É a flor que simboliza alegria e otimismo. Uma escolha preferida entre floristas e outros entusiastas de flores, especialmente durante o outono. Algumas pessoas chamam de mães ou crisântemos, mas uma coisa fascinante sobre essa flor é que é indiscutivelmente a flor mais popular do mundo depois da rosa.
Crisântemo: História, Origem da Flor e Nome Científico
O Crisântemo é um nome vulgar da espécie Chrysanthemum, da Família: Compositae/Astera Chrysanthemum ceae), que engloba plantas que já eram cultivadas na China há mais de 3.000 anos atrás, às quais se atribuíam propriedades importantes.
O nome crisântemo deriva das palavras gregas “chrysous”, que significa “dourado” (a cor da flor original), e “anthemon”, que significa “flor”, e foi dado pelo o botânico e taxonomista sueco, Carlos Lineu no século XVII, tão logo a flor foi importada da China para a Europa.
As pequenas flores amarelas dos crisântemos observados por Lineu, semelhantes as margaridas, não eram naturalmente muito diferente das flores atualmente cultivadas nos muitos e vistosos cultivares atuais de crisântemos. Quem gosta de flores, sabe que crisântemos são sempre bem vindas em qualquer ambiente. .. além de ser muito bonita, a flor tem muito apelo sentimental .
Cultivares de crisântemo foram produzidos através de processos de hibridação na Europa, no Japão (Diz-se que o crisântemo teria sido levado para o Japão pelos budistas) e nos EUA, que melhoraram geneticamente a planta original, símbolo da nobreza, muito cultivada e valorizada no continente asiático para bordaduras e canteiros de jardim.
Crisântemo: História, Origem da Flor e Nome Científico
Flores
A planta gera flores de diferentes formatos, desde botões simples e pompons perfeitos, a flores semelhantes as margaridas ou imitando os chapéis dos anos 50 com grandes e caóticas esfregonas. São plantas bonitas para se cultivar num belo jardim onde floresce no verão e outono, quando as cores dessas belas flores se tornam evidente, variando do cor-de-rosa, amarelo e branco às tonalidades ricas do outono (ferrugem, bronze e vermelho rubi).
Crisântemo: História, Origem da Flor e Nome Científico
Cultivares Para Produção de Híbridos
Na Europa, Japão e nos Estados Unidos o crisântemo “de flor” e o crisântemo “de jardim”, são os dois cultivares mais utilizados. O primeiro, especificamente pela exuberância e tamanho da flor que produz, e o segundo que embora produza flores menores é mais resistente, não carece de estacas de apoio e tolera melhor as intempéries do clima.
As variedades de “charme” chegam ostentando a delicadeza contida nas flores e conquistam muitos elogios em excelentes arranjos de plantas em vasos no outono: a profusão de flores que desenvolvem chegam trazendo mais cor, charme e delicadeza para o visual do seu jardim na nova estação.
Crisântemo: História, Origem da Flor e Nome Científico
Como Plantar
Como regra, os crisântemos geralmente são fáceis de cultivar e cuidar. Eles podem crescer em uma ampla variedade de solos, desde que seja de drenagem livre. Locais ensolarados ou semi-sombreados são adequados, embora aqueles que crescem à sombra provavelmente florescerão no outono.
Cuidado com a manipulação das raízes , que devem ter permanecido a descoberto e guardadas durante o inverno, ao plantar seus pés de crisântemos”de flor”, cultivados pelas suas flores, o melhor período é o início do verão, e o método mais produtivo e comprovado de reprodução é o plantio por estacas, essas espécies precisam do apoio de estacas durante o plantio. Os talos com raiz devem ser plantados a pouca profundidade no substrato, que deve ter sido esterilizado…
https://www.youtube.com/watch?v=b_2Z05Vw-6I
Regue durante os períodos de seca e adube para induzir o crescimento dos botões. Quando as plantas atingirem 20 cm de altura, as pontas destas plantas devem ser beliscadas para induzir o crescimento dos rebentos laterais e produzir um aspeto mais imponente ao conjunto. Os crisântemos “de jardim”, mais resistentes, podem ser cortados depois da floração e cobertos com uma espessa camada de mulch (rejeitos vegetais) para protegê-los no inverno.
Crisântemo: História, Origem da Flor e Nome Científico
Cultura Japonesa
O crisântemo (Kiku) tem um significado importante e é uma flor muito apreciada pela culturas chinesas e japonesas. Para os japoneses o crisântemo tem um significado especial, embora tenham sido originados na China e trazidos para o Japão. Um festival realizado num santuário, o Kasama Inar, todos os anos é organizado em celebração desta flor, entre os religiosos.
No Japão, o trono do Crisântemo é o nome comum dado ao trono ocupado pelo imperador, o monarca cerimonial no sistema japonês de monarquia . O atual Imperador, Sua Majestade Imperial, o Imperador Naruhito, sucedeu ao seu pai Akihito que abdicou em favor dele no dia 30 de abril de 2019 depois de 30 anos no poder. No Japão, o trono do Crisântemo é o nome comum dado ao trono imperial.
Crisântemo: História, Origem da Flor e Nome Científico
Cultura Chinesa
Os crisântemos eram flores famosas na China e seu cultivo remonta a 3.000 anos. Eles vêm em diferentes tipos, formas e cores. As plantas crescem em pátios. Crisântemos são usados como ervas medicinais que ajudam a melhorar a visão e expulsar o calor interno. Além disso, eles podem ser usados como ingrediente em chá, vinho e comida. Crisântemos florescem no ar frio do outono, representando elegância e coragem na China.
Chu-Hsien é conhecida como “Cidade do Crisântemo”, e desde a segunda metade do século 7, a flor representa um dos quatro senhores da China, juntamente com a orquídea, o bambu e a ameixoeira, representados nas pinturas chinesas de aves e flores. As flores do crisântemo são frequentemente citadas nos poemas chineses. Livros publicados através de tipos móveis ou clichês de madeira, também evidenciam a flor como fonte de inspiração, de certa forma. A poesia chinesa, com Li Bai, Du Fu e Wang Wei e Bai Juyi. … publica poemas mais maduros, voltados para o lúdico. Neste período, os mais famosos poetas exercem grandes influências para o desenvolvimento da literatura chinesa.
Estudiosos chineses os retratam em poemas e pinturas por causa de sua beleza e caráter. Mas agora crisântemos não são comumente usados para presentes ou decoração. A maioria deles é amarela e branca, que são as cores principais nos funerais chineses. As pessoas não os enviam para amigos como presentes por esse motivo.