Home / Plantas / Tipos de Melancia Nomes E Variedades Da Fruta

Tipos de Melancia Nomes E Variedades Da Fruta

No post de hoje iremos falar um pouco mais sobre a melancia, sua origem e principalmente em relação a sua variedade. Mostraremos como é classificado e separado os tipos de melancia e daremos alguns exemplos da variedade da fruta. Continue lendo para aprender mais sobre.

Origem da Melancia

A melancia é uma fruta que vem de uma planta de mesmo nome, originada da África, presumidamente do deserto de Kalahari. O primeiro registro dos homens fazendo colheita desse fruto tem mais de 5.000 anos no Egito, através dos famosos hieróglifos. Nessa época, as melancias eram colocadas em túmulos de reis, pois acreditava-se que eles retornavam à vida, e que precisavam de todos seus bens e comidas para quando voltassem. Foi do Egito que ela se espalhou para o restante do Mar Mediterrâneo pelos navios mercantes. No século 10 chegou na China, que continua sendo o país que mais produz e consome a melancia no mundo.

 

Apesar de estarmos acostumados a achar as melancias em mercados e feiras, sempre dizemos que elas são todas iguais. Entretanto, existe uma enorme variedade de melancias por todo o mundo. Mudando em relação a diversos aspectos tanto físicos quanto em seu gosto. Veja a seguir alguns exemplos de tipos de melancias.

Tipos de Melancias

Você pode classificar os tipos de melancias a partir de algumas características:

  • Cor da casca: Ela pode ser verde claro ou verde escuro, e a cor uniforme ou sem exata uniformidade pelo fruto.
  • Tamanho: Uma melancia pode variar entre 2 e 15 quilos, e chegar em mais de 40 centímetros.
  • Formato: Divida em três, esférica, oblonga ou alongada.
  • Sabor da polpa: Do menos ao mais doce e aguado.
  • Grossura da casca: De 0,5 a 3 milímetros.
  • Quantidade de sementes: Existem tipos de melancias que não possuem sementes e outras que continuam cheias.
  • Precocidade: O ponto dela.

A partir disso podemos fazer uns exemplos de acordo com essas características. Vamos aos exemplos:

  • Tipos de melancias que são arredondadas e com ciclo precoce: Sugar Baby, Catalana Precoce, Perla Negra, Yellow Doll (uma das melancias mais diferentes, que possui a casca verde clara e a polpa na cor amarela e Rubin.
  • Tipos de melancias que são alongadas e com ciclo precoce: Klondike rayada e Príncipe Charles (que possui uma casca de coloração verde acizentada.
  • Tipos de melancias que são arrendondas e com ciclo médio tardio: Pileña, Sayonara, Doce de América e Imperial.
  • Tipos de melancias que são alongadas e com ciclo médio tardio: Fairfax, Congo, Blacklee, Charleston Gray, Sweet Meat II Wr (casca acinzentada e estrias verdes escuras), Reina de Corazones (sem sementes).

Variedades Da Fruta Melancia

Agora vamos mostrar alguns exemplos de tipos/espécies de melancia para que você possa ver algumas diferenças mais aprofundado.

Melancia Híbrida Combat

Melancia Híbrida Combat
Melancia Híbrida Combat

Uma melancia híbrida, ou seja, que veio da junção de duas outras espécies de melancias. Ela é altamente resistente à Antracnose e Fusariose. Possui uma rama bem rústica e vigorosa. Sua polpa é uma das preferidas no mercado, por possuir uma coloração de vermelho bem bonita. O formato é arredondado, possuindo uma boa textura e com uma casca um pouco mais grossa e firme. Seu peso comercial é alto, pesando entre 12 e 15 quilogramas.

Melancia Híbrida Conquista

Melancia Híbrida Conquista
Melancia Híbrida Conquista

É uma melancia híbrida, também do tipo Crimson e que tem uma alta resistente à Antracnose e Fusariose. Sua casca é de um verde meio escuro brilhante, e o formato oblongo. Seu formato acaba facilitando o transporte dela. A polpa é crocante e com uma coloração bela de um vermelho bem forte. Outro ponto positivo é que é uma espécie de peso comercial alto, podendo pesar entre 10 a 14 quilogramas.

Melancia Híbrida Red Quality

Melancia Híbrida Red Quality
Melancia Híbrida Red Quality

Mais uma híbrida do tipo Crimson, e que também é resistente tanto à Antracnose quanto Fusariose. A sua rama é bem rústica, e com uma alta salinidade. Os frutos saindo de formato arredondado, mas de grande uniformidade, tanto na cor quanto na textura. A polpa chama a atenção por ter um sabor mais diferente, e de coloração bem vermelho intenso. Seu peso comercial fica entre 10 e 14 quilogramas.

Melancia Híbrida Crimson Sweet Super

Melancia Híbrida Crimson Sweet Super
Melancia Híbrida Crimson Sweet Super

Essa fruta tem a polpa diferenciada, por ter um sabor melhor e com níveis maiores de brix. Sua variedade é selecionada, e possui alta produtividade, ideal para o mercado. É uma das melancias que mais tem tolerância quanto à Antracnose, e os seus frutos são de maior vigor e bem uniformes em textura e coloração. O seu peso comercial é semelhante as outras, entre 11 e 14 quilogramas.

Benefícios Da Melancia Em Geral

Independente da espécie ou tipo de melancia, todas elas tem uma grande quantidade de benefícios para nosso organismo. A primeira questão a ser tratada é em relação na quantidade de água que ela possui. Dependendo ela pode chegar a 92% de água, o que ajuda a manter nosso corpo em geral hidratados, principalmente nos dias de verão. Servindo também para o processo de ser um ótimo diurético natural, pois quanto mais água, mais você urina, agindo diretamente em nossos rins e melhorando os seus funcionamentos. Livrando-os de bactérias e evitando doenças que podem ser causadas quando eles ficam sobrecarregados.

Mais do que isso, a melancia é rica em betacaroteno, que é ideal para ajudar a melhorar a saúde dos olhos. Além de também trabalhar para evitar a degeneração macular, que vem com a idade, e ajudar a ter uma visão noturna melhor. Nessa melancia nós também encontramos uma quantidade ótima de oxidantes e de licopeno. Os oxidantes ajudam a combater e tratar pacientes de câncer, já que essa doença tem problemas oxidativos. O licopeno auxilia no tratamento principalmente do câncer de mama, próstata, cólon e pulmão. Deu para perceber a quantidade de benefícios que essa simples e deliciosa fruta possui.

Esperamos que o post tenha te ajudado a aprender e conhecer novos tipos e variedades de melancia e suas devidas características. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre melancias e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Como Os Fungos Se Alimentam? Quais São Seus Predadores?

Fungos são um reino de organismos eucarióticos , unicelulares e multicelulares , que também inclui …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *