Home / Plantas / Como Fazer Estaquia de Rosas

Como Fazer Estaquia de Rosas

Para fazer mudas de rosas por estaquia, você não vai precisar de muito esforço. Vamos te ensinar um método fácil e muito eficiente para multiplicar suas mudas.

Caso você tenha um estilo de vida mais sustentável opte por reutilizar garrafas como, por exemplo: pet ou caixinhas de leite. Sem demora, veja logo abaixo como o processo é fácil e rápido!

Como eu Posso Fazer uma Estaquia de Rosas?

Primeiramente, faça um corte horizontal no inicio ou no meio da garrafa.

Logo após pegue uma tesoura, faca ou prego. Caso queira facilitar ainda mais o processo esquente a ponta da faca com um isqueiro e faça furos no fundo da garrafa.

Com a garrafa em mãos e já com os furos, ponha uma mão cheia de pedriscos ou argila expandida para que haja uma boa drenagem.

As roseiras preferem um solo mais argiloso e normalmente com o pH mais ácido do que comparado às outras plantas.

Caso você tenha só um tipo de terra não se preocupe, pois isso não é uma regra. Coloque sua mistura de terra dentro do recipiente e pegue sua estaca.

Para ter uma boa estaca é necessário de no máximo 25 a 30 centímetros.

Estaquia de Rosas

Depois de ter retirado um pedaço para ser feita sua estaquia, coloque canela em pó na ponta do galho que foi cortado. Utilizando essa técnica, você evita que bactérias e fungos se propaguem na sua planta e ajuda na cicatrização.

Certifique-se que a muda esteja com o corte bisel nas duas pontas. Não é nada mais que um corte na diagonal. Esse tipo de corte faz com que a chuva bata nas plantas escorra até a terra.

Desse modo, você faz com que a água não fique parada no galho, não deixando com que a planta apodreça. Uma dica para as pessoas que não utilizam luvas é que tire todos os espinhos da sua estaca para que não haja cortes em sua mão.

Quais são os Modos para Fazer Estaquia?

Existem três tipos mais comuns, são eles que nós iremos apresentar para você.

Primeiro Modo

O primeiro é pegando sua muda e já pondo na terra. Faça um furo na terra com o dedo e depois coloque a estaca.

Depois de maneira firme empurre bastante a terra até ficar bem dura.

Fazendo Estaquia de Rosas

Nunca deixe de apertar a terra envolta da muda, pois se ela ficar muito solta pode ser que as raízes se quebrem com o movimento frouxo da planta.

Segundo Modo

A segunda maneira é pegar a muda, e com o auxílio de uma faca afiada, faça um corte na vertical de onde está saindo um galho.

Exemplificando: Na sua estaca a três galhos muito pequenos e o galho da ponta de baixo está mais próxima ao corte. Então, você vai fazer um corte na vertical no meio da muda, bem perto do galho.

Dessa maneira você esta facilitando a roseira de criar mais brotos. De preferência, corte todas as folhas para evitar que ela perca muita água. Caso ainda queira, deixe poucas folhas no topo da muda.

Pegue um litro de água e coloque algum tipo de fertilizante enraizador. Ponha suas estacas e deixe por pelo menos dez minutos. Este processo deixa as estacas mais fortes para o plantio. Com as mudas prontas, retire-as da água e plante num recipiente.

Terceiro Modo

E a terceira maneira de se fazer estaquias de rosas, é utilizando a ajuda de uma batata. Pode-se utilizar qualquer tipo dela.

O primeiro passo é cortar a ponta do legume, para que ela não brote junto com sua roseira. Se você não cortar a ponta, ela pode brotar e matar sua muda. Para este método funcionar, é crucial iniciar com este corte.

Agora faça dois furos no meio da batata, fazendo com que dê para enxergar o outro lado. Coloque os pedriscos no recipiente, depois um pouco de terra, e então coloque a batata no meio.

Agora pegue sua estaca e posicione no meio do buraco que você fez no alimento. Logo após, termine de colocar a terra e não se esqueça de deixá-la bem firme.

Este método não força a rosa diretamente, pois ele força a batata, fazendo com que a ela apodreça e preserve sua rosa assim gerando os brotos.

Como Usar os Fertilizantes?

Apesar dos modos serem simples, muita gente encontra certa dificuldade em coloca-los em prática. Cremos que, com tudo que foi apresentado aqui, sua vida na jardinagem ficará muito mais simples!

Outro empecilho que as pessoas enfrentam é na hora de inserir os fertilizantes. Caso você faça parte deste grupo, veja a seguir o que deve ser feito:

Coloque uma tampinha do produto para um litro de água. Logo quando você rega suas mudas, o produto também permanece no solo.

Lembre-se que esse produto só se deve usar na primeira vez que for regar suas mudas! Existem enraizadores orgânicos, que pode ser fabricado em casa feito com sementes de lentilha ou outras plantas.

Como é uma parte bem importante, sempre use algum tipo de enraizador. Assim você acelera o processo da criação das mudas e a deixa mais forte.

Modos de Plantar

De preferência em plantar duas estacas em cada recipiente, pois caso uma não pegue a outra ainda pode dar boas raízes.

Cuidados que Devem ser Tomados

Um dos cuidados que você deve ter com sua estaquia, é mantê-la sempre bem molhada e bem úmida. Além disso, preserve a sua muda em um local com bastante luz e que ela fique na sombra o tempo todo.

Caso tenha feito isso, pronto! O plantio da sua estaquia ou também conhecido como ponta de galho e ponta de estaca está feita.

Agora não é necessário ter muita pressa, em no mínimo quinze dias algum broto vai aparecer na sua estaca.

Após esses primeiros quinze dias, você já pode colocar sua muda nos primeiros raios de sol, no máximo três horas por dia e apenas pela manhã.

Depois de mais quinze dias fazendo isso, você pode ir aumentando o tempo que sua muda toma sol. Não deixe de mantê-la sempre úmida e com a terra firme!

Após dois meses já vai ser possível enxergar vários brotos em suas extremidades.

Maneiras de se Decorar

Se for mantê-la em um vaso pequeno, sempre que achar necessário faça a poda de sua planta. Roseiras crescem bastante e vai ocupar mais espaço do que você imagina.

Com roseiras, o ambiente fica sempre fica mais bonito é uma linda maneira de se decorar seu jardim. Caso deseje mantê-la dentro de casa, lembre-se sempre de retirar os espinhos.

Outro modo é depois que sua estaquia brotar, você retirá-la do recipiente e colocar com cuidado na terra ou em um vaso maior.

Sempre tomar o devido cuidado para não prejudicar a planta, certifique-se que há muitos brotos e a planta esteja firme para que ela resista ao transporte.

Veja também

Flor de Pessegueiro: Época de Florada, Características e Fotos

O Brasil é um país com uma grande variedade de espécies quando nos referimos à …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *