Home / Plantas / Araçá Una: Pé, Características, Benefícios e Nome Científico

Araçá Una: Pé, Características, Benefícios e Nome Científico

Talvez o nome não seja tão conhecido, mas, existe uma infinidade de produtores rurais que manipulam o cultivo do araçá. Além desses produtores, temos também diversos pais e mães de família que desejam colocar uma planta de decoração em sua sala de estar e optam por esta árvore.

Se você é algum desses dois casos ou é alguém que procura conhecer mais sobre esta planta, não perca este artigo! Ele está fantástico. Você descobrirá tudo o que precisa sobre a árvore, além de dicas para o plantio! Prossiga com a leitura!

Primeiros Cuidados Antes De Plantar O Araçá Una

Primeiramente, o que você deve ter em mãos é uma muda da árvore araçá. Caso não consiga com o seu vizinho, existem comércios especializados. Há também a possibilidade de compra-las pela internet, então, não será tão difícil esta parte.

Você também consegue plantá-la através de sementes da árvore, por estaquia, por enxertia. Muitos produtores e conhecedores dessa planta não recomendam fazer o uso e estaquia no araçá. Mas, por quê? Bem, essa árvore é um pouco seca e, no processo de estaquia, ela irá desidratar muito rápido.

Existem vários métodos para enraizá-lo através das estaquias, mas os resultados não valem muito a pena. É um processo complicado, demorado, você terá que ter muito mais cautela do que na maioria dos outros modos e, por fim, é um esforço desnecessário que será gasto.

A única opção recomendada para quem quer fazer estaquias é se não souber nenhum outro método de plantá-la. Em grandes sites, você pode encontrar produtores que não deram certo com este recurso. Vários meses se passaram e, como muitos puderam perceber, a estaquia não dá resultados imediatos.

Para mantê-lo dentro de um vaso, você deve ter uma mínima noção do tamanho que ele alcança e do espaçamento que esta árvore precisa para crescer. Ela não é muito espaçosa, e, por causa disso, você não terá tanto trabalho para encontrar um lugar decente.

Caso não queira plantá-la em vasos, o seu quintal também é um local muito indicado para que isso aconteça.

Como Plantar O Araçá Una

Muda de Araçá Una no Quintal
Muda de Araçá Una no Quintal

Para a maioria dos produtores rurais, um vaso de 40 litros é mais do que o suficiente para suportar a sutileza dessa árvore.  Portanto, tenha ele em mãos.

Quais Substratos Devem Ser Utilizados?

Para plantar um pé de araçá una, os mais recomendados são terra vermelha, esterco de galinha, cinza de queimada e areia de construção. Com poucos substratos, você conseguirá ver efeitos maravilhosos em pouco tempo de plantio.

As medidas básicas de substratos são essas:

  • 3 porções de terra vermelha;
  • 1 porção de esterco de galinha;
  • 1 porção de cinza de queimada e;
  • 1 porção e meia de areia de construção.

Com isso, todo o solo que você construir estará drenante, mas, não o suficiente para matar a planta. Erros grotescos nas medidas pode atrapalhar — e muito — o desenvolvimento do araçá! Por isso, tome bastante cuidado nas proporções de cada item citado.

Este substrato também é ótimo para livrar a planta de diversas pragas que venham deteriorá-la.

Caso não tenha algum desses itens, você pode encontrar substitutos. Para o esterco de galinha, por exemplo, você pode trocar por toras de mamona ou farinha de ossos. Este esterco, quando orgânico, é muito forte e cumpre a sua função com maestria.

O problema é que, para os moradores de uma zona urbana, será difícil de encontrar. Por mais que a tora de mamona e a farinha de ossos sejam boas, faça o máximo de esforço para ter como substrato o esterco de galinha. Ele será um diferencial na sua plantação.

Além de todas as dicas dadas acima, lembre-se de usar adubo, sempre que possível. Ele auxilia o combate às pragas que, frequentemente, atingem a vitalidade das folhas do araçá. Se não tratado de maneira correta, pode levar este pé à morte.

Para finalizar, use o potássio para fortalecer a raiz da planta. Desse jeito, é quase impossível não ver o crescimento do seu araçá una.

Araçá Una: Características, Benefícios e Nome Científico

O nome pode não parecer tão estranho para algumas pessoas. Isso se dá porque a etimologia do nome “Araçá” vem do Tupi-Guarani, uma língua regional entre algumas aldeias do país.

Essa palavra significa “Fruta que tem olhos”. Caso veja uma foto, notará que suas sépalas lembram muitos os cílios humanos. Curioso, não?

Já a palavra “Una”, também derivada do Tupi-Guarani, significa preto. Como pode ver, quando o fruto está completamente maduro sua coloração fica enegrecida.

Aqui no Brasil ele também é conhecido como Araçá-Preto, Araçá-Camu-Camu ou, ainda, Camu-Camu da Mata Atlântica.

Sua altura alcança pelo menos 3 metros, podendo chegar aos 4 metros com relativa facilidade. Mais do que isso é bem raro, apesar de araçás de 7 metros já terem sido encontrados!

A copa da árvore é bem densa. Além disso, é arredondada e pequena. O tronco possui uma cor amarela um pouco desbotada, lembrando a cor cinza. Suas folhas são simples, não há nada que tenha grande destaque.

Apesar das folhas não terem muito destaque, existem muitos que costumam plantá-la em vasos e deixá-la em cantos dentro da casa. Como a sua adaptação a lugares é excelente, ela consegue dar um charme para a sala, cozinha ou seja lá onde estiver.

Araçá-Camu-Camu
Araçá-Camu-Camu

Seus frutos, geralmente, são consumidos in natura. Mas, existem aqueles que amam fazer doces ou qualquer outro tipo de alimento. Isso se dá porque alguns não se familiarizam com o sabor levemente ácido que a fruta tem.

Origem

Sua origem é certeira. Vários especialistas no ramo da Biologia descobriram que o araçá adora viver nas bordas da mata e nas florestas de encostas. Não é a toa que ele está mais presente nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Quando se trata de reflorestamento, ela é uma das árvores que sempre será cotada, independente da área. Sua fácil adaptação a climas e lugares traz a ela uma característica que poucas árvores possuem.

Assim sendo, o araçá é escolhido pelas frutas — que servem de alimento para várias espécies da fauna — se dá bem, mesmo em solos fracos e a quantidade de calor emitido do sol não atrapalha o seu desenvolvimento.

Dessa maneira, não há como não ter uma delas perto de você!

Como foi dito anteriormente, caso esteja interessado é muito simples de encontrá-la. Deixe-a embelezar o seu quintal ou o seu ambiente interno! E, como “brinde” você ainda tem em mãos deliciosas frutas para saborear. O que de começar o cultivo do araçá una?

Comente aqui embaixo qualquer dúvida que você tenha ou compartilhe conosco suas experiências com o araçá una!

Veja também

Como Fazer Chá de Romã Para Gargarejo?

Punica granatum. Originária de uma região geográfica que vai do Irã até a região do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *