Home / Plantas / Qual a Flor que Morre Mais Rápido?

Qual a Flor que Morre Mais Rápido?

Existem algumas flores que realmente não duram por muito tempo, por esse motivo muitas pessoas se questionam qual a flor que vive menos, ou qual a flor que morre mais rapidamente. Para te auxiliar e te ajudar nessa resposta, separamos algumas informações que podem te ajudar.

Qual a Flor que Morre Mais Rápido?

Dama da Noite é a resposta.

São conhecidas muitas flores com curta duração de vida, inclusive algumas que nascem durante a madrugada e podem morrer logo pela manhã. Muitas delas têm características semelhantes, são brancas geralmente, além de ter uma aroma bem acentuado, que justamente atraem alguns animais da noite, como alguns morcegos, mariposas entre outros.

Podemos citar o selenicéreo que é um gênero de uma espécie de cacto da famosa Dama da Noite, esse é um tipo de trepadeira bem conhecido. Este tem flores avantajadas e sua folhagem é alongada e ao mesmo tempo estreia. 

Dama da Noite
Dama da Noite

Caso decida cultivar uma dessa na sua casa, saiba que ela aprecia solo fértil e também um clima ameno, onde de dia seja bastante quente e mais frio durante a noite. Escolha um lugar onde o sol bata diretamente e bem forte o dia inteiro. É uma espécie perene, por isso vai florescer o ano todo. Seu nome curiosamente surgiu de uma palavra grega, que em portugues quer dizer “vela da lua “, a razão para este nome vem de sua característica   principal de florescer na madrugada, por volta das dez horas da noite ela surge, na manhã seguinte já está fechada novamente. É bom lembrar que se trata de uma planta de grande porte, por isso também é bem pesada, então ela precisa se apoiar em algo para não pesar e acabar se quebrando. Existe uma grande variedade de plantas conhecida vulgarmente como Dama da noite, por isso o ideal é procurar através do seu nome científico. As principais características que chamam a atenção é seu perfume característico sentido de longe, isso acontece durante a madrugada. Mas a planta vai muito além disso, o que acontece é que colocam esse nome em qualquer planta que floresce no período noturno. Uma curiosidade para anotar é que existe uma Dama da Noite que dá frutos, e esta é a Pitaya tão famosa e querida por muitos, mesmo que rara em nosso país não deixa de ser um planta incrível.

Conhecendo Mais Sobre a Dama da Noite

Nome Científico: Hylocereus undatus, popularmente conhecida como Pitaya Branca.

Essa é uma planta nativa da América, possui porte grande  e deve medir entre três e seis metros de altura. Possui um longo ciclo de vida, é esperado que floresça entre os meses de janeiro e fevereiro. Ela se dá super bem em locais de clima quente, por isso nosso país é um local perfeito para o bom desenvolvimento dessa planta.

Uma planta que floresce apenas no verão e tem um perfume bem forte, é um cacto enorme, os seus ramos caem por conta do seu peso. Se você não acerta muito as regas de plantas, pode ficar tranquilo, por se tratar de um cacto e uma planta de locais mais quentes e secos elas não demandam tanta água.

Espécies de Dama da Noite

Como dissemos existem algumas espécies de flores da madrugada, vamos chamar assim. Vamos então apresentar aqui algumas espécies interessantes para que possamos aprender um pouco sobre cada uma delas.

Hylocereus Undatus

A primeira delas vai ser justamente sobre a qual falamos acima, além de ser uma dama da noite incrível, ainda nos fornece a fruta Pitaya. Por esse motivo vale muito a pena cultivar essa espécie em casa. Saiba que as pitayas viram durante o período de inverno. Possui flores na cor branca, e o seu interior é de cor amarela, Uma flor pequena e delicada que surge apenas durante a noite. Ela é um tipo de cacto e por esse motivo não perde sua beleza por estar sem flores.

Cestrum Nocturnum

Essa é uma planta arbustiva, possui médio porte e pode alcançar de 1,5 m a 4 metros de altura. Caso opte por cultivar em casa, saiba que ela precisa de bastante sol. Também possui flores delicadas e são numerosas, também tem a coloração branca e o centro amarelo, seu aroma também é bem forte o que ajuda na polinização. Ela deve florescer lindamente no período que está entre a primavera e o verão, sempre à noite e cerca de 4 vezes por ano.

Selenicereus Anthonyanus

Essa espécie também se trata de um cacto, elas são muito únicas. É uma planta do tipo pendente, por isso quando cultivadas em lugar alto pendem ramos assimétricos em direção ao chão. Não bastasse a beleza de seus ramos, as suas flores complementam o visual, possuem a parte interna de cor branca e partes externas na cor rosa ou vermelha. Essa é uma planta que demanda bastante iluminação para crescer bonita e saudável.

Epiphyllum Oxypetalum

Outro tipo de cacto, também uma espécie de dama da noite que floresce durante a noite. Assim como outras damas da noite possui flores brancas, os seus ramos se parecem bastante com folhagens. É uma planta de grande porte, elas podem crescer consideravelmente alcançando de 2 a 6 metros de altura no total. Possuem flores tão grandes quanto. Quando a lua cheia se aproxima, é quando ela floresce lindamente, isso acontece cerca de 2 vezes por ano.

Podemos observar a variedade imensa de espécies dessa flor, cada uma delas com sua própria característica sem perder a beleza. Uma linda planta de vida tão curta, surge à noite para enfeitar a madrugada solitária e morre logo pela manhã. 

Podemos afirmar então que a dama da noite é a flor que morre mais rapidamente, já que possui apenas algumas horas de vida.

Conta aqui para gente nos comentários o que mais te surpreendeu sobre essa nova descoberta e até a próxima.

Veja também

Lobélia-Azul

Tudo Sobre a Flor Lobélia-Azul: Características e Nome Cientifico

Hoje vamos falar sobre uma planta chamada Flor Lobélia Azul bem linda, então se você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.