Home / Plantas / O Que é Arroz Integral? Por Que Ele É Melhor para Saúde?

O Que é Arroz Integral? Por Que Ele É Melhor para Saúde?

O arroz é com certeza um dos alimentos mais consumidos pelo brasileiro, principalmente porque o prato de arroz com feijão faz parte da cultura nacional e é conhecido no mundo inteiro como um dos pratos típicos do Brasil.

Com isso, diversos tipos de arroz acabam sendo “criados” de acordo com suas propriedades e as necessidades do cliente, o que faz com que muitas pessoas fiquem confusas com tantas variedades.

O arroz integral é um tipo de arroz que vem se tornando cada vez mais comum, principalmente entre os adeptos da dieta low carb. Por isso, podemos dizer que é importante saber do que se trata para que você possa colocá-lo em seu cardápio caso queira.

Por isso, neste artigo falaremos especificamente sobre o arroz integral. Continue lendo para entender o que é esse arroz, porque ele é considerado melhor do que o arroz branco, quais são os benefícios que esse arroz oferece e também ler dicas sobre ele!

O Que É Arroz Integral?

O arroz é um grão e por isso ele passa por diversos processos desde sua colheita até vir parar em nossa mesa para consumo. Porém, a verdade é que nem todo tipo de arroz passa pelo mesmo processo, e podemos dizer que o tipo de arroz é definido justamente por conta do tipo de processo que ele passou.

O arroz branco é um arroz extremamente polido que acaba perdendo sua casca externa, o que faz com que ele perca uma parte muito rica em nutrientes: a casca.

O arroz integral, porém, é um arroz que não passa pela parte do polimento e por isso não perde sua casca, o que significa que ele mantém a parte que possui diversos nutrientes.

Com isso, o arroz integral é mais natural e básico, já que passou por menos processos até chegar em nossas casas, o que faz dele realmente integral, sem modificações feitas por máquinas.

Portanto, o arroz integral acaba sendo considerado melhor do que o arroz branco na hora do consumo, e agora veremos um pouco mais especificamente o porquê disso.

Por Que O Arroz Integral É Melhor?

Como já dissemos, a tendência é que todo mundo ache o arroz integral muito melhor do que o arroz comum, e isso possui uma explicação bem óbvia: o número de nutrientes que cada um desses tipos oferece.

Arroz Integral Pronto Para Comer
Arroz Integral Pronto Para Comer

O arroz integral, como já dissemos, possui a sua casca na íntegra, o que significa que ele mantém sua parte mais nutritiva, rica em lipídeos, fibras, vitaminas, minerais e muitos outros nutrientes essenciais para o corpo humano.

Enquanto isso, a tendência é que o arroz integral possua muito menos nutrientes, já que ele não possui a casca, que é justamente a parte mais nutritiva do grão sem sombra de dúvidas.

Por isso, quando as pessoas dizem que o arroz integral é melhor do que o arroz branco elas com certeza não estão se referindo ao sabor que esses alimentos possuem, mas sim á sua qualidade nutricional e os nutrientes que eles oferecem.

Portanto, se você está em busca de um arroz mais natural e benéfico para o seu corpo, com certeza o arroz integral é a escolha certa a ser feita.

Benefícios Do Arroz Integral

Benefícios do Arroz Integral
Benefícios do Arroz Integral

Além da quantidade de nutrientes ser maior, o arroz integral ainda apresenta outros benefícios que podem ser facilmente levados em consideração e são muito atraentes para pessoas que se importam com a saúde. Por isso, vamos ver agora quais são os benefícios do arroz integral para a nossa saúde.

  • Funcionamento do Intestino

Como já dissemos, a tendência é que o arroz integral seja mais rico em fibras por conta de sua casca, e as fibras alimentares são justamente os nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso intestino como um todo. Elas estão presentes em alimentos naturais como frutas e legumes, e no caso do arroz integral também estão presentes em boas quantidades.

Funcionamento do Intestino
Funcionamento do Intestino

Por isso, consumir mais arroz integral no seu dia a dia também fará com que seu instestino funcione de maneira mais regular, evitando problemas como prisão de ventre e até mesmo acúmulo de gases.

  • Sistema Cardiovascular

O coração é o órgão mais importante do nosso corpo e por isso merece atenção especial, principalmente quando levamos em consideração que cada vez mais pessoas têm problema no coração nos dias de hoje.

Sistema Cardiovascular
Sistema Cardiovascular

O arroz integral é um alimento rico em magnésio, e ele é um minério que possui a função de regular o ritmo do nosso coração, o que evita problemas como ataques cardíacos por exemplo. Por isso, o arroz integral alinhado a uma vida saudável é excelente para prevenir problemas no coração.

  • Asma

    Garota Usando Bombinha Para Aliviar a Asma
    Garota Usando Bombinha Para Aliviar a Asma

A asma é uma doença respiratória crônica que não tem cura, mas possui tratamento que faz com que os sintomas sejam reduzidos no dia a dia. O arroz integral alinhado a uma dieta saudável e exercícios físicos com certeza será excelente para tratar esse problema.

Isso porque o arroz integral é rico em nutrientes anti-inflamatórios, que farão com que os brônquios e todo o resto do pulmão fiquem mais “relaxados” e melhorem muito com o passar do tempo.

Dicas Sobre Arroz Integral

Vamos ver agora algumas dicas importantes que podemos destacar com relação ao arroz integral. Já pega o papel e caneta para anotar!

  1. Esse tipo de arroz pode acabar atraindo alguns fungos mesmo estando cru, e por isso é importante que você garanta que está consumindo e comprando um arroz integral de boa qualidade;
  2. O arroz integral consumido no Brasil possui quantidades de arsênio maiores do que as rcomendadas, e por isso vale não exagerar no alimento e também ver bem a qualidade do produto. Isso porque o excesso de arsênio no corpo pode causar câncer;
  3. O arroz parboilizado é uma boa alternativa para quem não gosta do integral mas não quer consumir o branco, já que ele está entre esses dois nutricionalmente falando.

Essas foram algumas dicas que você precisa sempre se lembrar! Quer saber ainda mais informações sobre o arroz? Leia também em nosso site: Tudo Sobre o Arroz – Características, Nome Científico e Fotos

Veja também

Begonia Elatior no Vaso

Begonia Elatior: Características, Como Cuidar, Mudas e Fotos

Você gostaria de ter um jardim colorido e original, mas não sabe por onde começar? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *