Home / Plantas / Nectarina Branca de Guapiara: Características, Muda e Fotos

Nectarina Branca de Guapiara: Características, Muda e Fotos

As nectarinas são uma fruta deliciosa que cresce no verão com uma colheita de outono, semelhante aos pêssegos. Eles geralmente são um pouco menores que o pêssego médio e têm uma pele lisa. Os usos das nectarinas também são os mesmos dos pêssegos. Eles podem ser consumidos frescos, assados em tortas e sapateiros e são uma adição doce e saborosa a uma salada de frutas.

O Cultivo de Nectarina sob Clima Subtropical

O conhecimento da adaptabilidade e estabilidade da produção de frutos em diferentes locais ou anos é crucial para aumentar o potencial de produção agrícola. Os estados do sul do Brasil compõem a região com a maior tradição de cultivo de nectarina no país. No entanto, novas cultivares, menos exigentes ao frio e novas tecnologias no manejo das culturas têm permitido o cultivo em regiões de clima subtropical e invernos amenos.

No entanto, ainda é necessário o desenvolvimento de cultivares com melhor qualidade de fruto. No Brasil, as características associadas à qualidade do fruto da nectarina, incluindo massa fresca do fruto, razão entre o teor de sólidos solúveis e a acidez titulável e a duração do ciclo estão entre os principais objetivos dos programas de melhoramento.

Na nectarina, no pêssego e em outras espécies, a interação entre genótipos e ambientes tem papel fundamental na expressão fenotípica. O desempenho diferencial dos genótipos em diferentes ambientes, ou seja, a interação genótipos x ambientes, resulta em alterações nos valores das diferenças entre os genótipos de um ano para outro.

Essa inconsistência no desempenho da cultivar em resposta a estímulos ambientais dificulta a identificação de cultivares adaptadas e estáveis. Quando existe interação significativa entre genótipos e ambientes, usa-se técnicas para identificar genótipos adaptados e estáveis a ambientes específicos. A análise de adaptabilidade e estabilidade são procedimentos estatísticos que permitem, de alguma forma, identificar cultivares de desempenho mais estável e que respondem previsivelmente às variações ambientais.

Existem métodos que permitem avaliar o padrão de resposta de cada cultivar, considerando as variações ambientais. Nesse caso, para cada genótipo, é realizada uma regressão linear simples da variável dependente em relação ao índice ambiental, definido como a média de todos os genótipos no ambiente e cujas estimativas indicam a qualidade dos ambientes estudados.

A escolha do método de análise depende dos dados experimentais, especialmente aqueles relacionados ao número de ambientes disponíveis, à precisão necessária e ao tipo de informação desejada. Entretanto, os pesquisadores geralmente preferem as metodologias que permitem fácil interpretação dos resultados e, ao mesmo tempo, permitem a identificação dos genótipos superiores com os respectivos graus de adaptabilidade e estabilidade fenotípica.

Cuidado Sazonal das Árvores de Nectarina

O cuidado com as árvores de nectarina nas áreas mais ao sul inclui rega diligente durante as estações quentes. Como os pêssegos, as novas variedades de nectarinas são auto-frutíferas; portanto, você pode cultivar uma única árvore e produzir frutos sem um polinizador. Para qualquer colheita de frutas bem-sucedida, é necessário muito planejamento e manutenção. Isto é verdade para o cuidado de árvores de nectarina. O cuidado das árvores de nectarina requer certas etapas em cada estação para a colheita ideal.

Para qualquer colheita de frutas bem-sucedida, é necessário muito planejamento e manutenção. Isto é verdade para o cuidado de árvores de nectarina. O cuidado das árvores de nectarina requer certas etapas em cada estação para a colheita ideal. O cuidado com as árvores de nectarina na primavera inclui várias aplicações de spray fungicida para evitar a podridão marrom.

Uma a três aplicações são padrão como parte dos cuidados com as árvores de nectarina, mas em áreas ou estações chuvosas, mais aplicações podem ser necessárias. O cuidado das árvores de nectarina no final da primavera ou no verão inclui aplicações de fertilizantes nitrogenados. Você pode usar ureia, esterco podre ou fertilizante químico e água no poço. As árvores jovens precisam de metade da fertilização que as árvores mais velhas e maduras.

Ao cultivar árvores de nectarina, a prática o familiarizará com quais aplicativos funcionam melhor em seu pomar de nectarina. Outra tarefa de verão, como a dos pêssegos, é diminuir os frutos do cultivo de árvores frutíferas com nectarina. Nectarinas finas, de tamanho de mármore, a 15 cm de distância, para nectarinas maiores e menos quebra de membros devido ao peso das frutas em crescimento. Os membros também devem ser afinados durante a dormência no inverno.

Isso ajuda a controlar a quebra e incentiva mais produção de frutas. Outro elemento essencial da poda é deixar apenas um único tronco no cultivo de árvores frutíferas com nectarina. Mantenha a área sob a erva daninha livre dentro de um espaço de 90 cm. Aplique cobertura orgânica de 08 a 10 cm de profundidade; não coloque mulch contra o tronco.

Remova as folhas do chão depois de caírem no outono para evitar doenças. Um spray de cobre será necessário no outono para evitar o fungo do orifício de injeção. Aprender a cultivar nectarinas é uma tarefa de jardinagem que vale a pena. Frutas frescas de sua colheita abundante que não são usadas imediatamente podem ser enlatadas ou congeladas.

Nectarina Branca de Guapiara: Características, Muda e Fotos

A nectarina variedade branca de guapiara é uma cultivar desenvolvida no Instituto Agronômico de Campinas, São Paulo. É um aperfeiçoamento genético feito para resistir as condições climáticas mais amenas e foi conseguida através do cruzamento de pessegueiros locais com cultivares de nectarina norte americanas, mais precisamente dos laboratórios da Flórida, principal importadora de nectarinas para o Brasil.

A fruta surgiu desde a década de 1970 e permaneceu a partir daí ganhando melhor aprimoramento para atingir os requisitos ideais e satisfatórios, apresentando assim um fruto de paladar suave e adocicado em uma polpa branca e caroço solto. Sem exigir temperaturas mais frias a nectarina branca de guapiara tornou-se uma ótima opção de cultivo nas regiões paulistas de invernos suaves, bem como outras regiões de climas semelhantes como Minas Gerais.

Fotos

Sua predecessora de origem foi resultado de um cruzamento inicial com pessegueiros e adições das híbridas Colombina vs Supermel. Quando atingiu o ápice do experimento, recebeu seu nome ‘Branca de Guapiara’ em função de sua polpa branca e Guapiara como homenagem ao município paulista que é um dos principais municípios de cultivo de árvores de pêssego e nectarina do Estado, graças a seu clima propício.

A fruta é considerada não muito grande para um bom padrão de nectarina, circular alongada, de marcação discreta em uma pele lisa amarela esverdeada, com manchas principais vermelha rosadas. A polpa é branca, como já dissemos, com um teor doce muito pouco ácido mas agradável e suculenta, textura de qualidade e caroço sem aderência. Não deve em nada, portanto, as cultivares importadas e atende ao mercado local e internacional com garantia de sucesso.

Veja também

Tabela De Ciclo Da Soja Precoce

A soja precoce, basicamente é uma variedade que desenvolve o ciclo entre o plantio e a colheita em um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *