Home / Plantas / Alamanda Azul: Nome Científico, Cuidados com a Flor e Fotos

Alamanda Azul: Nome Científico, Cuidados com a Flor e Fotos

A Alamanda Azul é um tipo de trepadeira e embora sua versão amarela seja a mais conhecida e famosa, algumas características entre sua irmã de cor amarela e ela, de cor azul, são semelhantes.

Além da característica e conhecida irmã “amarela”, há também outras cores e versões da alamanda, como a Alamanda-rosa, Alamanda-roxa ou Alamanda-de-jacobina, sendo essas tendo o nome científico de Allamanda blanchetti, também com as características de trepadeiras, mas com cores exuberantes nas tonalidades de rosa e roxo.

Características da Alamanda

A Alamanda apresenta bonitas flores durante todo o ano. A folhagem é bastante ornamental, composta de folhas verdes e brilhantes. Mas é uma planta tóxica, que deve ser mantida longe de crianças e filhotes de animais.

O nome científico da Alamanda é Allamanda cathartica.

Infelizmente, seu nome científico não é popular, portanto nomes populares em relação as cores ou nomes afetivos se transformaram em nomes mais populares para esse tipo de flor. A planta está inserida na família Apocynaceae e também está na categoria elementar das Trepadeiras.

O principal uso das alamandas está na decoração, sendo flores muito bonitas e que fazem muita diferença na decoração externa de ambientes. Mas existem outros usos das alamandas, conforme veremos no texto a seguir.

Cuidados no Cultivo da Alamanda

A planta deve ser cultivada preferencialmente sob sol pleno, embora consiga se desenvolver bem em todo clima brasileiro, mas tem preferência por climas mais quentes.

Também é necessário um local com boa drenagem.

A cova deve ter o tamanho de uma mão fechada. Nela deve ser colocada húmus de minhoca, folhas decompostas, bem como adubo orgânico e adubo granulado. Dessa forma, a planta terá muitos nutrientes, ganhando estabilidade.

É importante fazer um trabalho de condução, para que a alamanda cresça no local desejado. Para isso, podem ser utilizados fios de algodão, ou trelhiças, ou fios de aço entrelaçados, pesos a paredes ou muros.

Depois de germinada, é importante ter alguns cuidados com a alamanda, para que ela possa florescer de uma maneira bem bonita.

É importante realizar adubação anual, preferencialmente no inverno, para que seja absorvida da melhor forma. Se a alamanda estiver sendo cultivada em locais mais frios, é importante não exagerar em quanto se regra, devendo ser realizada somente em períodos sem chuvas. Já em regiões mais quentes, é importante regrar todos os dias, mas também suspender em caso de chuvas.

Alamanda Azul na Parede
Alamanda Azul na Parede

As podas podem ser feitas após a floração.

No caso, a reprodução das plantas ocorre por estacas de caule ou utilizando sementes.

Lembrando que a alamanda é uma planta com toxicidade, portanto cuidado deve ser tido para sua plantação, em relação à presença próxima de crianças ou filhotes de animais, portanto, estude bem onde as alamandas podem ser plantadas.

Curiosidades

Um a vez que possui princípios tóxicos, a alamanda tornou-se uma planta muito utilizada na fabricação de pesticida. O pesticida derivado da alamanda é muito eficiente para combater pulgões e cochonilhas.

Existe também um pesticida natural que pode ser feito a partir da alamanda. Veja a receita a seguir:

Pesticida Natural A Partir da Alamanda

  • Faça um chá a partir de folhas picadas de alamanda com água da seguinte forma: ponha água para ferve e assim que levantar fervura, acrescente as folhas picadas de alamanda e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos;
  • Depois de esfriar o chá, coloque o líquido em um aspersor com borrifador e levemente borrife todas as plantas individualmente. Lembrando que é importante que somente as plantas doentes sejam borrifadas, para que o pesticida natural acabe com a praga.
    Mulher Bebendo Chá de Alamanda
    Mulher Bebendo Chá de Alamanda

Uso Medicinal das Alamandas

As alamandas, por serem tóxicas, também podem ter uso medicinal. Conforme já descrito, a alamanda pode ser usada como pesticida natural.

Além disso, a alamanda pode ser usada para tratar sarna, provoca vômito e purgativa em doses bem baixas. É usada para eliminar vermes e como coadjuvante no tratamento para tumores hepáticos e problemas no baço.

Também é utilizada pra baixar a febre e também em casos de intoxicação por chumbo.

No caso do uso medicinal, faz-se o chá da casca ou da seiva da casca. Mas nunca ingira espontaneamente qualquer chá de uso medicinal sem indicação médica, uma vez que isso pode causar, nesse caso, desidratação, vômitos e diarreia.

O látex da planta é sua parte mais rica em toxicidade.

Resumo

  • A alamanda azul é uma flor belíssima, rara e possui irmãs de outras cores, como amarela, rosa e roxo;
  • Assim como as demais, a alamanda azul é uma trepadeira;
  • Possui características de toxicidade, podendo ser utilizada como pesticida natural atuando em plantas doentes com cochinilhas;
  • Por sua toxicidade, também pode atuar em outras condições medicinais;
  • Deve ser cultivada em locais com clima quente e bastante água, mas tomando cuidado para não encharcar;
  • Seu crescimento deve ser orientado com fios de algodão, fios de aço entrelaçado, em muros ou com estacas;
  • As podas podem ser realizadas após a floração;
  • Deve-se ter cuidado para manter a alamanda relativamente longe de crianças e filhotes, justamente pelo seu grau de toxicidade.

Gostou do texto? Tem algum conhecimento ou curiosidade sobre alamanda? Deixe seu comentário abaixo!

Veja também

Chá de Barbatimão Para Corrimento Vaginal Funciona? Como Fazer?

Muito comum na região do Cerrado do Brasil, o barbatimão (nome científico Stryphnodendron adstringens Mart …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *