Home / Plantas / Tudo Sobre a Clerodendro: Características, Nome Cientifico e Fotos

Tudo Sobre a Clerodendro: Características, Nome Cientifico e Fotos

O nome etimológico do clerodendro vem de kleros que significa ‘clero’ e dendro que significa ‘árvore’. Linnaeus cunhou a planta com esse nome em sua classificação quando aprendeu que as plantas estavam em uso pelo clero da população do Sri Lanka, isso em 1753.

O nome científico é clerodendrum e refere-se a um gênero de plantas pertencentes à família lamiaceae, que compreende mais de 300 espécies de árvores e arbustos; os arbóreos atingem uma altura de 9 m em média e essas plantas, originárias da Ásia e da África, são muito apreciadas como plantas ornamentais em parques e jardins, por suas flores perfumadas reunidas em grandes picos paniculados e folhas ovadas ou em forma de coração, com um aroma característico.

São arbustos ou árvores que preferem a posição não muito ensolarada, solo solto e fértil, rega regular no período do verão, espaçada ou suspensa no inverno, no período vegetativo estão previstas fertilizações mensais com fertilizantes para plantas com flores. Elas se multiplicam com a semeadura, por meio de estacas ou camadas e, às vezes, com ventosas de raiz. O gênero compreende mais de 300 espécies.

Tudo Sobre a Clerodendro: Características, Nome Cientifico e Fotos

A primeira aparição de clerodendrum fora da Ásia e África ocorreu na Europa em 1790, quando duas espécies de estufa foram introduzidas, clerodendrum chinense e clerodendrum squamatum, da China. Nem todas as espécies ganharam popularidade. Algumas espécies interessantes são o clerodendrum fargesii rústico com flores brancas e o clerodendrum foetidum com flores rosa, originário da China; o clerodendrum myricoides da Etiópia com flores de cor azul, pouco resistentes a frio extremo; etc.

O chinense clerodendrum nativa do Japão para flores brancas; o clerodendrum ugandense com arbustos entre 1 a 3 m de altura, com folhas ovaladas, tomentoso no lado de baixo, de cor verde clara na parte superior e as flores roxas e lilás, semelhantes às borboletas, são reunidas em panículas terminais, com estames salientes, um nativo da África tropical, não muito rústico, que não suporta as baixas temperaturas prolongadas.

Clerodendro Características

O clerodendrum thomsonia é a planta trepadeira com flores brancas, que pode ser cultivada em vasos como planta de casa; e finalmente mencionamos o clerodendrum tomentosum: esta é a mais conhecida de todas as clerodendrum em todo o mundo, nativa do Japão, que floresce no final do verão com grandes corigos de flores brancas em forma de estrela altamente perfumadas, os frutos do outono são bagas azuis profundas sustentadas por um cálice em forma de estrela cardinalato vermelho.

Visto que são centenas de espécies diferentes e nem todas são necessariamente conhecidas em tantos países, vamos apresentar pequenas resumos de características de algumas das espécies que podem ou não estar presentes em sua região. E vamos começar pela clerodendrum tomentosum, a mais conhecida:

Tudo Sobre a Clerodendro: Clerodendrum Tomentosum

O Clerodendrum tomentosum é um arbusto ou uma árvore genealógica nativa do norte e leste da Austrália. Pode ser encontrada desde a baía de Batemans ao sul de Nova Gales do Sul até a ponta da península de Cape York, no norte do país, bem como no norte da Austrália Ocidental e no território. Norte. É um arbusto de até cerca de 15 m de altura, com um tronco de 25 cm de diâmetro, mas geralmente muito menor.

O tronco é geralmente cilíndrico, às vezes queimado na base. A casca é cinza ou castanho, um pouco escamosa ou rolhada nas partes inferiores. Os galhos jovens têm lenticelas e são macios; as hastes terminais são angulares ou quadradas em seção transversal, cinza acastanhado e às vezes roxas na ponta. As atraentes flores e frutas o tornam adequado para jardins nativos australianos. É uma planta que atrai pássaros e borboletas e é uma espécie pioneira em áreas de regeneração.

Tudo Sobre a Clerodendro: Clerodendrum Trichotomum

Originária do leste da Ásia (China e Japão), é um arbusto ou pequena árvore que atinge de 4 a 8 m de altura, pouco ramificado, com galhos macios quando jovem. Suas folhas grandes, ovaladas, agudas e verdes claras podem ter 10 a 20 cm de comprimento. Inteiros ou mal dentados, às vezes trilobados, acuminados, pubescentes abaixo, eles emitem um cheiro suave e desagradável quando estão enrugados. Pecíolo de 3 a 10 cm de comprimento.

Clerodendrum Trichotomum

Flores perfumadas, brancas, nas axilas das folhas superiores, formando uma panícula ereta com 15 a 25 cm de diâmetro. É cultivada como planta ornamental pela fragrância e beleza de suas flores em forma de panícula que aparecem no final do verão e, mais tarde, em cálice vermelho, envolve uma pequena fruta azul, comestível, semelhante a uma baga. É uma espécie de pequena árvore ou arbusto com hábito de espalhar.

Tudo Sobre a Clerodendro: Clerodendrum Thomsoniae

Nativo da África tropical ocidental dos Camarões ao Senegal ocidental, é uma videira perene que cresce até 4 m de altura, com folhas ovais ou oblongas de 8 a 17 cm de comprimento. As flores são produzidas em cachos de 8 a 20, cada flor com um cálice de cinco lóbulos de branco puro a roxo pálido de 2,5 cm de diâmetro e uma corola vermelha de cinco lobos de 2 cm de comprimento e de diâmetro.

É cultivada como planta ornamental por suas flores decorativas de duas cores. Em zonas temperadas, exige proteção e um ambiente livre de frios extremos. Especificamente, seu sistema radicular deve estar parcialmente submerso na água a maior parte do tempo e requer muita luz.

Tudo Sobre a Clerodendro: Clerodendrum Ligustrinum

Supostamente nativa do México, são arbustos que atingem 5 m de altura em média e vive em clima quente, desde o nível do mar até 600 metros, associado a florestas tropicais sempre-verdes e sub-verdes, além de dunas costeiras.

Clerodendrum Ligustrinum

No estado de Veracruz (no México), suas propriedades medicinais são utilizadas como diurético e contra a dor de cabeça; para esse efeito, as folhas esmagadas e embebidas são aplicadas por meio de compressas.

Tudo Sobre a Clerodendro: Clerodendrum Eupatorioides

Arbusto perenifólia que pode atingir cerca de 3 m de altura e é nativo dos lugares úmidos na floresta, e até mesmo em altitudes montanhosas no oeste tropical de África de Guiné para Camarões e Gana. As folhas são usadas para lavar.

No Gana, a seiva é espremida nos ouvidos após o banho para aliviar os sintomas da água que entra neles. Folhas frescas são colocadas como cataplasma na Serra Leoa para curar dores nos pés e, especificamente, para uma coceira peculiar conhecida como danginye que ocorre no peito do pé. A raiz da sopa é o remédio das mulheres no sul da Nigéria durante a gravidez e a dor dela. A planta sem folhas é reduzida a cinzas na Guiné para produzir um sal de cozimento.

Tudo Sobre a Clerodendro: Clerodendrum Chinense

Outra muito conhecida do gênero, principalmente para fins medicinais, são arbustos que atingem um tamanho de até 2 m de altura, galhos medulosos, angulares e finamente pubescentes. Também é apreciada como planta ornamental.

Clerodendrum Chinense

É uma espécie cultivada e naturalizada em muitas áreas, especialmente em florestas úmidas a uma altitude de 0 a 1.500 m. Nativa da Ásia, esta planta é utilizada em alguns povos para o tratamento de infecções de pele, controlar a tosse e dores musculares.

Veja também

Como Fazer Mudas de Hibisco por Estaquia?

As plantas e flores têm diversos usos possíveis na civilização mundial, havendo diferentes formas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *