Home / Plantas / Flor Áster Branca: Preço, Como Comprar e Onde Comprar

Flor Áster Branca: Preço, Como Comprar e Onde Comprar

A flor áster branca é uma tipo de planta herbácea pertencente à grande família do girassol. Originária da região temperada da Eurásia, cerca de 600 espécies já foram reconhecidas como plantas ásteres antes de implementarem  o método molecular moderno de análise.

Entretanto, segundo o sistema classificatório mais recente, somente 180 espécies agora detém a especificação.

A flor áster branca cresce em solo úmido, mas bem drenado nas áreas que podem fornecer bastante sol. Muitos indivíduos cultivam e utilizam a áster para fins decorativos há pelo menos cerca de 4.000 anos.

Esta flor é bastante amplamente cultivada e bem popular nos jardins por conta de suas pétalas belas. Também é frequentemente usada no preparo de diversos arranjos e buquês.

Que tal conhecer um pouco mais à respeito dessa planta linda? Continue lendo o artigo até o final e descubra onde, como e por quanto adquirir.

A Aparência da Flor Áster Branca

Essa é uma planta que floresce do final do verão ao final do outono. A flor áster branca varia de 1 a 5 cm de largura, com muitas pétalas finas e longas. Como membro da família Asteraceae ou Compositae, elas têm cabeças de flores compostas. Cada flor é, na verdade, um grupo de flores menores, consistindo de pétalas ao redor do disco (o centro).

Aparência da Flor Áster Branca
Aparência da Flor Áster Branca

Enquanto as ásteres são geralmente uma planta de ramificação, elas vêm em uma variedade de formas e alturas. Isso permite que cumpram muitos papéis diferentes no jardim. Assim, são desde plantas de borda compacta até delicadas flores centrais.

Usos da Áster

Como fonte de alimento, a flor áster é inestimável ​​para pássaros, mamíferos e insetos. O néctar e o pólen dessa planta são uma importante fonte de alimento também para borboletas, mariposas e abelhas, quando a maioria das outras flores já terminou a floração.

Se a flor áster branca for plantada em seu jardim saiba que os pássaros vão adorar. Além de irem até ela para aproveitar o banquete, enfeitarão seu jardim no outono e inverno.

Flor Áster Branca em Jardins
Flor Áster Branca em Jardins

Os seres humanos também fizeram uso de ásteres ao longo dos séculos. Diz-se que índios americanos se camuflavam com o perfume da flor para simular o cheiro emitido pelos cervos.

Eles também usaram diferentes partes da planta por suas habilidades de cura. Pelo menos uma espécie – a áster de folhas grandes – é conhecida por ter partes comestíveis.

Cuidado com a Flor Áster Branca

Cuidar de uma flor áster branca é bem fácil, desde que a planta esteja em seu ambiente preferido. As variedades anãs devem ter espaçamento de pelo menos 30 cm, e as variedades altas de até um metro de distância.

Ásteres mais altas podem precisar de apoio, dependendo do local onde estão e das espécies. Nesse caso, misture-a com plantas que tenham caules altos e fortes ou estique-a usando um graveto e um barbante. Você pode camuflar a estaca cercando a flor áster branca com plantas de tamanho médio.

Como na maioria das plantas perenes, dividir um grupo de ásteres mantém a aparência saudável e bonita. É preciso fazer isso cada dois a três anos, ou quando o centro parecer estar morrendo. A divisão mais indicada é no início da primavera ou no final do outono, depois que terminarem a floração. Deve-se remover o centro e replantar as divisões jovens.

O adubo e muitos outros fertilizantes orgânicos de liberação lenta nutrem a planta e os organismos do solo que a mantém saudável. Isso é diferente dos fertilizantes químicos, que geralmente repelem ou matam os aliados invisíveis.

Significados da Flor Áster Branca

A flor áster branca, além de muito bonita, possui vários significados diferentes.

Entre eles estão:

  • Esse nome “áster” vem da língua grega e quer dizer “flor estelar”, por conta do formato das suas flores;
  • A flor do áster era considerada sagrada pelos antigos romanos e gregos, que a utilizava como enfeite dos altares em homenagem aos deuses;
  • Antigamente, acreditava-se que os perfumes vindos de folhas queimadas repeliam as serpentes;
  • Na época da guerra, a flor áster branca foi colocada sobre os túmulos dos soldados franceses no intuito de homenageá-los;
  • As ásteres simbolizam a paciência, o amor, a lealdade, a luz, a sabedoria e o poder.

Lenda da Flor Áster Branca

Há muitas lendas romanas e gregas associadas a essa flor. No entanto, a lenda mais popular vem dos índios americanos, os Cherokees. Diz-se que algumas tribos se puseram em guerra devido à disputa de território.

Durante os confrontos, praticamente todos os integrantes de uma das aldeias foram assassinados. Restaram apenas duas moças, irmãs, que permaneceram no bosque. Uma usava vestido amarelo e a outra azul.

Muito traumatizadas com aquela tragédia, as moças fugiram para as montanhas procurando a “Senhora das Ervas”. Essa mulher era conhecida devido ao seu dom em fabricar poções mágicas extraídas de plantas.

Lenda da Flor Áster Branca
Lenda da Flor Áster Branca

Quando chegaram ao local, já estavam muito cansadas e acabaram adormecendo em cima da relva. A Senhora das Ervas possuía o dom da previsão das coisas. Ao ver as irmãs dormindo, previu que alguns guerreiros que tinham destruído a aldeia delas as estavam procurando.

Para ajudá-las, a mulher jogou poção mágica em cima delas e as cobriu com folhas. No outro dia, as meninas haviam se transformado em flores. Uma delas parecia uma estrela pequena e a outra era a flor áster branca com tons dourados.

Preço da flor:

O preço é variável, podendo ser encontrada por um valor médio de uma flor  por 5,00 ou 3 flores por 10,00.

Como Comprar a Flor Áster Branca

Você pode comprar a flor, a muda ou a semente, se estiver disposto a ter um jardim. Existem vários sites no Brasil com entrega para qualquer Estado. Também é fácil encontrar a espécie nas floriculturas de bairro.

Onde comprar?

Como dito acima, existem vários sites que oferecem a flor, a muda e a semente para venda. Pode ser encontrada em floricultura, pois são muito usadas na confecção de arranjos e buquês.

Cuidados ao Ganhar ou Adquirir a Espécie

Quando já tiver a sua flor áster branca em mãos, siga algumas dicas:

  • Cuidados iniciais – Ao receber as flores, retire a embalagem, corte 2 cm da base das hastes utilizando uma faca ou tesoura afiada;
  • Limpeza – Retire as folhas que ficarão submersas na água para evitar proliferação de bactérias. Com o passar do tempo, algumas flores e folhas podem murchar. Assim, retire-as com uma tesoura.
  • Manutenção – Substitua a água do vaso a cada 2 dias. Lave-o a cada troca de água. Não faça borrifações sobre as flores.
  • Luz – Mantenha sua planta em local fresco e bem iluminado, mas não a exponha diretamente ao Sol.

Agora que você já conhece um pouco mais a respeito da flor áster branca está animado para ter um exemplar em sua casa? Não se esqueça que, além de linda, essa planta traz muitos significados interessantes.

Veja também

Como Fazer Mudas de Hibisco por Estaquia?

As plantas e flores têm diversos usos possíveis na civilização mundial, havendo diferentes formas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *