do mercado local de maçãs.

Maça Pink Lady

Características Gerais da Maçã Pink Lady

Como não se trata de uma variação natural de maçã, a pink lady possui algumas características diferenciadas em se tratando de outras. Por exemplo, para cada uma, existe em média 72 calorias apenas (entenda-se uma maçã dessas com em média uns 7 cm de diâmetro). A parte de carboidratos, especificamente de açúcar, é a mais elevada da fruta, sendo seguida de pequenas quantidades de proteínas e gorduras em geral.

Em termos de aparência, essa maçã se parece com qualquer outra, possuindo uma coloração entre o amarelo e o avermelhado a depender se está ou não madura. Já o sabor é equilibrado, e mistura a parte mais doce dessa fruta com uma certa acidez. A casca dela, por sua vez, é lisa, e possui um aroma bem forte e característico. Uma forma de conservar bem essas características dela, inclusive, é lavá-las bem, e depois, colocá-las em um frigorífico.

Por ter um alto teor de açúcar, a pink lady é uma maçã ideal para cozinhar. Por exemplo, é o tipo de fruta perfeita para fazer tortas e para cozer em molhos dos mais diversos. E, claro, trata-se de uma excelente pedida para ser consumida ao natural.

Uma das características mais úteis dessa fruta é que ela pode ficar armazenada por um período de até 8 meses, que, ainda assim, ela estará perfeita para consumo. Contudo, faz=se necessário que ela esteja em um ambiente entre 0°C e 3°C pelo menos, pois acima disso, ela pode apodrecer mais rapidamente, ou simplesmente perder as suas propriedades.

E, por falar em propriedades, vamos saber um pouco a respeito do que essa fruta tem a oferecer às pessoas em termos de benefícios à saúde.

Cultivo e Benefícios da Maçã Pink Lady

Como já dito anteriormente, para o cultivo dessa fruta, é necessário que o clima seja suficientemente quente, porém, não em demasia. Bom ressaltar, no entanto, que ela só é plantada por produtores devidamente credenciados, pois, como já informamos acima, existe um critério bem rigoroso para classificar uma maçã de pink lady. Após uma avaliação minuciosa, a fruta recebe um selo cor-de-rosa em formato de coração, garantindo a sua autenticidade.

Assim como as melhores variedades de maçãs, esta aqui também possui ótimas propriedades que ajudam à nossa saúde. Entre essas propriedades está o fato de que a fruta garante uma perda de peso substancial, já que possui uma boa quantidade de fibras, permitindo, dessa forma, que a pessoa fique saciada.

Além disso, essa fruta tende a prevenir diarreias, além de equilibrar a flora intestinal. Por sr rica em vitamina C também ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico, e, por fim, pelo fato de ser composta por 80% de água, essa maçã ajuda na eliminação de toxinas do organismo como um todo.

Receita com a Pink Lady: Muffins de Maçã

Agora que você já sabe mais a respeito dessa deliciosa maçã, que tal aprender a fazer muffins com com ela. Para essa receita, são necessários os seguintes ingredientes: 3 maçãs pink ladies inteiras, 400 g de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento em pó, 5 colheres de sopa de açúcar refinado, 150 g de manteiga, 3 colheres de sopa de mel, 2 ovos, e, por fim, 70 ml de leite.

A preparação dessa receita é bem simples. Basta descascar as maçãs em primeiro lugar, cortando todas em 4 pedaços, e tirando seus caroços. Deixe esses pedaços das maçãs reservados, e comece a cortar a manteiga em pequenos pedaços numa panela, adicionando o mel em seguida. Ferva isso em fogo baixo, e mexa até ficar uma mistura que seja homogênea. Assim como os pedaços das maçãs, reserve esse preparado.

Depois, coloque o leite e os ovos em um recipiente, e bata tudo. Adicione a manteiga e o mel, além das maçãs (estas precisarão estar raladas). Bata tudo, e adicione a farinha, o fermento e o açúcar em uma saladeira. Faça um buraco no centro e coloque a mistura feita anteriormente. Trabalhe essa massa para que ela fique granulosa, e depois derrame em 4 formas de muffins que estejam previamente untadas.

Muffins de Maçã

Em seguida, coloque no forno pré-aquecida a 200°C por um período de, pelo menos, uns 20 minutos. Como dica, verifique o cozimento com a ponta de uma faca. Estando prontos, aguarde cerca de 10 minutos para desenformar os muffins, e sirva-se à vontade.

Na verdade, existem outras muitas receitas que podem ser feitas com essa variedade de maçã. Só é preciso tomar cuidado com a adição de açúcar, já que a pink lady já tem um teor considerável dessa substância.

Veja também

Como Plantar Vinca em Vaso em Casa?

A vinca-de-madagascar ou simplesmente vinca (nome científico Caranthus roseus) é um vegetal de fácil propagação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *