Home / Plantas / Qual o País de Origem do Amendoim? Qual a sua Família?

Qual o País de Origem do Amendoim? Qual a sua Família?

O amendoim é um alimento muito popular em todo o mundo. No artigo de hoje vamos contar um pouco sobre a história e origem dessa oleaginosa que faz tento sucesso compondo diversas receitas. Vamos conferir?

Alguns estudos relatam que a utilização do amendoim pelo homem é muito antiga. Existe a hipótese de que eles eram consumidos a mais de três mil anos antes de Cristo por índios que habitavam a região andina da América do Sul (Paraguai, Peru, Argentina). O nome do amendoim surgiu da língua tupi (mani) e significa “enterrado”.

O amendoim é amplamente utilizado em receitas tipicamente brasileiras, como por exemplo, em pratos que costumamos consumir nas festas juninas. Quem nunca se deliciou com uma paçoca, pé-de-moleque, além de bolos e doces feitos com esse alimento?

Mas foi somente com o início das expedições para a América que o amendoim teve sua expansão para os demais continentes. Não demorou muito para que a África, Ásia e Europa conhecessem essa riqueza e começassem a desenvolver a produção do amendoim. Mas foi nos Estados Unidos que o  consumo do amendoim teve um estímulo ainda mais intenso: com a crise, os governantes incentivaram a substituição da manteiga por uma pasta feita com a oleaginosa.

Até hoje o produto é amplamente utilizado nas casas americanas e se transformou em uma verdadeira tradição no país.

Classificação do Amendoim

A planta possui o nome cientifico de Arachis hypogaea L. e pertencem à família Fabaceae, também conhecida como a família das leguminosas. Dentre os parentes do amendoim podemos citar: o feijão, o angico e a soja. Existem mais de setenta espécies de amendoim que são cultivados em diversas regiões da América do Sul e em todo o planeta.

No nosso país, o amendoim é produzido com mais frequência do estado de São Paulo, que concentra boa parte da produção no Brasil. O produto  é utilizado para consumo interno, mas também exportada para outros países.

Amendoim Características

Devido ao seu sabor marcante, o amendoim é amplamente utilizado nas receitas brasileiras. Os índios que viviam em regiões da América do Sul e Central já cultivavam essa leguminosa há anos, sendo ela base da produção de paçoca  antes mesmo da chegadas dos colonizadores.

Expansão do Amendoim

Com a descoberta do amendoim pelos colonizadores, a leguminosa foi levada para ser cultivada em terras africanas. Não demorou  e o amendoim ganhou popularidade passando a ser ingrediente essencial nas comidas africanas. O amendoim chegou a ser considerado, inclusive, um alimento santificado. Com o mercado de venda de escravos, ele também se popularizou por diversos locais do mundo.

A popularização do amendoim nos Estados Unidos se tornou ainda mais intensa devido a destruição das plantações de algodão após a guerra civil. Assim, os agricultores optaram por cultivar o amendoim para tentar recuperar o prejuízo. Além disso, era muito comum o incentivo do consumo de pasta de amendoim por parte dos médicos americanos. Como o alimento é muito nutritivo, os profissionais apostavam no seu consumo para auxiliar em uma dieta saudável.

Nos dias atuais, os principais produtores de amendoim são: China, Índia, Estados Unidos e Nigéria.

Benefícios do Consumo do Amendoim

O consumo de amendoim pode ser muito benéfico para a saúde dos seres humanos. Como ele é rico em gorduras boas pode ser um aliado na prevenção de doenças cardíacas. Ele possui  antioxidantes e nutrientes muito importantes para o funcionamento do nosso corpo.

Estudos mostram que o amendoim possui uma substância chamada fitoesteróis, que é responsável por diminuir em mais de 30% o crescimento de tumores. A pesquisa mostrou que pacientes que consumiam o amendoim tinham melhoria no que diz respeito ao crescimento dos tumores.

Outro grande benefício do consumo da leguminosa é a proteção que ela pode fornecer para o controle do colesterol ruim. O amendoim também pode auxiliar na prevenção de doenças como arteriosclerose e diabetes.

Verdade e Mentiras Sobre o Amendoim

  • Não é verdade que o amendoim é responsável pelo aumento de peso. Ele realmente possui um alto teor calórico, mas se consumido em porções corretas não engorda. Além disso, a sua grande concentração de nutrientes pode ser essencial para o bom funcionamento do corpo. Portanto, é mito que o amendoim proporciona o aumento de peso.
  • O amendoim pode ocasionar alergia em algumas pessoas. Fique atento para sintomas após o consumo da leguminosa! Eles costumam aparecer com mais frequência após o consumo do amendoim torrado. Em caso de suspeita de alergia ao amendoim um médico deve ser consultado para uma avaliação mais precisa. Portanto, é verdade que o amendoim pode causar alergia.
  • A sabedoria popular dissemina que o amendoim é um poderoso afrodisíaco e pode ser usado para aumentar a libido. Entretanto, não existem comprovações científicas sobre essa situação. O que de fato acontece é que ele possui alguns componentes que podem auxiliar o fluxo de sangue e proporcionar mais vigor sexual.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a origem, classificação cientifica e benefícios do amendoim, que tal inclui-lo na sua dieta? Você certamente não vai se arrepender, pois além de delicioso, ele pode trazer muito benefícios para a sua saúde.

Convidamos você a continuar acompanhando nosso site! Aproveite para compartilhar nossos artigos nas suas redes sociais. Diariamente trazemos novidades e curiosidades sobre o mundo dos animais, das plantas e da natureza em geral.

Caso queira deixar algum comentário ou  alguma sugestão de conteúdo é só utilizar nosso espaço de comentários que fica logo abaixo.

Veja também

Briófitas

O Que Significa Fase Dominante em Plantas?

Todos já sabemos que o número de espécies de plantas existentes no mundo é enorme, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *