Home / Plantas / Como Plantar a Capuchinha, Cultivar, Podar e Fazer Mudas?

Como Plantar a Capuchinha, Cultivar, Podar e Fazer Mudas?

A chagas (lat. Tropaeolum), ou capuchinho, é uma planta herbácea, da qual existem cerca de 90 espécies. A planta de capuchinha é nativa da América do Sul e Central, mas se estabeleceu em nossas latitudes por um longo tempo e é confiável, porque é caracterizada por sua despretensiosidade, propriedades populares de cura e características de sabor. O principal é que uma flor de chagas com sua longa floração pode decorar qualquer local, mesmo o jardim mais sofisticado.

  • Plantio: semeando em campo aberto no meio do final de maio ou semeando para mudas em abril, seguido pelo plantio de mudas no solo na primeira década de junho.
  • Iluminação: luz solar intensa.
  • Solo: reação leve, não muito fértil, bem drenada e levemente ácida.
  • Rega: desde o início da estação de crescimento – regular e abundante, durante a floração – à medida que o solo seca.
  • Cobertura: 1 vez por semana antes da floração com fertilizantes de potássio e fósforo. Nitrogênio não é necessário. Desde o início da floração, a alimentação é interrompida.
  • Reprodução: sementes e mudas.
  • Pragas: pulgões, mariposas de repolho, brancos, ácaros.
  • Doenças: podridão cinzenta, ferrugem, mosaico viral, manchas negras no anel e murcha bacteriana.

Capuchinho

Os capuchinhos, anuais e perenes, geralmente são cipós com caule suculento e, às vezes, arbustos. As folhas são mais frequentemente lobadas, alternadas, marginais inteiras, palmate ou tireóide. Flores – simples, duplas e semi-duplas – de formato irregular, perfumadas, zigomórficas, bissexuais, axilares, constituídas por cinco (às vezes mais) pétalas, como muitas sépalas, um tubo em forma de funil com néctar. A cor das flores é mais frequentemente vermelha ou amarela.

A fruta consiste em três lóbulos enrugados em forma de rim, em cada um dos quais amadurecem as sementes arredondadas em forma de rim. Flores e caules têm propriedades curativas e também são de interesse de especialistas em culinária. zamaniha: propriedades e contra-indicações, plantio e cuidados Chagas crescentes a partir de sementes Sementeira de Chagas A capuchinha se propaga de maneira semeada, e até mesmo um iniciante pode lidar com isso. Grandes sementes de chagas são semeadas diretamente em campo aberto, em meados ou no final de maio, quando as últimas geadas passam.

Em buracos de até dois centímetros de profundidade, localizados a uma distância de 25 a 30 cm um do outro, as sementes de chagas são colocadas de maneira aninhada – 3-4 peças por buraco. Se houver possibilidade de queda da temperatura noturna, cubra a área semeada com filme plástico ou outro material de cobertura e use apenas água morna para irrigação. Em uma semana ou duas sessões aparecerão. plantando e cuidando de uma cosmea – tudo que você precisa saber.

Mudas de Chagas

A chagas também é cultivada em um método de mudas que permite a floração mais precoce do que no caso de semear diretamente no solo. Para isso, use xícaras de turfa ou xícaras com fundo retrátil, nas quais as sementes de 2-3 peças de abril a maio são semeadas a uma profundidade de 2 cm.

Mudas de Chagas
Mudas de Chagas

A temperatura na sala com mudas deve ser de 20 a 22 ºC. Certifique-se de que as mudas tenham luz suficiente, porque a falta de iluminação as faz esticar e, depois de pousar no local, ficam doentes por um longo tempo e não florescem. O sistema radicular da chagas é fraco, e a superfície das folhas é bastante grande; portanto, para não ferir as raízes, as mudas não são mergulhadas e transplantadas para o solo com um caroço de terra, diretamente no vidro. Plantação de chagas Quando plantar chagas O desembarque de chagas é realizado nos primeiros dez dias de junho. Destaque um local em seu jardim bem iluminado e protegido do vento, porque na sombra a chagas não floresce com tanta abundância quanto com boa iluminação.

O solo no local deve ser levemente ácido, com boa drenagem, leve e fértil. Em solos orgânicos ricos, as plantas ficam verdejantes, mas não querem florescer; em solos muito pobres, as flores de chagas não são tão bonitas, as folhas são pequenas e as hastes parecem nuas. Em solos úmidos estagnados, a chagas apodrece.

O plantio de mudas é realizado em conjunto com um pedaço de terra e, se você plantou sementes em vasos de turfa, seguiu junto com os vasos para evitar a quebra ou a quebra de raízes frágeis. Dependendo do tipo de chagas, a distância entre as amostras deve ser de 20 a 40 cm e, pela primeira vez, é recomendável cobrir o plantio à noite. As chagas florescem em um mês e meio.

Cuidado

O cuidado da chagas consiste em capinar o local e regar as plantas. A rega regular e abundante é muito importante no início do crescimento; quando a chagas floresce, a área deve ser regada apenas quando o solo seca: se o solo estiver úmido o tempo todo, a planta ficará verde luxuriante, mas haverá poucas flores.

É necessário remover as flores secas em tempo hábil, a menos que você precise de sementes, mas para coletar sementes para o próximo ano, basta deixar apenas alguns ovários para amadurecer. A chagas semanal é alimentada com fertilizante de potássio e fósforo até que ela floresça. Fertilizantes de nitrogênio de chagas não são necessários.

Propagação

Além do método de sementes para propagação da chagas, também é utilizado um método vegetativo – estacas . As estacas são enraizadas em areia ou água molhadas. Na maioria das vezes, as variedades de capuchinha são propagadas, cujas sementes são difíceis de encontrar em floriculturas. O método vegetativo permite salvar espécies e características varietais durante a reprodução.

Pragas

A chagas não é apenas bonita, mas também muito útil. Mas as doenças das chagas são às vezes afetadas, em primeiro lugar, como o murchamento bacteriano, expresso no enfraquecimento das folhas inferiores e depois murchando toda a planta. Ou podridão cinza, manifestada por manchas marrons secas nas folhas. De tempos em tempos, manchas marrons ou pretas de ferrugem ou manchas manchadas de mosaicos aparecem nas folhas da chagas. Em caso de dano a essas doenças, as amostras infectadas devem ser removidas e queimadas, e as plantas saudáveis ​​devem ser tratadas com preparações especiais que destroem os patógenos.

Pragas
Pragas

Sementes de Chagas

Se você quiser criar, poderá coletar as sementes de chagas. À medida que as flores desbotam, ocorre o amadurecimento das sementes. Deve-se lembrar que as sementes de todos os tipos de chagas têm tempo para amadurecer até a geada, a única exceção é a chagas estrangeira. Quando as sementes amadurecem, elas se tornam esbranquiçadas do verde e, facilmente separadas do pedúnculo, caem no chão.

Sementes de Chagas
Sementes de Chagas

Portanto, tenha cuidado e tente ter tempo para coletá-los antes que eles desmoronem. As sementes maduras são armazenadas em caixas de papelão. As sementes de chagas estrangeiras são colhidas imaturas e amadurecem em casa.

Veja também

História da Flor Pentstemon, Significado, Origem da Planta e Fotos

As flores são muito usadas pelas pessoas, seja para o paisagismo, para o uso medicinal, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *