Home / Plantas / Cacto Dama da Noite: Características, Como Cultivar e Fotos

Cacto Dama da Noite: Características, Como Cultivar e Fotos

Os cactos podem ser um tipo muito diferente de planta, que não gosta de água, não gosta de sombra, odeia locais com alta umidade e apenas consegue se desenvolver bem quando em ambientes de solo pobre em nutrientes.

Assim, esse é basicamente eu cenário de um deserto, que não possui muito a oferecer aos cactos, que por sua vez se acostumam a esse cenário pobre em recursos e já não conseguem mais crescer e se desenvolver quando em presença de uma oferta grande de nutrientes.

Dessa maneira, os cactos são muito importantes para os desertos, locais que sequer teriam qualquer tipo de vida animal, na grande maioria das vezes, se não houvesse a presença dos cactos. Portanto, por ser muito simples de cuidar, muitas pessoas acabam por optar pelos cactos quando precisam escolher uma planta para a casa. Como muitos cactos podem ser criados em vasos, esse é uma ótima possibilidade para quem não deseja ter tanto trabalho com uma plantinha.

Cacto Dama da Noite
Cacto Dama da Noite

Contudo, os cactos são muito variáveis e, assim, há opções de cactos para todos os gostos possíveis. Portanto, como não poderia deixar de ser, há também cactos que exigem mais cuidados por parte do seu dono.

Assim, para quem deseja ter uma relação mais próxima e forte com a sua planta de estimação, os cactos desse tipo já são mais recomendados. No fim das contas, o certo é que os cactos são muito diferentes uns dos outros e apresentam detalhes sempre únicos, a começar pelas flores que podem ter. Na verdade, pois mais que possa demorar até mesmo 80 anos, um cacto sempre dará flores em algum momento da sua vida.

Contudo, um cacto que não gosta de sol e que apenas abre as suas flores à noite pode ser uma grande novidade para ,muitos, já que vai contra tudo o que se comenta em relação aos cactos. Esse é o grande exemplo do cacto dama da noite.

Conheça o Cacto Dama da Noite

Muito conhecido por quem gosta de plantas, o cacto dama da noite pode ser bastante atrativo e enigmático para quem o vê de longe. Isso porque a planta realmente não gosta muito do sol e apenas abre as suas flores à noite, quando o sol já foi embora e o clima está um pouco mais fresco.

Dessa forma, o cacto dama da noite dá orquídeas brancas que podem ser muito belas quando florescem, sendo que esse tipo de planta raramente possui espinhos à mostra. Portanto, o cacto em questão é o oposto do que se costuma conhecer e aprender sobre os cactos, já que a planta pode ser muito sedosa e até mesmo frágil.

Quando na selva, muitas vezes o cacto dama da noite chega até mesmo a crescer como uma espécie de trepadeira, usando as árvores para fazer com que o seu desenvolvimento não seja atrapalhado pela ação animal, mantendo a planta longe de perigos que podem estar perto do solo. De toda forma, a dama da noite realmente precisa de uma proteção a mais quando livre na natureza, já que essa planta pode ser bastante frágil.

Características do Cacto Dama da Noite

O cacto dama da noite, mantendo a sua grande diferença em relação a outros tipos de cactos, gosta da umidade e de estar em contato com a água. Ainda que esteja longe de ser uma planta que ama a água, o cacto em questão pode receber doses maiores de água e, ademais, mais vezes por semana do que um cacto comum – em geral, os cactos devem ser regados apenas uma vez a cada 7 dias.

Contudo, ainda assim o cacto dama da noite gosta de ter areia em seu solo, o que facilita a drenagem, sendo que a presença de pedras também pode ser útil para que a planta realize todo o processo de drenagem de forma mais suave.

Além disso, o cacto dama da noite pode ter de 2 a 6 metros de altura, sendo que isso depende mais do tipo da planta do que da forma como ela será cultivada. Assim, as flores do cacto pode ter até mesmo 20 centímetros, sendo ramos realmente grandes que surgem a partir do caule principal.

Floração do Cacto Dama da Noite
Floração do Cacto Dama da Noite

Cultivo do Cacto Dama da Noite

O cacto dama da noite pode ter um cultivo um pouco diferente dos cactos mais comuns, mas não tanto assim. Dessa forma, apenas dê um pouco mais de água para o dama da noite do que daria para outros cactos, o que pode ser regas duas vezes por semana.

Além disso, pode ser interessante não deixar a planta tão exposta ao sol ao longo de todo o dia, pois isso pode ser um problema no longo prazo. Ademais, é importante que o cacto dama da noite tenha areia e pedras em sua base, o que torna o trabalho de drenagem mais natural e menos mecânico.

É importante saber que as flores abrem apenas à noite, quando o sol vai embora, estando bem abertas por volta das 23:00h, quando a planta encontra um clima mais ameno e um ar um pouco mais úmido para realizar o seu desenvolvimento de maneira mais contínua. É interessante notar, também, que o solo do cacto dama da noite não precisa ser tão rico em nutrientes e matéria orgânica, já que a planta consegue crescer mesmo sem a presença tão massiva de nutrientes desse tipo.

Cultivo do Cacto Dama da Noite no Vaso
Cultivo do Cacto Dama da Noite no Vaso

Onde Plantar o Cacto Dama da Noite

O cacto dama da noite pode ser plantado em seu jardim, mas lembre-se de se certificar de que o local possui as condições de espaço necessárias para tal. Isso porque o cacto cresce cerca de 2 a 6 metros de altura, o que faz com que seja interessante ter o espaço adequado.

Ademais, a planta não pode ser cultivada em vasos, pois o vaso logo se tornaria pequeno para o cacto dama da noite. É interessante, também, que o local escolhido tenha meia-sombra e que pegue sol apenas em uma parte do dia, mas não ao longo de todo o dia.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *