Home / Plantas / Como Plantar Manacá da Serra Anão?

Como Plantar Manacá da Serra Anão?

Essa é uma planta ornamental linda e super queridinha dos brasileiros, por isso é uma das mais vendidas no nosso país. O manacá da serra anão por exemplo é a versão menor do que a tradicional que pode alcançar os 12 metros de altura.

Essa planta é muito utilizada em projetos por arquitetos, seja em casas ou em cidades, já que trazem um ambiente mais alegre e colorido para todos e não possui raízes que possam trincar calçadas, por exemplo. Basta um pequeno passeio pelo seu bairro para encontrar diversos desses nas calçadas e nos quintais ou colorindo uma praça. Se isso te animou a ter um manacá da serra em casa, saiba que além de incrível ela também é fácil de ser cultivada. Por isso trouxemos diversas dicas importantes para te ajudar.

Como Plantar Manacá da Serra Anão?

Manacá da Serra
Manacá da Serra

Você pode plantar o seu manacá diretamente no solo ou em um vaso da sua preferência.

  • A primeira coisa é comprar uma muda dessa planta em uma loja de flores, escolha uma muda bem saudável,
  • Escolha o local onde deseja plantar o seu pé de manacá,
  • O local deve receber bastante sol durante o dia,
  • Abra um berço e adicione adubos orgânicos, como por exemplo esterco de gado ou húmus de minhoca,
  • Coloque a muda bem no meio da abertura que você fez,
  • Cubra agora os pés da sua muda com a terra,
  • Pode regar a sua planta até que o solo fique úmido, nunca encharcado.
  • Uma dica importante na hora da compra da muda é não comprar se ela estiver dentro de viveiros climatizados, pois elas podem não sobreviver na sua casa.

Plantando Manacá da Serra Anão em Vaso

Saiba que você pode ter essa linda planta em um vaso na sua casa, vai deixar sua varanda muito mais colorida e alegre. Confira nossas dicas.

  • Escolha uma muda fresca e bem bonita,
  • Escolha um vaso bonito e grande,
  • Adquira um substrato enriquecido com matéria orgânica,
  • Escolha algumas pedras comuns e pedras naturais para ajudar na drenagem,
  • Recorte um pedaço de não tecido permeável para drenagem também,
  • Adquira também cascas de pinus.

Preparando o Vaso

Manacá da Serra
Manacá da Serra

Agora chegou a hora da montagem, no fundo do seu vaso você vai colocar primeiro as pedras, por cima delas vai colocar o não tecido. Por cima coloque o substrato escolhido, até a metade do vaso. Abra um berço e no meio dele coloque a sua muda com cuidado, continue então adicionando o substrato até quase o topo do vaso, mas deixe uns dois dedos de folga. Por cima de tudo acomode as cascas de pinus.

Saiba que essa planta precisa de muita umidade, por isso é importante regar para manter a terra úmida, além disso fique de olho se perceber flores e folhas murchas, pode ser falta de água. Em períodos mais quentes do ano é necessário regar diariamente. Deixe o seu vaso em um local aberto onde ele possa receber a luz do sol de forma direta.

Jardim Colorido

Manacá da Serra
Manacá da Serra

Todo mundo adoraria ter um jardim multi colorido e alegre, com essa planta é possível realçar o seu ambiente. Além disso ela vai atrair borboletas e pássaros para si, seu quintal vai ficar muito alegre. Você precisa de bastante espaço para comportar a sua copa redonda que pode alcançar 5 metros de diâmetro.

É uma espécie muito fácil de cuidar, pois só são necessárias para limpar a planta de galhos secos para que ela ganhe ainda mais força. O manacá da serra anão no verão precisa de regas mais caprichadas para se manter úmido, mas sempre respeitando o limite para não haver exageros. Já no clima mais frio as regas podem ser mais espaçadas, com a ponta dos dedos verifique se a terra está seca ou úmida. Não se esqueça da luz solar que é super importante para esta planta.

Saiba que essa planta deve florescer do mês de novembro ao mês de fevereiro, principalmente neste período você vai precisar caprichar mais no enriquecimento do solo.

Como Fazer Muda de Manacá da Serra Anão?

Hoje trouxemos algumas dicas para você fazer mudas dessa planta, vale super a pena propagar essa espécie tão linda e incrível. Depois que o manacá da serra gera flores ele tem alguns frutos que se abrem e espalham sementes.

Saiba que é possível fazer mudas dessa planta utilizando as suas sementes, por isso separamos algumas dicas para você fazer isso na sua casa. Anote as nossas melhores dicas para você não errar.

Separe alguns pequenos sacos e coloque as sementes junto com substrato de composto orgânico, coloque por cima areia depois de peneirar. Agora então basta regar a planta e colocar esses sacos em um lugar seguro. As sementes devem germinar depois de cerca de 15 a 20 dias. Quando as mudas atingirem 20 cm já estarão prontas para serem transplantadas. As mudas devem continuar protegidas até que alcancem pelo menos 50 cm. Mas anote aí, antes de replantar a sua muda, o solo deve estar adubado com adubos orgânicos para que ele se desenvolva mais seguramente.

Sementes do Manacá da Serra Anão

Os frutos dessa espécie tem sementes delicadas que ficam no centro dele. Estes frutos só surgem depois que ela floresce, geralmente é no mês de março que isso acontece, são bastante semelhantes com aqueles coquinhos que conhecemos, sabe? Saiba que aquelas mudas que ficam dentro de estufas climatizadas quando vamos comprar toleram mais ambientes refrigerados com ar condicionado, mas saiba que não é o ideal. Espero que assim como a gente você também tenha se apaixonado por essa planta que é muito incrível e vale muito a pena. Conta aqui embaixo nos comentários o que você achou do Manacá da Serra Anão. Até a próxima.

Veja também

Gnu Azul

Tudo Sobre o Gnu: Características, Nome Científico e Fotos

Hoje trouxemos mais um animal super interessante e diferente para vocês. Se você é fã …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.