Home / Animais / O Que são Rédeas? Pra quê Elas Servem? Qual a Utilidade?

O Que são Rédeas? Pra quê Elas Servem? Qual a Utilidade?

O equipamento para cavalos como sela, rédeas, cabeceira, cabrestos, suporte, arnês, gamarra, cobertores e outros devem ser da mais alta qualidade, tanto em materiais quanto em acabamentos. Isso é útil para a segurança do cavaleiro e para o conforto do cavalo.

O que são Rédeas? Para que Elas Servem? Qual a Utilidade?

Em montaria ou equitação, rédeas são a mesma coisa que arreios; são os acessórios usados por cavalos durante a sua utilização como animais de estimação. A sela, os estribos, a cabeceira, o cabresto, as rédeas, a mordida, os arreios, os martingales e os peitorais são todos arreios ou rédeas.

As rédeas são um elemento básico da equitação. Cavaleiros experientes são capazes de dar instruções ao cavalo apenas mudando o peso do seu corpo; iniciantes usam rédeas para controlar a marcha do cavalo. As principais características das rédeas devem ser resistência e funcionalidade.

Definindo as Rédeas Especificamente

As rédeas consistem em suspensórios, tiras de couro ou cordas presas às extremidades do bocal e que são seguradas pelo condutor ou motorista. As rédeas são os meios pelos quais o cavaleiro ou o motorista comunica os comandos direcionais à cabeça do cavalo. O puxão nas rédeas pode ser usado para diminuir a velocidade ou parar o cavalo.

Os cantos da boca do cavalo são sensíveis; portanto, a tração nas rédeas atua na boca, que por sua vez atua lateralmente na cabeça do cavalo e, dessa forma, o cavalo é controlado. Em algum tipo de equipamento, pode haver alguns anéis de apoio que guiam as rédeas nas costas do cavalo. Todos os tipos de rédeas, se mal mantidos, estão sujeitos a consumo e quebra, portanto, é necessário nunca negligenciar a limpeza do equipamento.

Cavalos, Rédeas e Carroça
Cavalos, Rédeas e Carroça

Quando desenhar uma carroça coberta ou uma carroça pesada, pares de cavalos são usados, geralmente as rédeas são conectadas à extremidade externa das bocas de cada um dos pares, enquanto as extremidades internas das boquilhas são unidas por uma tira de couro ou de uma corda. Uma rédea pode ser presa a um cabresto para guiar um cavalo manualmente ou guiá-lo em círculo para fins de treinamento.

As rédeas não devem escorregar das mãos do cavaleiro, não devem quebrar, mesmo se sujeitos a tração pesada (por exemplo, devido à queda do cavaleiro), não devem se deformar com o uso, o desgaste tende a alongá-los e isso comprometeria a segurança a cavalo. O tamanho das rédeas deve levar em consideração o tamanho do cavalo e do cavaleiro.

O material mais adequado e mais utilizado para a fabricação de rédeas é o couro, para naturalidade, resistência e elegância. Também existem rédeas em algodão, nylon, borracha ou feitas com combinações de diferentes materiais. Cada material é adequado para certos usos, enquanto não é recomendado para outros. Em condições padrão, o ideal é o uso de rédeas em couro liso (não trançado) coberto de borracha na parte da alça.

A Importância da Sela no Cavalo

As selas são os assentos do cavaleiro e existem muitos tipos de selas, cada uma projetada para uma tarefa específica. O principal material que compõe a sela é o couro, que deve ser de excelente qualidade na sela, ao longo dos anos é submetido a inúmeros maus-tratos.

A estrutura da sela é chamada arcione. Tradicionalmente, o arco é feito de madeira. Hoje também é construído inteiramente ou com peças de aço, devido às suas características de resistência. Dessa maneira, a resistência do selim aumenta consideravelmente, principalmente para aqueles que tendem a maltratar um pouco seus equipamentos. De fato, a queda da sela pode quebrar o arco de madeira. Obviamente, o aço aumenta o peso da sela, reduzindo sua elasticidade e diminuindo o desempenho.

A Importância da Sela no Cavalo
A Importância da Sela no Cavalo

No entanto, a experimentação é contínua e no mercado existem selas com selim também em outros materiais. Selas com braços de fibra de carbono são encontradas no mercado, o que garante leveza e não deformabilidade. Apesar dos avanços tecnológicos e do uso de diferentes materiais, o barril de madeira é sempre a melhor escolha.

É muito importante aprender a selar e selar o cavalo corretamente, para não correr o risco de causar medo e recusa. Ao errar esses dois procedimentos, é possível causar tormentos dolorosos no cavalo, feridas causadas pelo atrito repetido de algumas partes da sela na pele do cavalo ou feridas. A sela deve estar sempre limpa e a sela ajustada às costas do cavalo.

Outros Suportes de Rédeas para o Cavalo

Os estribos são os suportes para os pés dos ciclistas, que estão pendurados nos dois lados da sela. São anéis, geralmente em metal, com fundo plano, pendurados ao lado da sela, nos quais o ciclista pode inserir e descansar o pé. No campo militar, é a mais importante das inovações, pois garante maior estabilidade e, portanto, permite movimentos mais complexos.

Ao mesmo tempo, no entanto, os estribos são perigosos porque o pé pode ficar preso ao segurá-lo, mesmo quando o cavaleiro é jogado fora. Devido a esse perigo, os suportes de segurança foram desenvolvidos nos tempos modernos, com uma forma que o pé do cavaleiro pode escorregar facilmente ou fechar de um lado com um elástico e ganchos de segurança para os estribos, que eles permitem que eles se soltem da sela em caso de acidente.

As cabeceiras e amarras são ferramentas consistem em um conjunto de cintas que abraçam a cabeça do cavalo e que são usados para comunicação com o animal ou pelo menos controlá-lo. As cabeceiras incluem um bocal conectado às rédeas e são usadas para montar ou guiar um cavalo atacado. Os cabrestos, por outro lado, não têm boquilhas, têm um uso mais genérico e geralmente são equipados com ataques para liderar o cavalo (em particular, o cavalo de carga) ou para amarrá-lo.

Um bocal é um pedaço de metal colocado na boca do cavalo; Às vezes, pode ser feito de outros materiais. O bocal é colocado em um espaço existente atrás dos dentes da frente, dos incisivos e na frente dos dentes posteriores, dos dentes da mastigação. As boquilhas proporcionam diferentes graus de comunicação e controle com o cavalo, com base em sua conformação e na habilidade do cavaleiro.

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *