Home / Animais / Alimentação da Formiga: o que elas Comem?

Alimentação da Formiga: o que elas Comem?

Quem vê as formigas tão pequenas e “trabalhadoras”, talvez nem imagine que esses insetos tão incomuns “comam” alguma coisa. Mas, comem, sim. O quê, exatamente, é o que vamos descobrir logo mais.

Em relação à dieta desses insetos, tudo vai depender da espécie. Por exemplo: algumas são totalmente carnívoras, vivendo exclusivamente da caça de outros insetos. Formigas que possuem esses hábitos alimentares, geralmente,  caçam à noite, da mesma forma que também é nesse período do dia que procuram abrigo.

As formigas ditas carnívoras, na maior parte dos casos, têm como banquetes principais aranhas, pequenos vertebrados, e, em alguns casos, invadem cupinzeiros, e até mesmo ninhos de formigas de outras espécies. Quando isto acontece, as invasoras atacam e matam as ocupantes do formigueiro, e se instalam ali mesmo.

Porém, nem todas as formigas são carnívoras; ao contrário. Muitas outras baseiam sua alimentação única e exclusivamente em comidas açucaradas, que ficam presentes no néctar e na seiva das plantas em geral. No entanto, elas também podem se alimentar de substâncias açucaradas presentes em outros insetos, comi é o caso dos pulgões. Formigas de determinadas espécies “obrigam” os pulgões a excretar em gotas de um líquido que elas comem e armazenam em seu estômago. Como elas fazem isso? Estimulando seus “garçons” através de suas antenas.

Geralmente, as formigas que aparecem em nossas casas possuem esse hábito alimentar de comerem coisas açúcares,  e é por isso que, muitas vezes, elas vão direto nos potes de açúcar e nos doces.

A Alimentação das Formigas de Acordo com a Organização Social da Colônia

Podemos dizer, portanto, que as formigas são o que chamamos biologicamente de onívoras, ou seja, animais que simplesmente comem de tudo: do leite dos pulgões, a insetos e invertebrados (vivos ou mortos), além da seiva de muitas plantas e de vários tipos de frutos. Sem contar ainda que algumas ainda comem ovos de alguns tipos de insetos.

E, isso tudo quando estão na natureza, pois quando entram nas nossas casas, por exemplo, o cardápio delas se torna ainda mais variado, doces, carnes (e outros alimentos de origem animal), além de gorduras dos mais diversos tipos. Praticamente, esses insetos consumem tudo o que também comemos. Sem contar ainda que elas também caçam outros pequenos insetos em nossas residências. Basta ter uma oportunidade.

Interessante notar ainda que quando estão na natureza, as formigas possuem uma alimentação que se adapta à sua organização social. Por exemplo: a partir do momento em que a rainha funda uma colônia, ela alimenta as primeiras larvas com alguns ovos extras que ela mesmo colocou. Esses ovos, por conterem apenas nutrientes, são muito bons para o desenvolvimento das pequenas formigas.

Alimentação da Formiga

Contudo, caso a colônia esteja muito estressada (leia-se: lotada), em algumas ocasiões, a rainha apela para o canibalismo para conter o contingente de insetos no formigueiro. Interessante também notar que as formigas trabalhadoras que são responsáveis pelo armazenamento de alimentos na colônia possuem 2 estômagos. O de maior tamanho serve para o inseto armazenar a comida de manira líquida.

Apo retornarem ao ninho, as formigas trabalhadoras (ou operárias) compartilham esse alimento líquido que guardaram em seu segundo estômago com a rainha, com as larvas, além de outras operárias também. Sem contar ainda que elas possuem o que chamamos de “estômago individual”, quando elas próprias necessitam de alimento, onde parte da comida do segundo estômago é transferida pra esse, que é digerida por este.

Lembrando ainda que as larvas que se tornarão rainhas, recebem mais comida que as demais.

Tipos de Formigas e sua Alimentação

Como já vimos, a maioria das formigas é onívora, comendo sementes, néctar, além de outros invertebrados, porém, a depender do tipo de formiga, o que ela come irá variar. Um bom exemplo disso são as chamadas formigas de exército”, que são carnívoras, caçando, matando e devorando suas presas. Em geral, atacam vermes, aranhas, e até mesmo pequenos animais, como lagartos.

Já, as chamadas “formigas cortadeiras” são uma raridade, pois são uma das poucas espécies herbívoras que encontraremos na natureza. Alimentam de um tipo específico de fungo, cujo crescimento acontece justamente a partir dos restos mastigados de folhas e flores que elas mesmas levam para o ninho.

Relação Entre Formigas e Outros Seres para Obtenção de Alimento

Certas espécies de formigas ajudam um tipo específico de fungo que cresce em suas próprias colônias. Isso porque essas mesmas espécies se alimentam de comidas que auxiliam no crescimento desses fungos, que esses alimentos são levados para os formigueiros. Então, estabelece-se uma relação entre as formigas e esses fungos, chamada de simbiose, acontecendo quando duas espécies interagem, gerando benefícios para ambas.

Esses insetos, portanto, auxiliam os fungos levando alimentos, e até mesmo limpando-os. Inclusive, quando o formigueiro está muito velho, ou até mesmo condenado, as formigas levam pedaços desses fungos para uma nova morada, onde irão crescer novamente, e gerar descendentes.

É através disso, inclusive, que alguns pesquisadores andam desenvolvendo substâncias para combaterem as formigas enquanto pragas urbanas. O mecanismo é simples: usa-se um líquido atrativo misturado a um fungicida (afinal, os fungos da colônia também ajudam no desenvolvimento do formigueiro). As formigas, então, levam esse material para a sua respectiva colônia. O fungo, então, morre, e, consequentemente, o formigueiro vai junto.

Conclusão

As formigas, em geral, gostam de comer praticamente tudo que estiver ao seu alcance. Inclusive, comidas que nós, seres humanos, também usamos como alimento, como é o  caso do sal, da gordura e do açúcar. Sem contar ainda o fato de que elas também podem se alimentar de outros inseto, até mesmo maiores do que elas.

Por sinal, para evitar que a sua casa venha a ter uma infestação de formigas, é muito simples de resolver. Em caso de comidas ou bebidas (especialmente as doces) derramadas em qualquer lugar, o recomendado é limpar o local imediatamente. Todos os alimentos deverão estar hermeticamente lacrados, e o ideal também é não deixar louça suja exposta por muito tempo. Limpar recipientes com restos de alimentos, e varrer o piso regularmente são essenciais.

Formiga se Alimentando

Assim, com esses cuidados, evita-se uma infestação, e as formigas podem se alimentar tranquilamente longe de sua casa.

Veja também

Educando um Cachorro Shih Tzu

Como Educar um Cachorro Shih Tzu? Como Adestrar?

Shih Tzus é uma raça popular, conhecida por seu tamanho pequeno e personalidade lúdica. Mas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *