Home / Plantas / Minha Azaleia Está Morrendo ou Doente, O Que Fazer?

Minha Azaleia Está Morrendo ou Doente, O Que Fazer?

Como tratar a azaleia no inverno e no verão. Instruções sobre como cultivar a azaleia em casa ou no jardim. De curas a doenças a poda e transplante. O que fazer se a azaleia não florescer ou perder folhas?

Variedades, Significados E Simbologia

As azaleias dão-nos flores cor de rosa e multicoloridas. Com base na variedade escolhida podemos ter uma azaleia branca, vermelha, roxa, de cores duplas, etc. No mercado existem muitos híbridos para permitir a escolha entre plantas de flores simples ou duplas. Em qualquer variedade proposta, a azaleia oferece uma maravilhosa floração!

Na linguagem das flores, a azaleia é um símbolo de sorte e feminilidade: não é por acaso que é uma das plantas mais bonitas dadas às mulheres, especialmente à mãe. Como a mimosa é um símbolo do dia da mulher, com o tempo a azaleia se tornou o símbolo da planta do Dia das Mães. Em particular, a azaleia branca representa o amor mais puro que existe, isto é, amor materno.

A azaleia pode ser plantá-la no chão e, em seguida, cultivadas como planta ao ar livre, em vasos e mantidos no jardim ou mesmo dentro de casa! Isso quer dizer que a azaleia pode ser cultivada tanto no interior como no exterior, embora com a chegada do verão seja sempre melhor deslocá-la para o exterior, talvez para organizar uma varanda florida!

Como Cuidar Da Azaleia

No momento da compra, não transplante a planta imediatamente se estiver em plena floração. A azaleia em flor não deve ser transplantada. Espere até que a planta esteja completamente desbotada para colocá-la em seu local definitivo selecionado.

Coloque a planta em um ambiente claro, mas não em contato direto com os raios solares: é importante enfatizar que existem algumas variedades que têm maior resistência ao sol, mas é sempre aconselhável cultivar azaleias em ambientes claros, mas nunca expostas diretamente ao sol.

Se colocado em sombra parcial, as azaleias não terão força para produzir flores, enquanto que se estiverem em plena floração, a azaleia tenderá a desaparecer imediatamente. A falta de luz é uma das causas mais comuns quando a azaleia não floresce. Se você quiser cultivar a azaleia em casa, coloque-a em um ambiente onde você possa realizar mudanças diárias de ar e com um bom controle de umidade (sem salas excessivamente aquecidas ou muito secas).

No momento do transplante, use um solo específico para plantas acidifílicas. Antes de prosseguir com o transplante da azaleia, certifique-se de que a panela ou o solo tem uma boa drenagem: para isso, é preferível adicionar uma parte de areia ou, no fundo da panela ou no buraco, adicionar um pouco de argila expandida.

Minha Azaleia Esta Morrendo Ou Doente, O Que Fazer?

Se a azaleia em vaso perde suas folhas ou flores, isso significa que está sofrendo algum tipo de estresse. Reavalie o ambiente em que você está cultivando e faça a si mesmo estas perguntas: ela recebe luz suficiente? O solo é bastante ácido? Você já realizou recentemente o transplante? Quando foi a última fertilização?

Se a azaleia perde folhas ou não floresce, provavelmente o problema está relacionado aos nutrientes ou ao ph do solo (será portanto suficiente fertilizar), ou a uma exposição incorreta ou a irrigações incorretas. Estes, no entanto, não são os únicos problemas que podem afligir nossa planta.

Cuidando de Azaleia no Vaso
Cuidando de Azaleia no Vaso

Preste atenção às pragas e doenças: a azaleia pode ser atacada por fungos e bactérias que podem ser combatidos com produtos preventivos. Outras ameaças importantes são ácaros, pulgões e insetos. Se você notar que a planta tende a descolorir, é possível que ela sofra de clorose férrica, devido a uma alteração do pH do solo.

Como as azaleias são plantas acidifílicas, lembre-se de que elas precisam de um solo com um pH entre 5,5 e 6 e que você não pode usar fertilizantes universais porque são excessivamente ricos em nitrogênio. Certifique-se de que a planta tenha a nutrição correta. Neste caso, é bom usar fertilizantes para acidófilos durante o verão, adicionando um produto líquido à água de irrigação ou a um fertilizante granular específico.

Como Irrigar E Adubar a Azaleia

Adubar a Azaleia
Adubar a Azaleia

Com a chegada do verão, certifique-se de que a azaleia tem irrigação abundante, tendo sempre o cuidado de manter um substrato úmido: não exagere, senão corre o risco de que as raízes apodreçam e causem danos irreparáveis. Para garantir constantemente o grau certo de umidade, você pode organizar uma cobertura com casca comumente encontrada em centros de jardinagem.

Para irrigação, não use água da torneira se houver calcário nela. A água calcária aumenta o pH do solo e isso pode causar folhas amarelas ou queda prematura das folhas. Estes fenômenos são difundidos principalmente quando a azaleia é cultivada em vasos. Para a irrigação, você pode usar a água destilada coletada do condicionador ou da água acidificada.

Como acidificar a água para as azaleias? Adicione elementos ácidos como uma colher de sopa de vinagre de vinho a cada 10 litros de água. Você deve deixar o vinagre agir por 12 horas antes de molhar. Irrigar sem mexer a água e descartar a água que fica no fundo do regador, onde os sais de cálcio (calcário) se acumulariam.

Se você já tem um fertilizante específico para orquídeas, rododendros ou gerânios em casa, pode usá-lo, mas não pode usar o adubo ou fertilizante universal clássico para plantas com flores. Se você não tem fertilizantes para plantas acidifílicas em casa, escolha um específico para as azaleias, você pode comprá-lo facilmente em centros de jardinagem ou usando a compra online.

O Remédio Contra Folhas Amarelas E Secas

Há sempre azaleias verdes, mas também algumas variedades de azaleias, às quais as folhas caem no outono. O período de floração da azaleia é o da primavera. A azaleia pode ter folhas amarelas, marrons e secas ou flores murchas e os motivos podem ser doenças típicas da azaleia, pH inadequado do solo, exposição incorreta, descompensação da água ou falta de nutrientes no solo.

Por exemplo, irrigar as azaleias com água torneira como já dissemos pode provavelmente criar um desequilíbrio no pH do solo, o que não permite que a planta absorva os nutrientes necessários para se manter saudável. Então, quais são os remédios para a azaleia seca ?

  • Remova as folhas secas e as flores murchas suavemente;
  • Irrigar a azaleia com água da chuva ou água destilada, como a do ar condicionado;
  • Dê o fertilizante específico para plantas acidifílicas;
  • Coloque as plantas em uma área bem iluminada, mas não diretamente na luz solar;

Se houver doenças, entre em contato com seu viveiro de confiança para pedir conselhos sobre o melhor produto a ser usado com base em seu caso específico. Se a azaleia não florescer, as razões poderiam ser as mesmas e, mesmo neste caso, um fertilizante adequado para plantas acidifílicas, capaz de adicionar potássio, poderia estimular o florescimento.

Veja também

Qual é a Flor Símbolo da Amizade? Do Amor Platônico?

Ao escolher uma flor que simboliza a amizade, até mesmo os amigos mais tímidos podem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *