Home / Plantas / Tudo Sobre a Framboesa: Características, Nome Cientifico e Fotos

Tudo Sobre a Framboesa: Características, Nome Cientifico e Fotos

De coloração vermelho escuro, a framboesa é uma fruta bastante suculenta e doce. Originária da Ásia, a fruta possui hoje mais de duzentas espécies espalhadas por todo o mundo.

Além disso, a fruta é rica em sais minerais e nutrientes essenciais para nosso corpo, sendo uma ótima opção na hora do lanche.

Nesse artigo, falaremos um pouco mais sobre a fruta, seu nome científico e também algumas de suas características. Acompanhe.

Características da Framboesa

A framboesa, ou Rubus Idaeus, como é conhecida cientificamente, é uma fruta com sabor muito suave e adocicado. A planta é da família das rosáceas e tem suas origens nos campos da Ásia, nas montanhas do Mediterrâneo e também na Europa, sendo que seus primeiros relatos datam da era pré-cristã, na Ásia Menor.

A framboesa cresce a partir de um arbusto e não de uma arvore, assim o framboeseiro é de estatura pequena, medindo entre 30 e 50 centímetros de altura. O peso da framboesa varia de 2,5 a 5 gramas. Trata-se de uma fruta bastante delicada, de sabor doce e um pouco ácido e com um aroma bem característico. Devido à delicadeza do fruto, o manuseio deve ser feito com muito cuidado, além de que é preciso evitar ao máximo mexer ou pegar o fruto para que o mesmo não fique amassado u sujo.

É preciso também ter muito cuidado no cultivo da framboesa, devendo dar muita atenção no seu preparo. Como é uma planta típica de climas temperada, é necessário, no mínimo, 700 horas de exposição ao frio, com temperatura menor que 7ºC. a safra de framboesa acontece entre dezembro e janeiro e a planta é de fácil multiplicação. Para isso, é necessário fazer o desarranjo dos arbustos a cada três ou quatro anos.

No desarranjo, retira-se mudas, as quais devem ser levadas para um outro local para sua produção não ser prejudicada devido a possível disputa de ramos. Após um ano e meio das mudas serem plantadas em seu local definitivo, elas começam a produzir frutos, desde que o solo esteja fértil e bem adubado.

Diferença Entre Fambroesa e Amora
Diferença Entre Framboesa e Amora

Por muitos, a framboesa é confundida com a amora, devido a semelhança na aparência de ambas, porém uma não tem nada a ver com a outra, visto que a framboesa é mais delicada, oca por dentro e a amora não precisa de baixas temperaturas para se desenvolver.

A framboesa apresenta muitos benefícios, porém a venda do produto in natura é muito pequena, pois a maior parte da produção da fruta é destinada para fabricação de geleias, doces, sorvetes, sucos, licores e demais produtos industrializados.

Variedades de Framboesas

As diversas variedades de framboesa são divididas em frutas tradicionais, grandes e reparadas. As tradicionais se diferem pela confiabilidade, pois se adaptam facilmente a climas e tem poucas exigências quanto ao solo. Os frutos grandes possuem caules fortes, com frutos grandes e perfumados. Já as framboesas reparadoras têm duas colheitas por estação e deixam de produzir no inicio das geadas. Além disso, as variedades se diferem também por sua cor, qualidade, período de maturação e também quanto à resistência às pragas.

Variedades de Framboesas
Variedades de Framboesas

As variedades também se dividem em amadurecimento tardio e precoce:

  • Cascade: variedade de amadurecimento precoce, com tamanho médio que reduz seus níveis de produção na seca, sendo suscetível a manchas. Com arbusto pouco espinhoso que mede cerca de 200 centímetros e com frutos de sabor agridoce que pesam 3,5 gramas.
  • Cumberland: resiste moderadamente ao frio e gelo, bem como a doenças e pragas. Trata-se de uma variedade de amadurecimento precoce.
  • Rubi: Apesar de resistir ao gelo, essa variedade de amadurecimento tardio é suscetível a alguns danos. A planta pode medir ate 1,8 metros, enquanto as frutas são de forma opaca, com 3,5 gramas.
  • Mirage: Variedade de amadurecimento tardio resistente a pragas, com arbusto de tamanho médio. As frutas são grandes e pesam cerca de gramas.

Maiores Produtores

O mundo todo produz framboesa, sendo que a Rússia é o país que mais produz. Em segundo lugar está a Servia, depois Montenegro, Estados Unidos e Polônia.

Na América do Sul também há produção da fruta, sendo o Chile o maior produtor. No Brasil, inicialmente a produção era apenas para consumo próprio dos imigrantes alemães e hoje é produzida em grande escala para fins comerciais, principalmente em Campos do Jordão, SP. De lá, o fruto é levado para Minas Gerais e Rio Grande do Sul, principalmente, para as agroindústrias da região.

Produção de Framboesa no Brasil
Produção de Framboesa no Brasil

O fruto vem ganhando espaço no mercado nacional, pois muitos vêm se interessando pela framboesa devido a seus diversos benefícios. Inclusive, o Brasil importa a fruta do Chile, devido à produção nacional não ser suficiente para abastecer as indústrias locais.

Principais Benefícios da Framboesa

  • Previne o Câncer: alguns de seus nutrientes têm um papel muito importante para ajudar a reduzir o estresse oxidativo, que desenvolve as células cancerosas. Assim, a fruta auxilia a prevenir câncer de mama, de cólon de próstata e colo de útero, por exemplo.
  • É antioxidante: esse é um dos seus principais benefícios. Por ser antioxidante, ajuda a melhorar a pele, diminuindo o envelhecimento e ainda ajuda a eliminar rugas. Também ajuda a prevenir o corpo de várias doenças, além de fortalecê-lo.
  • Protege os olhos: a framboesa é capaz de proteger a visão de a degeneração macular devido a seus nutrientes e vitaminas.
  • É anti-inflamatória: a fruta ajuda a reduzir o crescimento de fungos e bactérias no corpo bem como a evitar danos às células. Ela pode ainda reduzir febres, alergias, diarreia, alivia a bexiga e previne infecções urinárias.
  • Controla diabetes: como possui baixo índice glicêmico, ajuda a quebrar o carboidrato e retarda a liberação de açúcar no sangue. Além disso, sua casca possui muitas fibras, ajudando a manter o nível ideal de açúcar no sangue.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a framboesa, seu nome científico e suas características, que tal saber mais sobre o mundo das plantas, da natureza e dos animais? Nosso site tem tudo que você precisa saber! Não deixe de nos acompanhar.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *