Home / Plantas / Nomes de Rosas com Fotos

Nomes de Rosas com Fotos

A utilização e apreciação de flores pelos humanos já ocorre há muito muito tempo. Sempre tivemos um fascínio pela sua beleza e também pela sua utilidade em diversas áreas. Uma das espécies de flores mais antigas datadas pelo homem, e que há muito tempo está na lista das favoritas, é a rosa.

As rosas sempre fizeram parte de grandes jardins de reis e imperadores, mostrando o poder que essas rosas sempre exalaram. Apesar de estarmos acostumados com o mesmo tipo de rosa, existem diversas espécies de rosas pelo mundo, cada uma com suas próprias características.

No post de hoje, iremos mostrar um pouco mais sobre algumas rosas, contando sobre seu nome, características e muito mais, tudo isso com fotos!

As Rosas

Como já dito anteriormente, a rosa é uma das flores mais conhecidas e que vem sendo cultivada desde a Antiguidade pelo homem, mas que diretamente na natureza é muito mais antiga. Elas marcaram eventos de extrema importância na história mundial, e hoje em dia costumam marcar a relação de amor e apaixonados. Uma simples forma de declaração utilizada em muitos casos, não somente para namorados.

Elas fazem parte do gênero Rosaceae, no qual possui cerca de mais de 100 espécies. Elas são solitárias, logo, só se encontra uma única flor, a quantidade de pétalas nela varia de espécie para espécie, começando normalmente em 5 e podendo passar de 45. As folhas são simples, e costumam estar em pares paralelas uma a outra, uma em cada lado. Além disso, algumas possuem espinhos na extensão do caule, enquanto outras não.

A coloração mais conhecida da rosa é, contrariamente ao seu nome, a vermelha. Entretanto, é possível encontrar diversas outras cores como preto, amarelo, rosa, branca, azul e outras. Isso porque elas foram sofrendo evolução e alterações com o tempo, principalmente através dos cruzamentos mais diferenciados acontecidos. Para nós, cada rosa representa um sentimento. Por exemplo:

  • Rosas brancas indicam inocência, pureza e paz.
  • Rosas “rosas”: indicam muito o feminino, até o útero em algumas culturas.
  • Rosas vermelhas: paixão e amor.
  • Rosas laranjas: entusiasmo e desejo.
  • Rosas azuis: confiança, harmonia e afeto.
  • Rosas verdes: esperança.

Chrysler Imperial

Descoberta em 1952 nos Estados Unidos, mais especificamente na Califórnia. São de uma espécie muito famosa, e podem chegar a medir 2 metros de altura. As flores são grandes, com cerca de 50 pétalas por flor, e de uma cor avermelhada escuro bem bonita. Outro ponto forte dessa flor é o seu cheio. Possui uma fragrância bem forte.

Raramente, é possível encontrar essas flores em pequenos grupos, mas normalmente estão solitárias, como ocorre na maioria das espécies de roseiras existentes. Começa a florescer na primavera e vai até o verão. No Brasil, sua produção não é em larga escala, comparada aos países da América do Norte.

Toque de Classe

Essa rosa possui um nome que carrega dois títulos muito importantes. O primeiro, é que a Sociedade America da Rosa declarou que ela era a melhor rosa híbrida do mundo. Ser uma flor híbrida, quer dizer que ela veio do cruzamento entre duas espécies diferentes de rosas. O segundo título, é que ela é muito resiste a doenças.

Foi registrada no ano de 1984 e sua beleza chama muita atenção. A flor abre em um espiral perfeito, o mais bonito e bem feito de todas as rosas. Suas pétalas possuem uma coloração meio rosa alaranjado nas pontas, e perto do “miolo”, um rosa mais creme. São 30 pétalas por flor, e elas são solitárias.

A roseira pode medir até 1,20 metros de comprimento e são boas e utilizadas principalmente para uso ornamental. Um porém, é que apesar de serem lindas, não são tão cheirosas. Seu perfume é bem fraco, e se não sentir bem de perto, passa até mesmo despercebido.

Espírito da Paz

Espírito da Paz
Espírito da Paz

Diferente das duas rosas anteriores, essa teve sua origem na França. Seu nome é de muita importância, pois foi nomeada em comemoração ao 50 aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. Logo, sua data de registro é do ano 1995. Ela carrega consigo o significado de termos sempre o espírito da paz dentro de nós.

Sua coloração é de um rosa não muito forte, e seu aroma é bem diferente. O aroma é como se fosse mel puro, e é bem forte e perceptível por qualquer um que passe por perto. Outro ponto positivo é que ela possui um formato praticamente perfeito. A roseira pode chegar a medir 1,50 metros de comprimento.

É muito recomendada para plantar, pois além de seu significado, tem diversas qualidades e facilidades na hora do plantio. E claro, possui uma beleza e fragrância única que irá deixar seu dia ainda melhor. Podem ser plantadas em vasos médios, e precisam dos mesmos cuidados que qualquer outra rosa comum.

Ameixa Aromática

O nome parece ser muito estranho, correto? Afinal, por que dar o nome de uma rosa, com uma fruta? A resposta está em sua fragrância. A flor possui um aroma bem forte e adocicado, como uma fruta, parecido com a ameixa. Essa rosa é datada de 1990, e são ótimas para serem flores de corte.

Cada rosa possui de 20 a 25 pétalas, que são bem largas, se abrem de forma elegante. Sua coloração no centro é de lavanda, enquanto que vai escurecendo para suas pontas. Esse fator também colaborou para serem chamadas de ameixas. Seu caule, diferente de muitas espécies de rosas, quase não possuem espinhos. E a roseira pode chegar a medir 1,20 metros de comprimento, e são flores perenes, ou seja, florescem o ano todo.

Esperamos que o post tenha te ensinado mais sobre algumas rosas existentes pelo mundo. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e de deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Leia mais sobre rosas e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Para que Serve o Suco da Berinjela? Como Preparar Passo a Passo

Berinjela Vinda da Índia e consumida há mais de quatro mil anos, berinjela é conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *