Home / Plantas / Frutas que Começam com a Letra V: Nome e Características

Frutas que Começam com a Letra V: Nome e Características

Fruta é um elemento que se opõe aos legumes e abrange dois subgrupos: o dos frutos e dos pseudofrutos. Alguns estudiosos definem esses dois subgrupos como elementos comestíveis e de sabor adocicado. No entanto, existem autores que afirmam que essa definição é muito simplista, pois frutas como limão, tamarindo e abacate (só para citar algumas) não se encaixam nesta descrição.

Como existem inúmeras frutas, é possível classifica-las por ordem alfabética, o que facilita a pesquisa e a busca por informação. No texto de hoje, as frutas abordadas serão as que começam com letra “v”. Conheça algumas dessas frutas e saiba quais os benefícios que elas proporcionam para a saúde.

Vaccinium Virgatum
Vaccinium Virgatum

Vacínio

Com nome científico de Vaccinium virgatum, essa fruta também é conhecida como mirtilo ou blueberry. O vacínio é muito comum na parte sudeste dos Estados Unidos, especialmente na Carolina do Norte e no oeste texano. Ele faz parte de um arbusto cuja altura varia entre um e dois metros.

As folhas se agrupam em forma de espiral e cada uma delas tem aproximadamente cinco centímetros de comprimento. Sua tonalidade varia entre um vermelho bronzeado na primavera e um tom mais escuro do verde.

As flores do vacínio possuem tonalidade branca, medem cinco milímetros e tem formato de sino. Por sua vez, a fruta do vacínio também tem um diâmetro de 5 mm, com uma cor que varia entre o preto e o azul escuro. Em alguns casos, essa fruta também pode ter uma aparência acinzentada e pálida.

O vacínio possui a abelha como grande aliada, pois é este inseto que cuida de sua polinização. No entanto, algumas espécies de abelhas são prejudiciais para essa fruta, pois, além de não fazer a polinização, elas roubam o néctar da flor do vacínio. A abelha que faz um ótimo trabalho de polinização é a Habropoda laboriosa, conhecida como abelha do mirtilo.

Essa fruta é muito resistente, pois é muito difícil que ela seja atacada por pragas ou algo parecido. Os vacínios devem ser plantados próximos uns dos outros para que possam se frutificar. Se estiver bem protegida, ela é capaz de suportar temperaturas de até 12 graus negativos. Apesar de sua resistência, a planta do vacínio pode ser atacada por pássaros e esquilos.

Vergamota

Também conhecida como laranja-cravo, mexerica ou tangerina, essa fruta cítrica apresenta um tom amarelado ou alaranjado e possui as dimensões de uma laranja. Alguns estudos genéticos sobre a origem dessa fruta afirmam que a vergamota é resultado de um cruzamento entre o limão e a laranja-azeda. A vergamota cresce em uma pequena árvore durante o inverno. Seu suco tem um gosto que lembra o do limão e possui um nível de amargura maior que o da toranja.

A partir dessa fruta, extratos são feitos para melhorar o aroma de alimentos e cosméticos. Além disso, a vergamota é muito usada na fabricação de perfumes. Essa fruta não deve ser usada na pele, pois aumenta a sensibilidade aos raios solares. Isso pode gerar grandes problemas se a pessoa ficar exposta ao sol.

A casca dessa fruta é um dos ingredientes mais utilizados para fabricação de perfumes, pois seu aroma pode ser facilmente combinado com outros elementos. Dessa forma, é possível criar uma fragrância bem característica.

Vergamota
Vergamota

Além disso, a essência da vergamota é muito utilizada para fabricação de chás e produtos de confeitaria. Na Itália, essa fruta é muito popular na fabricação de geleias. Por sua vez, os noruegueses usam o extrato dessa fruta para aromatizar alguns tipos de tabaco. Também é possível usar essa fruta para fabricação de licores.

No ano de 2017, pesquisas foram feitas com o óleo da vergamota, pois os cientistas queriam saber qual era o efeito desse óleo para a saúde humana. Os estudos foram bem críticos quanto ao uso de óleo, pois indicaram que o consumo em grandes quantidades pode aumentar o risco de convulsões. Não é recomendado passar esse óleo na pele de gestantes ou grávidas, pois pode causar irritações.

Veludo

Cientificamente chamada de Chomélia martiana, a planta dessa fruta tem ramos flexíveis e pode alcançar até 6 metros de altura. Seu tronco possui uma casca lisa e fina, além de flores perfumadas cujo tom é creme. As flores da fruta veludo servem de alimento para as aves.

Essa fruta está revestida por uma camada de pelos e as folhas de suas árvores possuem um tom verde pálido, além de uma superfície aveludada. A fruta veludo possui cor creme ou então vermelha. Contudo, elas se tornam pretas depois do amadurecimento.

Conforme vai amadurecendo, ela começa a ganhar uma camada de pelos que faz jus ao seu nome. A fruta veludo possui sabor doce, porém sua quantidade de polpa é pequena. Como as aves gostam de comer essa fruta, são elas que espalham as sementes, que, normalmente, germinam com facilidade.

Veludo
Veludo

A fruta veludo tem pouca utilidade para o ser humano. Por outro lado, as plantas servem para embelezar paisagens, pois como são pequenas, elas são perfeitas para a decoração de canteiros, especialmente em locais próximos as redes elétricas.

É comum encontrar essa planta em locais próximos aos rios e as matas ciliares, especialmente no trajeto entre o Cerrado e a Mata Atlântica. Pertencente à família das Rubiáceas, o veludo tem certa proximidade biológica com o café. Pode-se dizer que o café é o primo rico e a fruta veludo o primo pobre.

Veludo Branco

Também conhecida como araçá branco ou pau jangada, a árvore dessa fruta mede entre 4 e 8 metros de altura; além disso, sua copa possui muitos galhos laterais, o que lembra o formato de um guarda-chuva. Com um tronco em formato de cilindro, essa árvore possui uma casca de cor castanha.

A folha dessa árvore possui entre 10 e 15 cm de comprimento e sua largura varia entre 5,5 e 11 cm. A base da folha pode ter um formato arredondado ou pontudo. Por sua vez, as flores do veludo branco medem entre 1 e 2,5 cm. Os frutos do veludo branco nascem entre março e maio.

Cada fruto mede entre 2 e 4 cm e, quando estão amadurecidos, apresentam uma casca verrugosa e branca. A polpa dessa fruta também é branca e seu gosto é parecido com o do leite de coco. O veludo branco possui apenas uma semente e é uma ótima opção para o consumo natural.

Também é possível utilizar a polpa dessa fruta para fazer geleias, sucos e até mesmo sorvetes. Como seus frutos alimentam pássaros, é interessante que essas árvores façam parte da paisagem urbana.

Veja também

História da Flor Pentstemon, Significado, Origem da Planta e Fotos

As flores são muito usadas pelas pessoas, seja para o paisagismo, para o uso medicinal, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *