Home / Plantas / Jasmim Manga – Curiosidades e Fatos Interessantes

Jasmim Manga – Curiosidades e Fatos Interessantes

Jasmim Manga  é uma planta tropical, ornamental e  popular que pode ser cultivada como arbusto ou pequena árvore. Os tamanho varia dependendo da variedade, mas alguns podem crescer até 10 m. de altura!

Características das Plumerias

Plumeria, o nome do gênero a que pertence o jasmim manga, normalmente cresce como uma pequena árvore que atinge uma altura e uma largura de copa semelhante, embora o tamanho e a compactação variem de acordo com a cultivar.

As folhas são tipicamente verdes brilhantes, mas podem ser opacas e variam de 20 a 30 cm. de comprimento e 6 cm. de largura. Algumas variedades de plumerias perdem folhas durante o inverno, mas os híbridos de Plumeria obtusa geralmente retêm a folhagem o ano todo. A maioria das plumerias produz flores altamente perfumadas e com cinco pétalas.

Plumerias são cultivadas por suas flores vistosas e perfumadas que florescem da primavera até o início do outono. As flores vêm em tons de amarelo, branco, rosa e vermelho. Essas plantas decíduas também são caracterizadas por suas folhas grossas e carnudas que caem no início do inverno.

Plumeria geralmente é cultivado como uma pequena árvore valorizada por suas flores atraentes, embora algumas cultivares enfatizem a folhagem. O grande número de cultivares oferece uma variedade de hábitos de crescimento, características de floração e robustez, embora a maioria seja sensível ao frio.

Como Cultivar Plumerias

O solo ideal para a plumeria é bem drenado e levemente ácido. As amostras são um pouco tolerantes ao vento e ao sal. Plumeria pode ser cultivada, às vezes até quase em tamanho real, em um grande recipiente ou banheira. Isso pode ser preferível em locais propensos a geadas, onde a plumeria deve ser movida para ambientes internos ou para um local protegido durante períodos de frio.

Verifique se o recipiente possui amplos orifícios de drenagem. As plantas podem ser cultivadas como plantas de jardim ou como planta de interior. As plantas de Plumerias se dão bem sob a luz do sol e em condições de solo úmido.

Forneça à plumeria umidade adequada durante os períodos de seca e proteja-a do gelo. A plumeria pode exigir poda, principalmente se cultivada para produção de flores. A poda é mais fácil no inverno, quando não há folhas, mas uma poda pesada no momento afeta a floração da primavera.

As árvores mais antigas geralmente se beneficiam de um tipo de poda conhecido como escotilha, onde brotos são podados de volta ao mesmo ponto, a cabeça do escoteiro, a cada ano. Retire os galhos enrugados ou dobrados de volta para um galho principal e destrua os galhos removidos. O Plumeria se beneficia da fertilização regular. Aplique um fertilizante 10-30-10 a uma taxa de um quilo por polegada de diâmetro do tronco a cada três a quatro meses.

Como Propagar Jasmim Manga

As sementes de Plumerias não estão amplamente disponíveis e as árvores nem sempre produzem sementes viáveis, mas às vezes são usadas para propagação. Espere que as mudas geralmente produzam flores da mesma cor da amostra a partir da qual as sementes foram coletadas.

Colete as sementes após a abertura da vagem, semeie-a superficialmente e espere o término após cerca de duas semanas. Plumeria é mais comumente propagada por estacas para garantir que as características desejáveis ​​da árvore-mãe sejam mantidas. Corte cerca de meio metro de uma ponta de galho e deixe o corte em local seco por pelo menos duas semanas antes de plantar o corte em solo bem drenado. Tome cuidado para não regar demais o corte. As estacas são particularmente suscetíveis à podridão em solo úmido.

Pragas e Doenças do Jasmim Manga

Um punhado de pragas e doenças ocasionalmente assola a plumeria. Pragas potenciais incluem ácaros, besouros de chifres longos, moscas-brancas, tripes, cochonilhas, lesmas ou caracóis e vermes ou larvas de mariposa. A maioria dessas pragas é geralmente controlada por insetos predadores benéficos, portanto evite o uso de inseticidas de amplo espectro.

Tome Cuidado com a Praga Plumeria
Tome Cuidado com a Praga Plumeria

A praga mais grave do plumeria é tipicamente o besouro de chifres longos, também conhecido como broca-tronco da plumeria, cuja presença é indicada por um pequeno orifício na haste com gotejamento preto escorrendo.

Jasmim Manga – Curiosidades e Fatos Interessantes

Na  Austrália, esta flor é conhecida como frangipani, as plumerias estão relacionadas ao oleandro e sua seiva leitosa  é venenosa e pode irritar os olhos e a pele, as flores não tem néctar e são mais perfumadas à noite, as plantas usam seu perfume para atrair mariposas para a polinização.

O nome Plumeria foi escolhido para homenagear  Charles Plumier, um botânico francês.

Plumeria rubra é a flor nacional da Nicarágua , onde é conhecida sob o nome local “sacuanjoche” e plumeria alba é a flor nacional do Laos , onde é conhecida sob o nome local champa.

Na literatura folclórica, acredita-se que plumeria forneça abrigo para fantasmas e demônios. A plumeria também é conhecida como a árvore do templo nas culturas hindu , jainista e budista, porque geralmente são plantadas em templos em toda a Ásia por suas flores perfumadas. O cheiro da plumeria foi associado a um vampiro no folclore malaio, o pontianak.

Plumerias são comumente usadas em ditados populares havaianos,  quando uma flor de plumeria é usada no cabelo sobre a orelha direita, isso significa que a moça é solteira e bonita; usado no lado esquerdo, ela é casada e comprometida.

Em algumas culturas bengali, a maioria das flores brancas e, em particular, a plumeria (bengali, chompa ou chãpa ) estão associadas a funerais e morte. Nas Filipinas e na Indonésia , o plumeria, conhecido em tagalo como Kalachuchi ou Kalatsutsi (Plumeria acuminata), geralmente está associado a fantasmas e cemitérios. Plumerias geralmente são plantadas em cemitérios nos dois países. Os hindus balineses usam as flores em suas ofertas no templo.

Flor Plumeria
Flor Plumeria

Nos Ghats ocidentais de Karnataka, a população local usa plumeria de cor creme nos casamentos. O noivo e a noiva trocam uma grinalda de plumeria no casamento. É também chamado de devaganagalu ou devakanagalu (Plumeria de Deus). Flores de cor vermelha não são usadas em casamentos.

Na tradição do Sri Lanka, o plumeria está associado ao culto. Uma das donzelas celestiais nos afrescos da fortaleza rochosa do século V, Sigiriya, segura na mão direita uma flor de cinco pétalas, indistinguível da plumeria.  Na África Oriental, o frangipani às vezes é referido nos poemas de amor suaíli.

Veja também

Para Que Serve o Chá de Canela-de-Ema?

O uso medicinal das plantas é um dos grandes presentes que a natureza deu para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *