Home / Plantas / Como É a Flor da Gardênia? O Que Ela Representa?

Como É a Flor da Gardênia? O Que Ela Representa?

Em todo o mundo, as flores, além de sua beleza, escondem significados e mensagens inconfundíveis; descubra com mais amor a linguagem e o significado nascidos da gardênia.A atribuição de um significado simbólico às flores tem origens no passado distante. Na Grécia antiga, por exemplo, era comum que flores e plantas escondessem histórias tristes de ninfas ou jovens amantes. Desde a Idade Média e desde o Renascimento até as flores foram frequentemente atribuídos significados morais e edificantes.

Mas a linguagem floral provavelmente tem origens mais distantes, provavelmente do Oriente Médio e, em particular, da Pérsia. Na Turquia, a “linguagem das flores” era chamada “selam”. Foi a aristocrata inglesa Lady Mary Wortley Montagu, companheira do cônsul de Constantinopla, que espalhou essa tradição oriental na Europa. Uma linguagem particularmente complexa, pois inclui as variedades e cores, o número e a “idade” das flores.

Um Vocabulário Perfumado

Hoje,a linguagem das flores ficou um pouco perdida, é conhecida apenas em parte e de maneira fragmentária, muitas vezes tudo é resolvido com a rosa vermelha clássica, igual amor e paixão. No entanto, a linguagem das flores pode nos ajudar a expressar uma mensagem, um conceito, uma emoção melhor que mil palavras. Conhecer a linguagem das flores é também útil para evitar a má impressão de dar as flores erradas, arriscando ofender ou enviar mensagens enganosas.

Além do significado, algumas outras pequenas precauções devem ser levadas em consideração, como o número de flores que compõem um buquê e que sempre devem ser estranhas. A exceção diz respeito às rosas vermelhas: a regra do número ímpar também se aplica a elas, à qual se acrescenta a possibilidade de compor decks pela dúzia.

O Significado De Gardênia

Fascinante arbusto sempre-verde, aparece na Europa nos anos 700, importado da Ásia e das Índias. Em 1800, nenhum cavalheiro inglês poderia passar uma noite elegante sem ter fixado um na sua casa de botão. É caracterizada por folhas verdes escuras em forma de lança e oblongas e por flores brancas altamente perfumadas, brancas e grandes em forma de funil. Ela adora muito a luz, podendo ser exposta à luz solar direta ou em um local ligeiramente sombreado no verão. Das flores da gardênia, as essências odoríferas são usadas na perfumaria.O nome deriva do naturalista escocês Alexander Garden.

De acordo com a linguagem das flores, esta planta é um símbolo de sinceridade e pureza da alma. Mas, graças à sua história, é também um símbolo de elegância, associado à figura do “viveur”, um homem mundano que sempre a usava como uma casa de botão.A flor da Gardênia assume o significado da sinceridade e é dada de maneira especial àqueles que não acreditam que o doador tenha esse nobre modo de ser. As gardênias também são usadas para decorar igrejas durante um casamento. Nesse caso, assume o significado de alegria e pureza.

Significado De Gardênia
Significado De Gardênia

Em alguns países, a gardênia é o símbolo da beleza que desaparece. Este significado é provavelmente devido à aparência que a flor assume quando murcha. De fato, no final da floração, é amarrotada e opaca.No século XIX, as gardênias eram frequentemente usadas como peça de exemplo por nobres e aristocratas. As mulheres também o usavam, recebendo-o de presente dos pretendentes e carregando-o em suas roupas para ir ao teatro.

Características da Gardênia

A gardênia pertence à família Rubiaceae e é uma planta arbustiva nativa da Ásia e do sul da África. Existem pelo menos 250 espécies diferentes no mundo.As flores são brancas e muito perfumadas, lembrando muito as da Camélia, enquanto as folhas são brilhantes e verdes.Também produz bagas para espalhar as sementes.

Se deixar crescer ao ar livre, pode chegar a 2 metros de altura, enquanto no apartamento tende a crescer menos.Sendo uma planta tropical, não é adequada para todas as áreas, mas precisa de um clima fortemente úmido e com invernos não muito frios. Quando a temperatura não é ótima, a gardênia consegue sobreviver, mas não produz flores.

Flor Gardênia no Vaso
Flor Gardênia no Vaso

Espécies da Gardênia

A gardênia está espalhada no mundo com suas diversas espécies. Gardenia amoena: da China, Indochina e Índia. Semi-rústico, com névoa verde brilhante, produz flores brancas perfumadas .Gardenia grandiflora: nativa da Indochina, pedido de árvore obtida 3 m. de altura. Semi-rústico, com névoa verde brilhante, produz flores brancas perfumadas. Gardenia jasminoides G. Augusta: originária da China, mostra as espécies mais cultivadas (famosa por seu motivo decorativo).

Gardênia Tahitensis, do Taiti; também chamado Thiarè; se for uma espécie de tamanho médio, produz grandes flores em forma de estrela, muito ricas.Gardênia Thunbergiana: nativa da África do Sul, esta espécie possui um balancim vertical, sensível ao frio, com foguete verde brilhante, produz flores brancas perfumadas.

Cultivo de Gardênia

Cultivo de Gardênia
Cultivo de Gardênia

Para cultivar na gardênia, é necessário garantir que o solo em que decidimos plantar seja bem drenado, semelhante a uma vegetação rasteira e adequado para plantas acidófilas. É aconselhável realizar esta operação durante a primavera, de modo a adaptar a planta ao ambiente e ao clima favorável.Você deve considerar que no inverno a gardênia não tolera temperaturas abaixo de 10 °. Por esse motivo, se você mora em áreas muito frias, pode se organizar cultivando-o em uma panela para poder voltar ao apartamento durante o inverno. Como alternativa, recomenda-se repará-lo com folhas de plástico.

A planta não gosta dos raios diretos do sol ou das fortes correntes de ar; é preciso procurar uma área tranquila à sombra, talvez atrás de cercas ou muros baixos. Quanto às regas, estas serão regulares durante o verão e acompanhadas por uma vaporização direta nas folhas.Cuidado para não tocar as flores diretamente com as mãos, pois elas podem murchar. Durante o inverno, as regas serão reduzidas, pois o solo já está bastante úmido.

Se você optar por cultivar em vasos, mesmo nesse caso, precisará recriar um solo ácido: use areia, turfa e fertilizante ou, em alternativa, compre o solo pronto diretamente. No fundo do vaso, você irá colocar alguns fragmentos ou cascalho. Lembre-se de derramar fertilizante natural pelo menos a cada duas semanas.As regas devem ser regulares para garantir o grau certo de umidade, mas sem exagerar. As estagnações machucam todas as plantas, até a gardênia.

Escolha um canto do apartamento que seja brilhante, mas não exposto a correntes de ar ou calor, portanto evite janelas, portas ou radiadores. Quanto à planta do jardim, é aconselhável vaporizar as folhas até que apareçam as primeiras flores.

Veja também

Briófitas

O Que Significa Fase Dominante em Plantas?

Todos já sabemos que o número de espécies de plantas existentes no mundo é enorme, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *