Home / Plantas / Tipos e Variedades de Araçá no Brasil e no Mundo

Tipos e Variedades de Araçá no Brasil e no Mundo

O araçá é uma fruta bastante procurada no Brasil e no mundo. Mas, mesmo sendo tão requisitada, sabia que muitos não a encontram? Isso se dá porque muitos frutos recebem o nome de araçá, mesmo não sendo. Infelizmente, no nosso país isso acontece muito.

Mas, não fique chateado com isso. Diversos alimentos recebem nomes diferentes, dependendo da região onde está inserido. Um ótimo exemplo é a goiaba, que em determinadas regiões o nome dela nem é conhecido. Quando a procuram, a mente está com o nome “araçá”, sendo que essas duas frutas são parentes, mas não iguais.

O exemplo da goiaba é só mais um dos muitos que acontecem aqui e em todo o mundo. Por conta disso, pode ser que uma fruta citada aqui não tenha o nome de araçá na sua região. Mas, é importante citá-la caso alguma zona a conheça por este nome.

Sabendo dessas informações, descubra quais são as espécies de araçá que estão espalhadas em todo o território!

Araçá-Boi

Este é o nome popular de uma espécie de araçá muito encontrada na Amazônia. Talvez você não a conheça — caso esteja fora dessa região — porém, é bem provável que se dê de frente com ela. Este tipo de fruta está sendo comercializado no Brasil todo.

Quem tem um pé desses em casa vê que eles dão fruto em, aproximadamente, 35 dias após a floração anterior. É muito rápido! Sua aparência não tem nada de diferente: Sua casca é amarelo-esverdeada, sua polpa é branca — às vezes amarela — e seu tamanho médio cabe na mão de um adulto.

Araçá Boi

Como foi dito anteriormente, a região mais fácil de encontrá-la é na Amazônica. Fora disso, árvores de araçá são bem comuns nas florestas, principalmente perto dos rios.

Além do Brasil, eles também são cultivados no Peru e na Bolívia. Estes dois países conseguem aproveitar o seu uso de forma mais abrangente do que os brasileiros. Tanto que ao fazer uma visita, você pode notar diversos refrescos feitos desta fruta e sendo oferecido aos turistas.

Araçá-Pera

Do mesmo modo em que o araçá-boi é encontrado na Amazônia, este também é. A foram silvestre desse só pode ser localizada nesta zona, salvo algumas exceções. Geralmente, ele não é consumido cru, mas em forma de suco. Isso se dá porque o seu sabor é um pouco mais ácido que as demais.

Os pés de araçá-pera são muito favorecidos quando são adubados de maneira correta. Eles crescem mais rápido, retém os nutrientes de uma forma muito mais eficiente e consegue resistir às pragas de forma mais firme. O araçá em si é uma árvore frutífera muito resistente, mas, esta espécie, consegue ser ainda melhor.

Araçá-de-Praia

Também conhecido como araçá-cagão, ele é — basicamente — a cópia dos demais. A sua única diferença é que o araçazeiro frutifica muito melhor quando está preto das praias.

Araçá de Praia

A quantidade de oxigênio que ele recebe precisa ser maior, pois a espécie está habituada com isso. Os turistas, principalmente de outros países, adoram se deliciar quando veem um desses pés pertinho da praia.

Araçá-Roxo

Em algumas regiões ele leva o nome de Araçá Una, mas, se trata do mesmo tipo. Aqui, o seu principal diferencial está na cor, que chega a atrair mais pessoas do que o mais popular — o araçá-vermelho.

Ele possui as mesmas propriedades, entretanto, o que pode-se destacar dele é o seu tamanho. Esta espécie é a que mais tem chances de chegar a um tamanho maior do que o normal.

Araçá-do-Campo

Também conhecido como Araçá-do-Serrado ou Goiaba do Mato ou Goiaba do Morro, esta fruta é uma das mais selvagens. A sua coloração, assim como a maioria, é amarelo-esverdeado. A única diferença exterior é que ele pode apresentar algumas manchas escuras.

Isso não quer dizer que a fruta está estragada. É uma adaptação natural que aconteceu por causa do ambiente onde ela está inserida.

Já o seu sabor também é levemente amargo, comparado às outras. Não é impossível de comer, mas esta espécie é recomendada com algo mais doce, como doces e sucos naturais.

Uma última curiosidade é que essa fruta é um pouco menor que o araçá tradicional.

Araçá-Vermelho ou Araçá-Rosa

Talvez, esta espécie seja a preferida de todos. Tanto que um de seus nomes é Araçá-Comum. Não é o mais encontrado nas matas, porém é o mais procurado pelas pessoas.

Seu uso é o mais abrangente, pois combinam muito bem com sucos, doces, compotas e inúmeras receitas. Não é que os outros tipos não se dão bem, mas o sabor do Araçá-Rosa é o que mais agrada os paladares.

O Araçá-Rosa é um araçá-vermelho que não alcançou a maturidade completa ou é um que sofreu mutação genética, alterando o seu tom de cor natural.

Curiosidades Sobre o Araçá

Os benefícios do Araçá são inúmeros: Desde a melhora do sistema imunológico até auxiliar na prevenção de doenças graves, como o câncer. Veja mais sobre isso!

Rico em Diversos Nutrientes

O araçá é uma fruta com diversas propriedades. Entre elas, está a quantidade elevada de ferro, fósforo e cálcio. Vale lembrar que o cálcio é muito ignorado na dieta popular, então, pequenas doses durante o dia são mais do que suficientes para reforçar o seu sistema imunológico.

Além disso, ele é muito útil para combater inflamações como as que aparecem na garganta, intestino, boca e até nos órgãos genitais. E, o araçá também atua como um alimento anti-hemorrágico.

E não são só as suas frutas que fazem bem ao organismo. Todo o araçazeiro pode ser aproveitado! Suas folhas são altamente benéficas.

Um bom exemplo disso são os chás feitos a partir de suas folhas. Eles são excelentes para o tratamento do intestino e para quem está com diarreia. Os seus efeitos são praticamente os mesmos do soro caseiro, quem sabe até melhor! Poucos goles desse chá podem fazer uma diferença enorme na vida de quem está passando por estes problemas.

Além do mais, o óleo feito de suas folhas pode ser usado como antibiótico. E, o suco, pode ser um ingrediente a mais de uma dieta saudável. Sua ingestão in natura alivia a rouquidão e a garganta seca.

O araçá é uma das frutas mais desconhecidas do país, mesmo sendo vendido em diversos locais! Caso você já tenha experimentado os seus benefícios, ótimo! Caso ainda nem saiba como é o seu sabor, corra para a quitanda mais próxima e adquira um desses!

O araçá é uma bomba quando se trata de alimentos ricos para o corpo humano. Não perca o seu tempo para provar esta delícia!

Veja também

Como Fazer Transplante de Cineraria e Cuidados Apos Ele

O termo cineraria significa “cinza acinzentado”, portanto, não é surpreendente a planta Cineraria ser chamada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *