Home / Plantas / Como Plantar Clusia em Vaso, Passo a Passo de Como Fazer

Como Plantar Clusia em Vaso, Passo a Passo de Como Fazer

A clusia da família clusiaceae possui, de acordo com várias fontes, de 140 a 400 espécies de árvores baixas, arbustos e trepadeiras, comuns nas áreas tropicais da América do Norte e do Sul. Algumas delas começam a vida como epífitas, brotam nas rachaduras das árvores e soltam longas raízes aéreas, finalmente alcançando o solo e sufocando a árvore hospedeira em seus “braços”. Mas mesmo esses tipos de aglomerados que inicialmente se desenvolvem como plantas terrestres geralmente produzem raízes aéreas enraizadas.

A Cultura Da Clusia

A natureza da ramificação das mudas no cluster é dicotômica, o novo crescimento é dividido em dois ramos e o mesmo comprimento. As hastes jovens são lisas, cilíndricas, carnudas, como as suculentas, lignificam com o tempo, são cobertas com casca cinza-esverdeada.

As folhas são curtas, opostas, cada par é girado em relação ao anterior em 90 graus. O prato foliar é firme, grosso, semelhante a couro, obovado. A veia central é claramente expressa. As flores são grandes, regulares, de formato redondo, com 4 a 9 pétalas grandes em forma de cunha ou obovadas. A cor da corola pode ser branco esverdeado, amarelo, rosa ou vermelho-branco.

As frutas são grandes cápsulas globulares carnudas que lembram romãs. Na maturidade, divida uma espécie de estrela múltipla, expondo os aglomerados de sementes cobertas com casca vermelha carnuda. Em uma cultura comum de cluster rosea, árvore baixa (até 20 m), cujo local de nascimento são as ilhas da Flórida e do Caribe.

As folhas são verde-escuras, obovadas com uma ponta opaca. Placa de folha com 12 a 18 cm de comprimento e 4 a 8 cm de largura. As flores têm um diâmetro de cerca de 8 cm com 6 a 8 pétalas arredondadas de cor branca ou rosa, tornando-se acastanhadas no final da floração. Os frutos são marrons esverdeados, de 5 a 8 cm de diâmetro.

Como Plantar Clusia Em Vaso, Passo a Passo De Como Fazer

O cultivo de clusia em um recipiente não causa muitas dificuldades, pois é uma planta bastante pouco exigente. Como a maioria dos habitantes tropicais, ela precisa de uma luz difusa e brilhante, com uma fração da luz solar direta de manhã e à noite.

Ao escolher um local para sua localização, deve-se dar preferência às janelas que usufruem de boa luz solar na casa ou apartamento. No outono e inverno, é necessária a iluminação com lâmpadas e o suporte de uma duração artificial de pelo menos 10 horas. Durante a estação de crescimento, a faixa ideal de temperatura fica entre 20 e 25°C.

Clusia Em Vaso
Clusia Em Vaso

No inverno, é possível criar condições mais frias para impedir que a planta esmoreça devido à falta de iluminação, mas é preciso ter cuidado para que a temperatura não diminua abaixo de 16°C, caso contrário a planta perderá suas folhas.

Em meados da primavera, se as condições climáticas permitirem, é aconselhável mover o vaso de planta para o exterior (na varanda ou no jardim) e armazená-la em um local protegido da luz solar direta e do vento. Na sala, também é desejável garantir o fluxo de ar, arejando a sala regularmente, mas lembre-se de que essa árvore não tolera quedas de temperatura e correntes de ar.

O modo de irrigação é selecionado no qual o solo do prato será mantido em condições ligeiramente úmidas, mas não molhadas. É permitida uma secagem curta do solo, mas o golfo pode levar à podridão das raízes e da base do caule. Clusia é usado para aumentar a umidade do ar, por isso é aconselhável pulverizar a coroa regularmente a partir de um pequeno atomizador.

É melhor fazê-lo à noite ou pela manhã. Para o cultivo, devem ser utilizados vasos grandes e rasos. Na parte inferior, é essencial criar uma camada de drenagem adequada de argila expandida, que impeça a água estagnada nas raízes da planta. Esta árvore prefere solo calcário pedregoso. Mas pode crescer no solo neutro acabado universal para plantas de casa, no qual é necessário adicionar cerca de 1/3 (do volume total) de areia grossa e algumas pedrinhas.

Da primavera ao outono, a planta é alimentada a cada duas semanas com fertilizantes universais complexos para plantas de interior em uma concentração igual à metade do tamanho indicado na embalagem. No outono e inverno, a fertilização é reduzida para uma vez por mês.

A clusia é muito sensível ao transplante, por isso essa tarefa é realizada apenas quando é necessária, quando a planta é transferida de uma panela pequena pra outra maior, por exemplo. Ao mesmo tempo, é utilizado o método de transbordo: remoção e transferência cuidadosas do coma antigo e imperturbável em um novo vaso maior.

Para dar à coroa a forma desejada, é necessário beliscar imediatamente as pontas dos brotos. Você pode cortar galhos mais maduros, mas, dada a sua espessura, eles terão que suportar estoques razoavelmente grandes.

Clusia na Calçada
Clusia na Calçada

A multiplicação se dará através de estacas e sementes propagadas de cachos plantados ou semeados em uma mistura de turfa e areia (1:1) e colocados em uma mini estufa com aquecimento e iluminação. Mas em casa é muito difícil obter uma nova cópia, a porcentagem de rejeição é muito alta.

A planta é dificilmente afetada por pragas. Entre as doenças, provavelmente existem vários fungos causados pela inundação do solo ou pelo aumento da umidade, principalmente em climas frios. Uma nota importante a considerar com bastante atenção: embora a planta de clusia domesticada raramente floresça e forneça frutos com alguma frequência, você deve saber que seus frutos são venenosos.

Além disso, o suco leitoso contido nas folhas e caules, quando entra em contato com a pele, pode causar queimaduras e reações alérgicas. Bastante cuidado portanto, com crianças e animais de estimação curiosos com esses lindos vasos ornamentais que a clusia proporciona.

Clusia Rosea Mais Popular

Entre muitas conhecidas a clusia rosea talvez seja a mais popular. É uma planta perene de aparência rosa no cacho, representada por uma árvore ou arbusto, cujas folhas grandes atingem 20 cm, de formato redondo ou rômbico, com pecíolos curtos e carnudos, de tom verde escuro.

É melhor comprar a rosa na primavera. É aconselhável fazer uma compra em centros de jardinagem ou floriculturas especializadas. Você precisa escolher plantas com um grande número de folhas e caules saudáveis. Cresce bem em casa. Por causa das hastes penduradas, é plantada em vasos ou colocada em pedestais altos de flores. Muitas vezes, a flor pode ser encontrada em peitoris, armários e prateleiras.

Clusia Rosea no Vaso na Beira da Piscina
Clusia Rosea no Vaso na Beira da Piscina

No ar muito seco ou no calor abafado de um ambiente interno, é pulverizada periodicamente com água de um frasco de spray. O procedimento é realizado 2 vezes ao dia (de manhã cedo e à noite antes de dormir).

Se a umidade necessária não for mantida, a flor pode começar a amarelar e cair fortemente. A manutenção constante do solo em estado úmido é necessária. O congestionamento no solo deve ser evitado. Durante a estação de crescimento, a irrigação deve ser drasticamente reduzida.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *