Home / Plantas / Como Fazer Mudas de Cajueiro Precoce Por Estaquia

Como Fazer Mudas de Cajueiro Precoce Por Estaquia

Primeiramente vamos definir estaquia antes de desenvolver o artigo. A estaquia é um maneira encontrada por agricultores de reproduzir suas plantas assexuadamente. Isso é feito separando partes da planta que podem se desenvolver em uma nova planta isoladamente. Pode ser um pedaço do caule, uma folha, uma parte da raiz.

Tudo dependerá de qual espécie de planta pra determinar qual parte é capaz de se desenvolver ao ser plantada separadamente em um solo humífero. No caso do cajueiro, há muita controvérsia sobre o sucesso de se realizar a propagação da planta através desse método. Em geral, as autoridades agronômicas não o sugerem como um meio eficaz. Ainda assim, vamos falar sobre a propagação do cajueiro como é feita de um modo geral.

Solos E Variedades

Os cajus toleram uma ampla variedade de tipos de solo, mas o melhor crescimento e produção ocorrem em areias ou margas profundas e bem drenadas. Em solos frágeis e profundos, ocorre o desenvolvimento completo do extenso sistema radicular lateral, e o sistema de raiz profunda atinge vários metros de comprimento e pode sustentar a árvore por longos períodos de estiagem. Areias profundas, solos arenosos, solos com cascalho e latossolos vermelhos foram encontrados para ser fisicamente ideal, embora os solos mais leves requerem cuidados especiais com a nutrição.

Cajus não toleram drenagem ruim. Os solos pouco profundos dão origem a um sistema radicular pouco desenvolvido, com consequente baixa tolerância à seca e crescimento superior inesperado. Tais árvores são facilmente sopradas durante a estação chuvosa.

Como a autopolinização e a polinização aberta desempenham um papel na produção de sementes de caju, as mudas tendem a ser altamente variáveis, e nenhuma variedade do tipo verdadeiro-para-tipo é reproduzida a partir da semente. No entanto, em alguns distritos produtores no exterior, gerações de produtores selecionaram linhas de sementes que reproduzem algumas características de forma confiável. Muitas dessas linhas receberam nomes varietais.

Árvores selecionadas podem ser reproduzidas por métodos de propagação vegetativa, como brotamento ou enxertia em mudas, camadas ou estacas. As características a serem selecionadas incluem crescimento vigoroso e bom conjunto de frutas precoces.

As porcas (miolo e casca) devem pesar 8 a 9 g, com um mínimo de 6 g, e ter uma gravidade específica de pelo menos 1,0. A cor da maçã do caju varia de vermelho vivo a amarelo brilhante. Descobriu-se que as seleções da faixa amarela a fulvo têm a melhor resistência à antracnose e estão associadas ao melhor desempenho produtivo.

Florescência e Frutificação

A floração normalmente ocorre após o crescimento do enxague no final da estação chuvosa, mas seu tempo e duração são fortemente influenciados pela temperatura. As flores são produzidas no final dos novos brotos. Assim, flores e frutos são carregados na extremidade externa do dossel.

Flores masculinas e bissexuais são produzidas, com flores masculinas predominando no primeiro mês. A polinização é principalmente por insetos. A época de floração varia em resposta ao clima e à variedade, mas geralmente se estende por 3 a 4 meses. Após a polinização, a fruta leva 6 a 8 semanas para se desenvolver. A noz se desenvolve primeiro e a maçã se enche durante a última quinzena antes da queda da noz. A gota de nozes continua por 6 a 8 semanas.

Propagação de Sementes

As árvores propagadas a partir da semente podem ser cultivadas para produzir a cultura, mas haverá considerável variabilidade entre as árvores. De preferência, as mudas devem ser cultivadas como estoques para serem brotadas ou enxertadas com material de árvores superiores. Somente sementes sadias de árvores selecionadas devem ser usadas para produzir mudas.

Outras seleções são para sementes com alta gravidade específica para garantir uma alta taxa de germinação. Para selecionar sementes com gravidade específica de 1,0 ou superior, coloque a semente na água e descarte as moscas volantes. Para maior gravidade específica e, portanto, maior germinação, flutuar as sementes indesejáveis em uma solução de 150 g de açúcar por litro de água.

Semente fresca e seca deve ser semeada, pois a viabilidade tende a diminuir com a idade. Para o plantio em campo, duas ou três sementes são semeadas com 25 mm de profundidade em cada local e cobertas com palha. Depois das mudas terem atingido, as mais fracas são cortadas ao nível do solo e as mudas mais fortes são retidas. Alternativamente, as mudas podem ser estabelecidas em sacos profundos de plantio em um viveiro.

Sacos profundos são necessários porque as mudas de caju rapidamente desenvolvem um sistema de raiz alta muito forte e profundo. Plante uma semente em cada saco e cubra-a com 25 mm de substrato. A semente deve germinar dentro de 1 a 3 semanas. As mudas devem ser plantadas a partir dos sacos dentro de 3 a 4 meses, caso contrário o sistema de raiz principal é apertado e as árvores plantadas tendem a soprar para baixo durante o tempo chuvoso e úmido.

Como Fazer Mudas De Cajueiro Precoce Por Estaquia

A propagação vegetativa de árvores superiores dá ao agricultor a oportunidade de estabelecer clones desejáveis. Os custos trabalhistas envolvidos na propagação vegetativa são altos, mas são amplamente recompensados se métodos eficazes forem usados. No entanto, uma pesquisa considerável ainda é necessária para aperfeiçoar as técnicas de propagação vegetativa.

As camadas de ar (marcações) produzem árvores jovens vigorosas, mas somente um número limitado pode ser obtido a cada ano sem afetar seriamente a árvore-mãe. Pesquisas no exterior descobriram que as dificuldades ocorrem com a propagação vegetativa por estacas, e há necessidade de mais pesquisas.

Resultados razoáveis têm sido obtidos de estacas de 20 a 30 cm de comprimento retiradas de brotações laterais após uma descarga de crescimento. As estacas são cortadas em uma folha, mergulhadas em um hormônio de enraizamento e três quartos enterrados em um ângulo em um meio de plantio de textura aberta. As estacas são cultivadas em luz filtrada em alta umidade.

Muitos métodos de brotamento são usados, mas o mais comum é o “patch bud”, usando remendos de cerca de 2 cm quadrados de brotos da temporada atual. A muda é brotada a uma altura de 20 a 40 cm acima do solo e o material é cortado cerca de 20 cm acima do patch. Cerca de 2 semanas mais tarde, quando o broto é recolhido, o rebento é recortado até logo acima do rebento. As mudas podem ser brotadas quando tiverem entre 6 e 12 meses de idade. Para melhores resultados, o rebento do qual o botão é retirado deve ter a mesma espessura do material. O outono parece ser o melhor momento para brotar nesse processo.

Mudas de Cajueiro Precoce
Mudas de Cajueiro Precoce

Muitos métodos de enxerto são usados com sucesso, mas o enxerto de fenda é provavelmente o mais simples. O melhor sucesso foi obtido quando os estoques de mudas têm 3 a 4 meses de idade. Uma boa madeira de enxerto para brotamento ou enxerto pode ser difícil de obter, uma vez que o crescimento em árvores maduras é frequentemente fino e retorcido, e os botões geralmente estão juntos. As árvores selecionadas para a madeira de rebento devem ser muito podadas, bem fertilizadas e regadas para produzir rebentos vigorosos e retos e gomos volumosos. Isso requer um prazo de 2 a 3 anos.

Veja também

Curiosidades Sobre a Ameixa e Fatos Interessantes

A ameixa é um membro da família das rosas e é um parente próximo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *