Home / Plantas / Como Regar Tagetes: Efeitos da Irrigação com Água Doce e Salgada

Como Regar Tagetes: Efeitos da Irrigação com Água Doce e Salgada

Tagetes erecta são os gigantes do mundo dos cravos. As flores duplas podem medir até 15 centímetros de diâmetro, e essas plantas anuais geralmente crescem até 3 pés de altura.

Como todas as variedades de tagetes, o tipo erecta floresce da primavera ao outono, fornecendo um fornecimento contínuo de flores amarelas ou laranja.

Inicie sua semeadura no interior de sua residência com quatro ou seis semanas antes de terminar o período de frio intenso e iniciar a primavera, garantindo assim que estarão em condições de florir tão logo faça o transplante.

Começando Sementes

Plante duas sementes em um recipiente de 8 centímetros de diâmetro cheia de solo estéril, plantando as sementes a cerca de um centímetro e meio de profundidade. Regue o solo até que esteja uniformemente umedecido em toda a profundidade do vaso. Esvazie a água que se acumula na bandeja sob a panela depois de regar.

Cubra o pote com um saco plástico para reter a umidade do solo durante a germinação. Defina o pote em um local quente de 18 a 20 graus Celsius. Tagetes erecta geralmente brotam dentro de sete a 14 dias.

Remova a bolsa depois que os brotos surgirem e mova o recipiente para uma área que receba seis horas ou mais de luz solar diária. Belisque a plântula mais fraca depois que a plântula mais forte cultivar seu segundo conjunto de folhas, de modo que apenas uma muda permaneça em cada vaso.

Regue os tagetes quando a superfície do solo estiver seca. Forneça água até que o excesso comece a pingar do fundo da panela e esvazie a bandeja de gotas depois de regar.

Transplante os tagetes em uma cama de jardim bem drenada e cheia de sol após o perigo de frio intenso ter passado. Plante os tagetes na mesma profundidade que eles estavam em seus vasos e espace-os de 12 a 18 centímetros de distância em todas as direções.

Como Regar Tagetes

Regando Tagetes
Regando Tagetes

Regue os tagetes do jardim uma vez por semana ou quando o solo começar a secar a uma profundidade de 5 cm. Abasteça 3 centímetros de água, ou o suficiente para que os 18 centímetros do solo estejam completamente umedecidas. Cubra a cama com uma camada de 5 centímetros de espessura para ajudar a conservar a umidade do solo.

Fertilize os tagetes mensalmente com um fertilizante solúvel para todos os fins, como uma mistura de 24-8-16. Dissolva o fertilizante na água, de acordo com a proporção recomendada nas direções da embalagem. Regue os tagetes com a solução.

Pegue as flores velhas assim que elas começarem a murchar. Corte a planta inteira em até um terço de sua altura, se ela ficar cheia de pernas e começar a florescer mal. Dobras e corte para trás impede a formação de sementes, o que incentiva a planta a produzir mais flores.

Certifique-se de examinar as folhas de seus tagetes contra pequeninos insetos que costumam rastejar nelas e comendo a seiva dessas folhagens, chamados ácaros. Pode evitar ou exterminar essas pragas usando spray de água, que expulsará os insetos além de higienizar os tagetes. Pode usar também moderadamente sabão líquido inseticida de três em três dias até eliminar a presença das pragas.

Efeitos de Irrigação em Tagetes

Um experimento de campo foi realizado na fazenda instrucional do Departamento de Engenharia de Irrigação e Drenagem, Faculdade de Agricultura e Engenharia e Tecnologia, Dapoli, para estudar o efeito de várias coberturas e níveis de irrigação no crescimento e produção de tagetes erecta.

Foram utilizados para o experimento a irrigação por gotejamento em linha com três níveis de irrigação, e quatro formas de cobertura sendo um experimento sem cobertura alguma, o segundo utilizando erva seca, o terceiro utilizando de polietileno prata, e o último utilizando cobertura de polietileno preto.

Irrigação em Tagetes
Irrigação em Tagetes

Entre os atributos de rendimento, um determinado nível de irrigação dos três utilizados e cobertura de polietileno prata, individualmente, deram resultados superiores no rendimento de tagetes em comparação com o resto dos tratamentos.

O resultado também indicou que o rendimento individual médio máximo de tagetes foi obtido em no segundo nível de irrigação por gotejamento e a cobertura de polietileno prata foi de 6,3 t.ha-1 e 7,88 t.ha-1, respectivamente.

O efeito de interação de níveis de irrigação e cobertura morta mostraram que essa combinação de tratamento mencionada foi encontrada significativamente superior em termos de rendimento máximo (8,74 t.ha-1). O mais baixo rendimento (3,57 t.ha-1) foi obtido na combinação de tratamento com o primeiro nível de irrigação mais a cobertura de erva seca.

Irrigação com Água Salgada?

Um grupo de pesquisadores norte americanos resolveram testar a tolerância relativa ao sal através da irrigação de oito espécies de tagetes, incluindo tagetes erecta e tagetes patula. As plantas foram irrigadas semanalmente com solução nutritiva a uma condutividade elétrica de 1,2 dS · m -1 (controle) ou soluções salinas a uma condutividade elétrica de 3,0 ou 6,0 dS · m -1.

Tagetes Bem Irrigadas
Tagetes Bem Irrigadas

Tagetes começaram a mostrar danos do sal foliar (queimadura de folhas e necrose) às 6 semanas após o início do tratamento. Na colheita (9 semanas após o início do tratamento), as plantas quatro das oito espécies exibiram graves danos foliares ao sal com pontuações visuais menores em condutividade elétrica de 3,0 ou 6,0 dS · m -1. No mesmo tratamento, duas espécies morreram e o restante sobreviveram.

Na condutividade elétrica de 1,2 dS · m -1, todas as cultivares apresentaram danos ligeiros ou mínimos no sal foliar, com escores visuais, sendo que duas espécies apresentaram dano foliar moderado, com uma pontuação visual um pouco maior.

O tratamento condutividade elétrica de 1,2 dS · m -1 reduziu o número de flores de quatro espécies, enquanto a uma condutividade elétrica de 3,0 ou 6,0 dS · m -1 isso só ocorrera em duas espécies.

Além disso, tanto na condutividade elétrica de 1,2 dS · m -1 quanto a uma condutividade elétrica de 3,0 ou 6,0 dS · m -1, os tagetes não reduziram o peso seco total, a não ser apenas em duas das oito espécies experimentadas. Em conclusão, todas as cultivares de tagetes são moderadamente sensíveis ao sal.

Fica claro portanto a importância de boa cobertura de mulching para auxiliar no melhor desenvolvimento dos tagetes, principalmente se associado a um bom processo de rega/irrigação (sem excessos ou deficiência).

Do mesmo modo, o cuidado com a qualidade de água, sem salinização ou química cuja adição casual ou proposital podem minimizar ou impedir o desenvolvimento dos tagetes, ou até mesmo matar o cultivo.

Veja também

Como Plantar Flores em Garrafa PET

Nos últimos anos, a preocupação com a sustentabilidade dos recursos materiais vem aumentando exponencialmente. As …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *