Home / Plantas / Framboesa Preta: Características, Nome Científico e Fotos

Framboesa Preta: Características, Nome Científico e Fotos

A framboesa é uma fruta muito saborosa e utilizada em diversas receitas culinária. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa frutinha tão gostosa?

A espécie mais conhecida de framboesa (nome científico Rubus idaeus) possui os frutinhos vermelhos, mas saiba que existe uma framboesa que possui uma polpa mais escura. Estamos falando da framboesa preta, (também conhecida como framboesa negra) uma fruta que cresce em uma planta em formato de arbusto e possui um sabor inigualável.

Além de a fruta ser uma delícia, a framboeseira é amplamente utilizada na ornamentação de ambiente por possuir uma folhagem muito vistosa e bonita. Os seus galhos apresentam a cor branca e garantem aquele visual super diferente.

A planta possui muitos espinhos e por esse motivo pode ser usadas em cercas vivas, muros e demais locais que merecem proteção. Além dos jardins, elas podem ser cultivadas com facilidade em vasos e jardineiras.

A framboesa preta possui um leve sabor ácido e sua cor é mais escura que a framboesa tradicional. Ela pode ser consumida in natura ou usada para doces, bolos, geleias e diversas receitas. Mesmo possuindo uma origem na Europa, a planta conseguiu se desenvolver muito bem em terras brasileiras, já que necessitam de muito sol para crescer plenamente.

Cultivando Framboesa Preta

A planta exige poucos cuidados, mas gosta de solos drenados e ricos em matéria orgânica. A framboeseira precisa de intenso acesso aos raios solares para se desenvolver, portanto, cultive-a no máximo em meia sombra, ok?

Outro cuidado importante é lembrar-se de podar a árvore. Os frutos geralmente aparecem no mês de novembro, mas podem também surgir  durante outras épocas do ano. A framboesa é frequentemente confundida com a amora, já que as duas frutas se parecem muito.

Caso você more em regiões que a incidência de chuvas seja alta, fique atento para que a planta não sofra com o excesso de água. A framboesa preta é uma das espécies da planta que mais exigem cuidados, já que atraem muitas pragas. Portanto, muita atenção para evitar que as doenças se espalhem na framboeseira.

Framboesa Preta

A reprodução pode ser feita por meio de mudas que são encontradas com muita facilidade em lojas especializadas em jardinagem. Evite plantar a árvore nas proximidades de outras plantas que também produzem frutas vermelhas, já que a adaptação pode ser complicada.

Lembre-se que a árvore demora um pouco para começar a crescer efetivamente. Priorize o plantio na estação da primavera para que possam colher os frutos saudáveis. Como a fruta é sensível, preste muita atenção na forma da colheita para evitar que ela seja machucada.

E não esqueça: a framboeseira adora o sol. Os raios precisam atingir a planta de forma direta para que ela possa se desenvolver plenamente.

Benefícios da Framboesa Preta

Estudos revelaram que a framboesa preta pode auxiliar na prevenção do câncer no intestino. Devido a suas propriedades antioxidantes, a fruta pode ser muito benéfica para a redução e aparecimento de tumores.

OS testes foram realizados em ratos e provaram que a fruta proporciona a inibição de uma proteína que ocasiona o crescimento do tumor. Portanto, a fruta é muito utilizada e indicada para a manutenção os níveis saudáveis de nutrientes no nosso corpo.

Por possuir poucas calorias, a fruta também é um alimento excelente para aquelas pessoas que estão fazendo dietas restritivas. A framboesa proporciona saciedade e possui  grande quantidade de proteína,  garantindo  aquela energia a mais para a prática de atividades físicas.

Essas frutinhas também são ricas em fibras e podem auxiliar com problemas gastrointestinais e na eliminação de toxinas do corpo. Outro benefício da framboesa preta é a melhoria no sistema de defesa do nosso corpo. Rica em vitaminas ela pode evitar que você adquira doenças viróticas como gripes e resfriados.

Mas não acaba por ai! A framboesa pode ser uma aliada no combate ao envelhecimento auxiliando a evitar o aparecimento de rugas e a proporcionando a produção de colágeno. Alguns cremes que encontramos no mercado utilizam a fruta em suas composições. A visão também pode ser beneficiada com o consumo desta saborosa frutinha, já que ela pode prevenir doenças como a degeneração macular.

Curiosidades Sobre a Framboesa

Confira algumas curiosidades sobre a framboesa:

  • Muita gente confunde a framboesa com a amora, mas vamos ensinar de uma vez por todas como diferenciar essas frutas: a parte de dentro da framboesa é oca e a da amora é inteira. Além disso, a amora é menos ácida em seu sabor e possui um gosto mais forte.
  • Na cozinha prefira utilizar a framboesa em combinação com pratos doces, como por exemplo, em sobremesas. Abuse no uso da fruta nos bolos, caldas, geleias e recheios! O resultado certamente será muito satisfatório e delicioso!
  • Outra forma menos comum de utilização da fruta é em forma de sucos e vitaminas. Experimente batê-la com um pouco de água ou leite e aproveite o sabor doce e refrescante da combinação.
  • A venda de framboesa é em geral muito difícil devido à sua fragilidade. São frutas que devem ser manuseadas com muito cuidado para evitar que sejam contaminadas com mofo ou excesso de umidade. Uma boa alternativa é realizar o cultivo da fruta na sua própria casa.

Ficou alguma dúvida sobre as características, benefícios e forma de cultivo da framboesa preta? É só nos deixar um comentário nos contando que teremos o maior prazer em ajudar! Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais e de continuar acompanhando novos textos aqui no Mundo Ecologia.  Ficaremos sempre felizes com a sua visita! Até a próxima!

 

Veja também

Briófitas

O Que Significa Fase Dominante em Plantas?

Todos já sabemos que o número de espécies de plantas existentes no mundo é enorme, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *