Home / Plantas / Diferenças entre Gabiroba, Pitanga, Mangaba e Araçá

Diferenças entre Gabiroba, Pitanga, Mangaba e Araçá

Fruta que faz parte da mesma família da goiaba e da jabuticaba, o araçá é uma fruta que possui diversas espécies. Este nome vem da língua indígena tupi-guarani que significa “planta que tem olhos”.

Veja como cada fruta se comporta. Suas características básicas e o que elas possuem em comum logo abaixo:

Araçá

Este nome apareceu fazendo alusão às suas sépalas, que fazem com que a aparência da fruta seja como um olho no fruto. Ela é uma planta arbustiva, sendo que o teu fruto possui o sabor muito semelhante com da goiaba, embora o araçá seja um pouco mais ácido e tendo um aroma muito mais marcante.

Esta fruta possui diversas espécies, sendo que as mais comuns são: o Araçá vermelho, o Araçá da praia, o Araçá do Campo, Araçá do mato, Araçá rosa e o Araçá pera.

Essa fruta possui o tamanho bem pequeno, um formato arredondado, possui muitas sementes e a sua cor varia de acordo com a espécie.

O araçá possui a sua madeira como um ponto forte da construção civil. Além disso, cabos de ferramentas, carvão e lenha são feitos a partir de sua madeira. Seus frutos possuem a cor vermelho forte e, quando estão na natureza, atraem a fauna. Elas são consumidas in natura ou em forma de sucos geleias e doces.

Locais Onde são Encontrados

Os locais mais comuns de serem encontradas são no litoral da Bahia descendo até o Rio Grande do Sul.

Esta fruta é uma fonte muito grande de vitamina A B e C. Além disso, possui proteínas e carboidratos em maior quantidade do que a maioria das outras frutas. O seu óleo é retirado juntamente das folhas e é usado como antibiótico. Suas propriedades são fortemente ativas contra bactérias. Por último, mas não menos importante, suas raízes são utilizadas como medicamentos diuréticos e antidiarreicos.

Araçá Características

Um ponto muito forte dessa árvore é que ela é utilizada na reflorestação de áreas degradadas. O seu crescimento é muito rápido e, outro ponto crucial, é  a atração da fauna. O Araçá frutifica na primavera e no verão.

Gabiroba

Caso você não tenha ouvido falar, este fruto possui uma coloração entre o verde e o amarelo e seu formato são arredondados. Sua polpa é suculenta e possui muitas sementes.

Uma fruta bem parecida com a gabiroba é a Goiabeira. Essa fruta, geralmente, é consumida natural, mas, mesmo assim, o seu uso em doces, sorvetes e sucos são excelentes. Ainda têm aqueles que gostam de fazer um excelente licor. Ela possui duas espécies.

Ela é uma planta nativa do território brasileiro, seus principais locais de nascimento são as regiões Sul e centro-oeste. Porém, ela também é encontrada com abundância no Nordeste e Sudeste brasileiro.

Sua disseminação aconteceu com tripulantes que vieram para os países sul-americanos: Argentina e Uruguai foram os principais países responsáveis por disseminar a gabiroba dentro do Brasil. Sua variedade é mais abundante no cerrado, aonde a sua propagação é bem mais rápida. O que ajuda também é que as árvores alcançam vários metros de altura.

Seus frutos são saborosos e suculentos. Sua aparência não tem um aspecto comum: quando estão nascendo sua coloração varia, já quando estamos mais maduros, tendem a ser mais amarelados. Já foram encontradas gabirobas na cor vermelha.

Onde ela Está mais Presente?

A gabirobeira vive em temperatura quente. Esta árvore adora um clima, com um índice muito baixo de chuvas e, de preferência, que esteja sempre recebendo sol forte. O solo também não é uma predileção da árvore, já que pode crescer em terrenos muito pobres.

Mas, não é porque ela cresce em praticamente qualquer lugar que ela não gosta de tratamento especial. Quando seu solo é abundante, ela nasce muito mais rápida, produz muito mais frutos e seu aspecto é bem mais bonito fisicamente.

As sementes devem ser colocadas na terra logo quando os seus frutos são extraídos. Elas também podem ser cultivadas em canteiros e em quintais no fundo de casa. Na maioria das vezes, a sua germinação começa no mês de novembro.

Todas as suas frutas possuem uma resistência muito alta, por isso, podem ser conservadas em qualquer tipo de recipiente: Sejam plásticos, potes ou até mesmo no congelador e geladeira.

Pitanga

É o fruto de uma árvore chamada pitangueira. Suas formas são arredondadas e com muita carne. Sua cor mais comum é a vermelha, porém, existem outros como amarela, laranja e preta. Na mesma  árvore, os seus frutos podem dar diversas cores.

Este fruto não é muito popular no comércio. Isso se dá pelo processo de maturação da Pitanga: ela fica muito tenra. Assim, quando é transportada, fica ferida facilmente.

É uma fruta muito frágil. Mesmo com estes problemas, ela é muito consumida no Brasil, por causa de seu sabor inconfundível. Importante e que deve ser levado em conta é que a Pitanga é muito rica em cálcio.

Quando traduzida para o inglês seu nome é sherry.

Mangaba

O fruto da mangabeira é a mangaba, uma árvore rústica que pode alcançar facilmente 10 m de altura. Ela é tipicamente uma árvore da Caatinga, mas, muitos exemplares podem ser encontrados no cerrado. Seu principal local de habitação é o litoral do Nordeste.

Algo que deve ser levado em consideração, é que a Mangabeira está sendo muito prejudicada no seu habitat natural. Ela sofre demais com o desmatamento da vegetação nativa e, para piorar, as plantações de cana-de-açúcar, além dos empreendimentos imobiliários estão devastando todo seu território. Em pouco tempo, estima-se que a mangabeira pode sumir do mapa.

Uma característica dela é sua copa: arredondada e larga. Elas formam boas áreas de sombra nos períodos em que estão florescendo e frutificando.

A espécie desta árvore se dá muito bem com a seca e pode se desenvolver em solos ácidos e pobres. É claro que os nutrientes são importantes, mas, quando eles não estão presentes, ela não se prejudica a ponto de não crescer. Seus troncos são envoltos de uma casca rugosa e muito áspera.

O seu fruto é bem  similar à pera, sendo que as duas frutas possuem a polpa áspera e rugosa. Suas sementes são arredondadas e achatadas planta elas ficam no interior da polpa. Seu nome possui origem tupi-guarani e seu significado é “coisa boa de comer”.

Estas foram as características mais básicas de quatro das frutas mais exóticas que temos no nosso território!

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *