Home / Plantas / Araçá Vermelho: Pé, Características, Benefícios e Nome Científico

Araçá Vermelho: Pé, Características, Benefícios e Nome Científico

Popularmente confundido com as goiabas, o araçá está à vista de muitos, mas, nem sempre são reconhecidos. Seja pela confusão com a outra fruta ou pelo desconhecimento do nome, o araçá merece ser mais notado.

Eles não são uma fruta qualquer! Possuem propriedades únicas, que dão benefícios para todos aqueles que provam. E, caso você mantenha o araçá na sua dieta regularmente, terá benefícios para a tua saúde que são inigualáveis!

Você quer saber mais sobre esta fruta? Ficou curioso? Pois bem, a recomendação é o seguinte: Leia as próximas informações deste artigo para ficar bem antenado a tudo que diz respeito sobre o araçá! Vamos lá?

Araçá Vermelho: Pé e Características

Para você que não conhece muito, saiba que o araçá é uma fruta deliciosa. Muitos a comparam com a goiaba, tanto na aparência quanto no sabor. Uma leve diferença entre as duas, é que a fruta da qual estamos falando neste artigo possui uma leve acidez.

Sempre quando você se deparar com um pé de araçá, provavelmente o verá bem carregado. Isso acontece porque as suas frutas nascem de forma bem mais veloz, se comparada a muitas outras. E, para ficar ainda melhor, a frutificação dessa árvore acontece em um período um pouco maior do que as outras.

Estima-se que o que cause isso seja a sua resistência a temperaturas altas e baixas. Mas, independente do motivo, quando você enxergar um pé de araçá, dificilmente ele estará descarregado.

Sua coloração é verde quando ainda não está maduro, mas vai atingindo a coloração avermelhada quando está no ponto para ser ingerido. O diferencial do araçá vermelho é que ele é muito mais saboroso quando é colocado em geleias e outros doces.

Ele também pode ser chamado de araçá-rosa, pois, muitas vezes, a sua tonalidade fica mais parecida com o rosa do que com o vermelho.

Sua origem é da América tropical. E, por ter nascido no nosso continente, explica o porquê dela ser tão resistente à um termômetro tão elevado.

O tamanho de um pé de araçá, normalmente mede de 2 a 3 metros. Pode ser que os 4 metros sejam alcançados por alguns e, bem raro, ele ultrapassam isso. Mas, a título de curiosidade, um pé de araçá já foi encontrado com mais de 7 metros de altura! Imagina como era pegar uma frutinha com essa distância tão grande?

Benefícios

Assim como é com a goiaba, com o araçá nós podemos retirar toda a sua polpa e fazer um doce delicioso. Como foi dito anteriormente, esta é uma das formas em que mais se aproveita do araçá. A goiabada — feita com a goiaba, obviamente — pode ser replicada com o araçá. O sabor fica bem semelhante e muitos nem notam a diferença entre as frutas.

Além disso, sucos, vitaminas, compotas, mousses e até sorvetes são feitos.

Já que falamos de suas múltiplas facetas, leia também sobre as suas propriedades terapêuticas como o alívio da diarreia, diabetes e o combate ao câncer, entre outros.

Diarreia

O araçá é uma fruta consumida por humanos. Porém, a ingestão dessas pequenas frutas por animais trazem benefícios muito grandes. Diversos animais comem aquilo que vê. Logo depois, acabam passando muito mal.

O artifício a que eles recorrem, muitas vezes é o araçá. Algumas frutas por dia são suficientes para fazer com que o intestino e todo o sistema digestivo funcione de maneira correta. Assim, a diarreia some bem rápido.

Diarreia
Diarreia

Para você ter um efeito ainda melhor no combate à diarreia, faça um chá com as folhas que estão na árvore. Limpe-as corretamente e deixe-as na água fervendo por alguns minutos. Poucos minutos após realizar a ingestão, o alívio na sua barriga será notório.

Câncer

Inúmeros alimentos possuem algum tipo de combate ao câncer e essa fruta não poderia ficar de fora. O araçá é um alimento que possui substâncias que impedem células cancerígenas de serem formadas. E, para quem possui a doença, pode ser um ótimo auxiliador.

Câncer
Câncer

Infecções Na Boca E Na Garganta

Quem possui imunidade baixa sempre se depara com as famosas aftas na boca. Elas são horríveis e ninguém gosta de tê-las. Uma boa notícia é que o araçá pode ajudar na cicatrização dessas feridas. O período médio de uma afta em nossa boca é de 15 dias, mas, com o chá ou com a fruta, esse tempo pode diminuir.

Outro fator muito importante de ser mencionado é que o araçá ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Com isso, as inflamações — principalmente bucais — somem de maneira mais fácil.

Infecções Na Boca E Na Garganta
Infecções Na Boca E Na Garganta

Anticárie

As suas folhas possuem uma atividade antibacteriana. A boa notícia é que os chás regulares desta folha protegem, principalmente, a boca. Assim sendo, as bactérias causadoras de cáries ficam bem longe dos nossos dentes. Lembrando que isso não substitui uma boa escovação!

Baixa Toxidade

O araçá não oferece risco nenhum à saúde. Muito pelo contrário! Pode fazer as suas refeições sem medo. Entretanto, lembre-se sempre de que tudo em excesso faz mal!

Curiosidades

Em um texto do ano de 1537, o nome araçá é citado. Muitos julgam que ela é uma fruta bem mais antiga que a maioria das populares que imperam no Brasil. Antes das bananas, maçãs, morangos e afins, o araçá já estava presente.

Nesta escritura antiga, alguém descrevia perfeitamente como a fruta era: Sua coloração, seu sabor, seu tamanho, onde encontrá-la e por aí vai.

Assim como acontece com a goiaba, se tirarmos suas sementes da polpa, acaba que muito pouco se sobra. Por este motivo, o ideal é que ela seja comida crua e com todas as sementes.

Goiaba Vermelha
Goiaba Vermelha

Muitos que não gostam da goiaba acabam gostando dessa fruta. Não se sabe o porquê, mas, provavelmente, é que o araçá trás o lado mais agridoce. Já a goiaba possui esse agridoce, mas bem menos presente.

O araçá provavelmente agrada a maioria dos paladares. Isso se dá porque existem mais de uma propriedade dentro da fruta. Podemos falar de duas que destacam: O ácido e o doce. Juntos, eles trazem um sabor que poucas frutas trazem, levando aquele que a consome em uma degustação única.

Veja também

Begonia Elatior no Vaso

Begonia Elatior: Características, Como Cuidar, Mudas e Fotos

Você gostaria de ter um jardim colorido e original, mas não sabe por onde começar? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *