Home / Plantas / Para Que Serve O Sabonete De Calêndula? Quais Propriedades?

Para Que Serve O Sabonete De Calêndula? Quais Propriedades?

O sabonete de calêndula é feito com o uso de flores! Mas, não qualquer flor! Isso mesmo – ele é feito com flores de calêndula que possuem propriedades realmente diferenciadas!

Isso porque esse sabonete pode ser um grande aliado para quem deseja minimizar não somente a oleosidade da pele como também ajuda a elevar potencialmente a tonicidade.

Vale salientar que a calêndula é bastante conhecida como a famosa “mal me quer” e até mesmo pode ser confundida de maneira recorrente com a margarida.

Essa é uma planta que acabou se tornando muito famosa por conta de suas diversas propriedades antissépticas e até mesmo cicatrizantes. Ela pode ainda agir de forma a manter uma boa ativação da circulação.

Por ser também adstringente e regeneradora, a calêndula é de fato uma flor ideal para diversos produtos de beleza, principalmente os sabonetes! Sem contar que seu uso contribui com o controle de infecções e escoriações.

Quer saber mais sobre os diferenciais do sabonete de calêndula e as suas grandes propriedades e indicações de uso? Então você está no lugar certo!

Continue acompanhando agora mesmo o conteúdo desse artigo e entenda mais a respeito!

O Sabonete De Calêndula É Muito Indicado Para Peles Que Tenham Espinhas, Sabia?

Sabonete De Calêndula
Sabonete De Calêndula

Isso mesmo! Se você tem a pele muito oleosa ou com acne, não é preciso pensar duas vezes ou ficar sempre em busca de diferentes tipos de produtos para tentar minimizar isso! O sabonete de calêndula poderá ser de grande valor!

Além disso, podemos citar o própolis, que é outro item muito difundido por ser um excelente antibiótico de caráter totalmente natural e que ainda apresenta uma forte ação bactericida.

A união desses dois elementos, ou seja, da calêndula com o própolis permite, de maneira geral, a obtenção de uma pele uma cicatrização bem mais eficiente e rápida – ou seja, algo importante para quem tem acne!

Outro ponto importante a ser salientado, é que quando esses dois componentes são unidos ao enxofre, a condição da pele pode  der ainda mais interessante – você poderá prevenir espinhas e acnes e ter uma pele muito mais bonita!

Quer mais frescor para a pele? Sem problemas! A dica é ainda investir que o produto tenha essência de hortelã!

A recomendação é que se use esse tipo de produto por no máximo 3 vezes por semana!

Conheça Uma Receita Simples De Sabonete De Calêndula!

Sabonete de Calêndula Natural
Sabonete de Calêndula Natural

Para poder fazer um sabonete de calêndula caseiro você precisará de alguns ingredientes básicos. Confira abaixo quais são eles:

  • 30 ml de extrato de própolis
  • 10 ml de extrato de calêndula
  • Entre 30 até no máximo 50 ml de essência de hortelã
  • Duas colheres (sopa) de pétalas de calêndula (elas precisam ser desidratadas)
  • 30 g de enxofre farmacêutico.
  • Glicerina para o preparo do sabonete

Aprenda a preparar seu sabonete:

Primeiramente você deverá derreter a glicerina para começar a preparar seu sabonete! Assim que você retirar a glicerina do fogo já inclua de imediato o extrato e também as pétalas de calêndula.

Feito isso, aguarde até que o conteúdo esfrie bem! Em seguida, misture separadamente todos os demais extratos – na sequência, despeje a mistura na glicerina.

É importante lembrar que o enxofre precisa ser muito bem misturado (dissolvido) na glicerina!

Em seguida, despeje toda essa mistura em uma forma e aguarde até que a mesma seque. Isso deve demorar uma média de 3 horas mais ou menos.

Agora deixe o sabonete curar e tenha o cuidado de protege-lo com uma embalagem – pode até mesmo ser papel alumínio se você quiser!

Pronto! Você acaba de fazer seu próprio sabonete de calêndula caseiro e poderá começar a aproveitar todo o potencial dessa poderosa mistura! Sua pele certamente irá ficar muito mais saudável e bonita!

Mais Informações Sobre As Propriedades Da Calêndula Que Todo Mundo Precisa Saber!

Como já ficou evidente até aqui, as propriedades da calêndula são realmente variadas e muito eficientes!

Ela possui ação adstringente, antiabortiva, analgésica, anti-inflamatória, antifúngica, cicatrizante, calmante, antialérgica, antiviral, contribuir para regular o fluxo menstrual, tonifica a pele e é ainda bactericida!

Em suma, a calêndula é considerada uma planta medicinal, também chamada por muitas pessoas de “bem me quer, mal me quer”, bem como confundida com a margarida.

Seu uso é sempre muito indicado para o tratamento da pele, e isso inclui até mesmo medidas para minimizar os sintomas decorrentes de psoríase e queimaduras!

Para quem não sabe, o nome científico dessa planta é Calêndula officinalis e pode ser comprada em diferentes locais, principalmente se tratando de lojas focadas em produtos naturais, farmácias de manipulação e até mesmo em alguns mercados e feiras livres!

Outras Maneiras De Usar A Calêndula Que Muitas Pessoas Nem Sequer Imaginam!

Calêndula no Vaso
Calêndula no Vaso

Embora o sabonete de calêndula seja uma das maneiras mais eficientes de ter acesso a todo o potencial da planta, há outras maneiras de adequá-la no seu dia a dia!

Nesse caso, as partes mais usadas da calêndula são as folhas, caules e folhas – essas partes podem ser usadas para o preparo de chás, infusões, pomadas, banhos, cataplasmas e até mesmo tinturas.

  • A infusão de calêndulas:

Se você quiser fazer uma infusão deverá separar duas colheres de sopa das flores da calêndula em uma xícara de chá com água fervente. Deixe descansar a mistura por cerca de 5 minutos aproximadamente. Depois, é só coar e beber ½ xícara de manhã e outra a noite!

  • O cataplasma de calêndula:

Para promover o preparo aqui você deverá amassar as flores e também as folhas em um pano devidamente limpo (recomenda-se o uso de uma gaze). Coloque essa “pasta” sobre a ferida ou até mesmo acne, permitindo uma atuação de cerca de 30 minutos!

Por último, mas não menos importante, é fundamental destacar que a flor da calêndula não possui efeitos colaterais confirmados, ou seja, esse é outro grande ponto positivo!

Há apenas uma contraindicação a respeito do seu uso – segundo especialista, o recomendado é que mulheres gestantes evitem o seu uso, porém, pode ser interessante conversar com o médico a respeito desse ponto!

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *