Home / Plantas / Capuchinha Fruto e Sementes: Fotos, Benefícios e Raizes

Capuchinha Fruto e Sementes: Fotos, Benefícios e Raizes

O número de plantas existente em nosso território é praticamente incontável, principalmente quando levamos em consideração que o Brasil possui a Floresta Amazônica, extremamente querida em todo o mundo, e ao mesmo tempo extremamente rica em muitas variedades animais e vegetais.

Dessa forma, é possível afirmar com toda a certeza que até mesmo pessoas que passam a vida inteira estudando sobre esses seres vivos de nosso território, não entendem muito bem sobre todas as espécies existentes aqui, já que isso é quase impossível.

Nessa situação, a verdade é que as espécies animais acabam ficando mais conhecidas do que as espécies vegetais, já que as pessoas tendem a pesquisar mais sobre as espécies vegetais apenas quando querem plantar alguma coisa em suas casas.

Porém, uma planta que vem se tornando mais famosa principalmente por conta de sua propriedades medicinais e diversas funcionalidades é a capuchinha, planta muito famosa em algumas regiões do Brasil que agora vem ganhando ainda mais destaque.

Portando, neste artigo falaremos de maneira mais específica sobre a capuchinha. Continue lendo o texto para entender um pouco mais sobre as flores, frutos e raizes dessa planta, além de entender também quais são os benefícios que ela oferece para quem usa a planta com frequência das mais diversas maneiras.

Frutos e Sementes da Capuchinha

Como dissemos anteriormente, essa é uma planta mundialmente conhecida por conta de todas as suas propriedades e utilidades diversas que servem principalmente para ajudar as pessoas que gostam de fazer tratamentos naturais, tanto medicinais quanto de cosméticos e até mesmo no campo da alimentação.

Assim, quando falamos especificamente sobre os frutos e as sementes da capuchinha, a verdade é que eles são uma surpresa muito boa para as pessoas, já que mesmo que muitas pessoas não saibam, essa planta é todinha comestível! Isso mesmo, você pode comer qualquer parte da capuchinha sem passar mal, muito pelo contrário.

Sementes da Capuchinha

A verdade é que ao consumir capuchinha você está com certeza garantindo uma alimentação mais rica em fibras alimentares, o que é uma característica dos vegetais e com certeza é excelente para a saúde de quem gosta muito de plantas.

Dessa forma, os frutos e as sementes presentes na planta também são comestíveis, e é interessante destacar que as sementes obviamente podem ser utilizadas para plantar outras espécies dessa fruta!

Raizes da Capuchinha

As raizes de uma planta são muito importantes para que a gente consiga entender um pouco mais como ela pode ser utilizada na hora do plantio e também na hora de se alimentar, já que é por meio das raizes que pegamos a maior parte dos nutrientes e também fazemos com que a planta se desenvolva de maneira muito mais rápida.

Assim, você provavelmente já entendeu que as raizes dessa planta também podem ser consumidas como alimento, já que ela faz parte da planta e, como dissemos anteriormente, toda a estrutura dessa planta é comestível.

Dessa forma, você pode utilizar a raiz da capuchinha para criar um substrato mais firme e fazer com que a planta se desenvolva, ao mesmo tempo que também pode consumir essa raiz caso você não tenha a intenção de plantar uma nova capuchinha.

Logo, você já sabe agora que essa raiz possui muitas utilidades diversas, e com certeza é extremamente interessante para quem está aprendendo mais sobre as plantas, também aprender um pouco mais sobre a raiz de capuchinha e as suas propriedades medicinais e alimentícias ainda muito desconhecidas pelas pessoas.

Benefícios da Capuchinha

Muito provavelmente apenas ao ler o artigo você já conseguiu perceber que a capuchinha é uma planta muito rica presente em nosso território, e que consequentemente ela possui muitos benefícios que não são tão conhecidos assim pelas pessoas, principalmente aquelas que não gostam muito de plantas.

Portanto, para facilitar todo o entendimento e deixar tudo mais claro, vamos listar agora alguns benefícios que a capuchinha pode trazer para o dia a dia que a maioria das pessoas ainda não sabe!

  • Ela possui propriedades medicinais, e por isso o seu efeito expectorante é muito bom para “limpar o peito” em fases de gripe e resfriado, por exemplo;
  • Essa planta também é excelente para promover uma boa digestão, e por isso pode ser consumida sempre por quem tem problemas no intestino como a prisão de ventre e até mesmo para quem tem problemas na bexiga, ambos causando inchaço e dor;
  • Ela é toda comestível, e com certeza esse é um benefício excelente para as pessoas que costumam se alimentar de plantas, que na maioria das vezes não encontram uma variedade tão grande assim de alimentos para consumir;
  • A planta pode ser encontrada tanto em mercados quanto em feiras, e por isso apesar de um pouco desconhecida ela pode até mesmo ser considerada acessível para muitas pessoas.

Logo, esses são apenas alguns dos benefícios que podemos listar sobre a capuchinha, e é exatamente por isso que defendemos que você precisa procurar mais informações sobre essa espécie tão interessante! Você já sabia sobre essas curiosidades? Nos conte um pouco mais!

Capuchinha para Caspa

Um benefício que não citamos anteriormente mas que é muito conhecido para quem precisa, é o uso da capuchinha para acabar com a caspa capilar, um problema que incomoda muitas pessoas.

Como essa planta possui efeito anti-séptico, ela é excelente para limpar o couro cabeludo profundamente e evitar o descascamento causado pela caspa.

Portanto, vamos ver agora como você pode utilizar a capuchinha para essa finalidade.

Basicamente, você deve deixar em infusão 4 colheres de sopa de capuchinha seca ou fresca, mas picada, em meio litro de água que está fervendo, assim como um chá. Depois disso, basta passar a peneira em tudo e utilizar a mistura no cabelo após lavar os fios! Viu como é simples?

Com essa receita fácil você irá perceber como a capuchinha pode ser extremamente benéfica também para os fios. E o melhor, você gasta pouco dinheiro com o tratamento!

Quer saber ainda mais informações sobre outros seres vivos que habitam nosso território? Sem problemas! Leia também em nosso site: Locomoção Dos Pinguins: Como Eles Se Locomovem?

Veja também

Qual é a Função dos Microtúbulos e dos Microfilamentos?

A célula é o alicerce básico de todos os seres vivos da Terra. Esses nutrientes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *