Home / Plantas / Araça Goiaba: Pé, Características, Benefícios E Nome Científico

Araça Goiaba: Pé, Características, Benefícios E Nome Científico

No post de hoje iremos falar sobre uma árvore que quando olhamos um de seus vários nomes populares, não a reconhecemos de imediato, mas é extremamente popular aqui no Brasil. Iremos falar sobre a araçá goiaba, suas características, nome científico, alguns de seus benefícios e muito mais. Continue lendo para aprender mais sobre essa incrível planta.

Características Gerais Araçá Goiaba

O nome araçá goiaba na realidade é um dos nomes menos utilizados para designar essa planta, juntamento com os nomes araçaíba, araçá das almas, guiaba, guava, pereira e outras. É o nome goiabeira pelo qual essa árvore é mais conhecida. Ela é nativa da América, menos nos países Canadá e México. Sua chegada no Brasil se deve provavelmente aos pássaros que traziam e espalhavam as sementes. No restante do mundo, os colonizadores que levavam. É frutífera tropical, e dá a famosa fruta goiaba, que conhecemos e consumimos em grande escala no Brasil. Essa araçá apresenta três variedades bem semelhantes na maioria de suas características: a cujavillum, guajava e minor.

É uma árvore semidecídua, que tem porte entre pequeno e médio, e normalmente não passa de 6 metros de altura. Seu tronco é tortuoso, com uma casca lisa, quanto mais velha a árvore vai ficando, o tronco vai soltando pequenas lâminas finas de cor acastanhada. Os ramos são quadrangulares. Já as folhas possuem uma cor verde clara, quando ainda são jovens, suas nervuras são bem marcadas, e de cor mais forte. Elas podem ter até 12 centímetros de comprimento.

As flores não são muito chamativas, tem a coloração branca e são pequenas, formadas somente durante a primavera. São solitárias, e possuem uma boa quantidade de estames longos. O mais conhecido desse araçá é a fruta que ele possui, a goiaba. São bagas verdes quando ainda estão jovens, e que ficam amarelas quando maduras, com uma casca rugosa. Sua casca é amarga, enquanto que a polpa tem um gosto mais doce e é suculenta, de cor branca ou vermelha, e cheia de sementes. O fruto tem entre 10 a 12 centímetros. Essa fruta costuma ser muito atacada por bicho da goiaba e larvas de moscas. Você pode come-la in natura, mas também em sucos, doces e geleias e outros.

É uma planta que gosta de solos úmidos e férteis, ricos em matéria orgânica e com um bom sistema de drenagem. Por isso, ela consegue se desenvolver em diversos tipos de solos, e em climas que vão desde equatorial até o subtropical. Entretanto, não conseguem suportar geadas nem climas secos demais. O local que a árvore araçá deve estar deve ter sol pleno, e ela possui um ciclo de vida perene. Suas podas são feitas para a formação da copa e também para a frutificação, somente nesses momentos. A reprodução dessa árvore pode ser feita através de sementes, mas normalmente é feita pela enxertia e estaquia.

Classificação E Nome Científico Da Araçá Goiaba

A classificação científica é uma forma que os cientistas encontraram para definir e organizar os seres vivos semelhantes desde categorias mais abrangentes, até as mais específicas. O nome científico é um dos mais específicos para designar esse ser, sendo o primeiro nome representando o gênero e o segundo a espécie em si. Veja a seguir a classificação da araçá goiaba:

  • Reino: Plantae (plantas);
  • Divisão: Magnoliophyta;
  • Classe: Magnoliopsida;
  • Ordem: Myrtales;
  • Família: Myrtaceae;
  • Gênero: Psidium;
  • Nome binominal, espécie, nome científico: Psidium guajava.

Benefícios Da Araçá Goiaba

Araçá Goiaba Vermelha no Pé
Araçá Goiaba Vermelha no Pé

A araçá goiaba ou simplesmente goiabeira é cheia de benefícios para nós seres humanos e outros animais. Além de ter uma fruta deliciosa, essa fruta também é boa para nosso organismo. Servindo de tratamento para alguns problemas digestivos, como a diarreia, por conter uma ótima quantidade de vitaminas e minerais. Para isso, você pode comer a fruta in natura, ou simplesmente fazer um chá com as folhas da araçá. Para quem tem problemas de intestino, ou um sistema muito sensível, é preciso evitar a fruta. Em excesso, ela pode provocar prisão de ventre.

Outro de seu uso medicinal, e também através do chá, é para ajudar a tratar inflamações na boca e garganta. Nesses casos, um simples gargarejo com o chá das folhas já consegue ajudar. Lavagens locais de úlcera utilizam da mesma forma para seu tratamento. Em casos de inchaços e hemorragias no útero, seu consumo ajuda, pois possui uma ação diurética e anti hemorrágica. Ajuda no processo de emagrecimento, por conter uma boa quantidade de fibras; possui licopeno e polifenóis, que são grandes antioxidantes aliados ao combate e prevenção de vários câncer; tem vitamina A que ajuda na saúde dos olhos e vários outros benefícios.

Para quem sofre com ansiedade, ou estiver com crises de estresse e nervosismo, a goiaba pode ser uma grande aliada também. Ela é utilizada como relaxante, um calmante, por possuir o sal mineral magnésio em uma ótima quantidade. A melhor forma de conseguir esse efeito é através do chá das folhas. Essa fruta também tem uma ação antibiótica e cicatrizante. Além da utilização na medicina, a araçá goiaba é uma árvore que fornece uma boa madeira para nós. Bem dura e compacta, utilizada bastante para produzir moirões, alguns cabos de ferramentas, lenha e outros semelhantes.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre a araçá goiaba, suas características, nome científico e benefícios. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre araçás e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Chá de Gengibre Para Gripe Funciona? Como Fazer?

A gripe é causada por um vírus que se chama influenza. Em algumas ocasiões podem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *