Home / Plantas / Flor Lírio De Dia: Características, Nome Cientifico E Fotos

Flor Lírio De Dia: Características, Nome Cientifico E Fotos

Existem flores que realmente se dão bem em qualquer ambiente, sendo ótimas para serem cultivadas dentro de casa, ou em locais públicos, como jardins e parques. Uma dessas flores, sem dúvida, é a lírio-de-dia, que falaremos maios dela neste texto.

Características Básicas Do Lírio-De-Dia

De nome científico Hemerocallis, e com nomes populares como lírio-de-são-josé e lírio-de-um-dia, esta ,flor é parecida com os lírios-asiáticos, sendo, contudo, mais resistentes caso sejam usados em espaços públicos. Pra se ter uma ideia, essa planta foi amplamente utilizada pelo famoso paisagista Burle Marx.

No entanto, além de servirem ao paisagismo, essas plantas também ajudar na contenção de erosões caso estejam cultivadas à beira de rios e lagos. Também são altamente resistentes ao sol forte (uma vantagem que muitos paisagistas adoram), e conseguem sobreviver até mesmo em solos que sejam pobres em adubo.

Essa flor recebeu esse nome popular (lírio-de-um-dia) justamente pelo fato dela desabrochar durante apenas 24 horas. O bom é que a touceira dessa planta floresce bastante, o que compensa o período reduzido do florescimento individual dela.

Uma curiosidade bem interessante é que as pétalas dessa flor são comestíveis, sendo usadas, por exemplo, em sopas, saladas e até mesmo em ovos mexidos. As que possuem uma coloração mais pálida, ou mesmo mais alaranjada ou avermelhada, tem um sabor um tanto doce, dando uma pitada bem especial a certos pratos.

Ficha Técnica Da Planta

Essa planta é nativa do leste asiático, sendo posteriormente modificada e cultivada pelos norte-americanos, que proporcionaram cerca de 50 variedades distintas a essa flor, que passaram a ser encontradas, por exemplo, tanto com pétalas comuns, quanto dobradas.

O nome científico dessa flor foi dado pelo botânico sueco Carlos Lineu, que criou a nomenclatura binominal (ou seja, o nome científico em latim). Neste caso específico do lírio de um dia, o nome é dividido em hemero (que significa significa “dia”) e kallos (que quer dizer “beleza”).

Existe uma boa variedade de cores dessa planta, que pode se apresentar com uma única cor (o amarelo ou o vermelho), ou mesmo apresentando uma composição multicolorida, com uma composição de matizes de rosa, roxo e vermelho. O desabrochar delas acontece pela manhã, murchando à noite. Automaticamente, é substituída por outra flor que fica na mesma inflorescência, sendo nascido do mesmo escapo.

Hemerocallis no Canteiro
Hemerocallis no Canteiro

O diâmetro das flores dessa planta varia entre 6 e 14 cm mais ou menos, a depender da espécie. Pelo fato de sempre terem várias flores na ~mesma inflorescência, elas são ideais para compor maciços, canteiros e dobraduras. Como estamos falando aqui de uma flor que possui uma variedade grande de cores, e que possui uma touceira bem rústica, é o tipo de planta que possui baixa manutenção.

Cultivo Da Flor Lírio Do Dia

Primeiro, para cultivar essa planta, seja através de sementes, seja através de touceiras, é preciso verificar a qualidade do solo, que precisa ser fértil, mas, sem grandes exigências como um todo. Nele pode ser usado até mesmo material orgânico dos mais simples, como os que possuem esterco de animal curtido.

Já a adubação de manutenção deve ser realizada, de preferência, no período da primavera, sendo realizado com o mesmo esterco curtido do início do plantio, sempre composto de muito material orgânico. A irrigação, por sua vez, precisa ser periódica, e sem grandes exageros, já que estamos falando de uma planta que não gosta de solos demasiadamente encharcados.

Tendo esses cuidados básicos, a floração dessa planta irá acontecer entre a primavera e o outono, mais ou menos. Por sua vez, a maior parte das espécies dessa planta [é bem tolerante ao frio, contanto que ele não seja extremo. Fora o fato de que ela aguenta bem podas peitas regularmente nas folhas para fortalecer a flor como um todo.

A luminosidade do local também é um fator a ser levado em consideração, pois essa planta precisa de, pelo menos, umas 6 horas diárias de sol direto. Flores que possuem cores mais claras suportam  melhor a luz solar direta, pois colorações vermelhas e púrpuras ficam mais exuberantes em locais de sombra parcial à tarde.

Com relação ao espaçamento entre elas (em caso de serem cultivadas em conjunto), o mais adequado é usar um espaço entre 30 e 40 cm entre as plantas (a depender, é claro, do porte e da variedade). Por exemplo, existem tipos em miniatura dessa planta que podem ser cultivados com espaçamento entre 15 e 20 cm.

Como dica extra, coberturas no solo podem ajudar no desenvolvimento da planta, já que diminuem o crescimento de possíveis ervas daninhas, e evitam o aquecimento do solo, especialmente, no período do verão. Lascas de madeira e restos de palha, por exemplo, fazem uma bela cobertura.

Ideias Para O Paisagismo

A flor lírio de dia é uma excelente opção para projetos paisagísticos de todos os tipos. Não é nem um pouco complicado encontrar diversas variedades que se adaptam a muitos tipos de ambientes, o que se deve ao fato das qualidades e das características de cada espécie serem inúmeras.

Não é à toa que projetos paisagísticos usando essa planta recebem grande incentivo., especialmente porque, com o passar dos anos, os cultivares dessa flor vêm melhorando significativamente. Pelo fato de serem perenes (ou seja, de longa duração), e como vimos anteriormente, a flor lírio de dia não necessita de grandes e complexos cuidados.

Pode ser plantada praticamente em todo tipo de jardim, sendo usada como planta isolada ou em grupos, podendo formar ou não maciços. Já como conjuntos isolados, algumas dicas são forrações, bordaduras, caminhos, jardineiras, cercas e muros, além de poderem ser colocadas em taludes e declives acentuados de maneira que possam conter erosões. Os maciços, por sua vez, são mais adequados a jardins e avenidas públicas.

Para criar efeitos muito bonitos na decoração, uma dica é compor conjuntos com cores que sejam contrastantes para elementos que sejam de primeiro e segundo planos. Exemplo? Cercas que possuem madeira escura, com muros avermelhados ou amarronzados, podem compor uma moldura muito interessante com cultivares que sejam amareladas. Efeitos degradês também ficam muito bonitos, ou seja, com´posições de flores com cores mais claras para aquelas mais escuras.

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *