Home / Animais / Locomoção Dos Pinguins: Como Eles Se Locomovem?

Locomoção Dos Pinguins: Como Eles Se Locomovem?

Desengonçados! Provavelmente é assim que muitos tendem a definir esses amistosos e simpáticos animais ao vê-los em locomoção!

Embora seu caminhar possa até mesmo ser considerado engraçado, isso tem muita relação com diferentes aspectos únicos que ele possui!

Na verdade, quanto mais pesado o animal for, menos estável ele se apresenta durante a sua locomoção! Porém esses quilinhos extras podem ser essenciais para que a espécie consiga manter seu processo reprodutivo, sabia?

E essa não é apenas uma suposição leviana! Na verdade, diversos estudos e ainda pesquisas feitas por especialistas em biomecânica, que foram pessoalmente até a Antártica analisaram de perto os pinguins e esse aspecto.

Um dos eleitos para compor tais estudos foram os pinguins reis. Essa é uma espécie que desperta muito interesse, não somente por conta de sua forma engraçada de caminhar e se comportar, mas por ser um animal que pode chegar a ter mais de um metro de altura!

Esse grandalhão também pode chegar até a fase adulta com um peso de cerca de 16 kg. Trata-se da segunda maior espécie de pinguins que se tem notícia, ficando apenas atrás dos famosos pinguins imperiais!

Gordinhos, Simpáticos E Cheios De Curiosidades! A Dificuldade De Locomoção É Um Aspecto Que Chama Atenção!

Quando comparados a outros animais de porte mais magro, esses exemplares de pinguins apresentam uma evidente dificuldade de locomoção.

Embora isso possa aparentemente parecer uma desvantagem, esse fator pode ser extremamente pertinente para fins reprodutivos, sabia?

Isso se dá porque a espécie de pinguins rei, que são animais totalmente monogâmicos, possuem um longo ciclo reprodutivo! Esse ciclo pode chegar a alcançar de 14 a 16 meses. Eles são capazes de gerar apenas um filhote de cada vez.

O evidente ganho de peso que antecede esse período é fundamental para que haja o corte de fêmeas. Isso porque os machos dependem de um maior volume de gordura para conseguirem sobreviver mais tempo em jejum – algo que ocorre durante o período que eles ficam responsáveis por cuidar dos ovos.

Pinguins Mais Gordos São Menos Estáveis!

Mesmo se tratando de um fator favorável para o ciclo reprodutivo da espécie, é sempre válido reforçar que os pinguins com maior volume de peso podem ser presas fáceis para os predadores.

Por isso, compreender realmente a biomecânica acerca de como os pinguins caminham com esse total de massa corporal é algo extremamente interessante! Afinal, seu peso pode ser 25% maior do que o normal, o que gera muita curiosidade da classe cientifica!

O estudo realizado foi feito com o total de 10 pinguins machos, sendo que eles possuam mais de 12 kg. Eles foram justamente capturados durante o período relativo ao cortejo!

Pinguim Gordo
Pinguim Gordo

Os animais foram mantidos junto aos pesquisadores pelo tempo de 14 dias. Eles também foram mantidos em jejum, de forma que suas habilidades foram amplamente testadas.

Para poder colocar o estudo em ação, os machos tiveram ainda que andar em uma esteira, levando em conta uma velocidade média de 1,4 km/h – isso foi feito antes e também depois da perda de peso.

Vale salientar que o fato de ficar em jejum por um tempo como esse é algo natural para esses pinguins, por isso, nada que foi feito atingiu negativamente os animais!

Mesmo assim os pesquisadores tiveram o cuidado de monitorar de perto a massa corporal dos animais. Isso foi feito para que se pudesse ter certeza de que eles não estavam perdendo peso além do tempo natural necessário.

Mas, não pense você que o estudo foi fácil! Na verdade, os pesquisadores tiveram que cortar um dose com esses simpáticos animais! Isso porque foi bem complicado fazer com que todos os pinguins cooperassem com a  pesquisa!

Os especialistas puderam ainda perceber que quando os pinguins não conseguiam caminhar na esteira, alguns chegavam a tentar trapacear! Isso mesmo, você não leu errado!

Quando a esteira entrava em funcionamento, grande parte dos pinguins conseguia andar sem qualquer problema ou dificuldade. Mas, àqueles que encontravam certa dificuldade, até mesmo por preguiça, faziam algo bem inusitado.

Alguns chegavam a repousar suas costas na parte de trás da esteira – e logicamente isso não contribuiu muito para que houvesse a coleta de dados necessários para a pesquisa.

A Adaptação É Algo Que Desperta Atenção Para Esses Animais!

De acordo com a pesquisa, mesmo que os pinguins tenham mais facilidade de caminhar com mais agilidade quando se encontram mais magros, a adaptação ocorre de maneira muito eficiente!

Família de Pinguim
Família de Pinguim

Isso quer dizer que esses animais, de maneira geral, tendem a se adaptar positivamente ao ganho de peso necessário – e isso ocorre justamente para que ocorra a perpetuação da espécie!

Outros Detalhes Fantásticos Sobre Os Pinguins!

Mesmo aparentemente tão desengonçados nos seu caminhar, é sempre bom salientar que os pinguins são excelentes nadadores!

Para poder se locomover com mais agilidade na água, eles apostam no uso de suas asas e também pés! Eles são tão eficientes nisso que podem chegar a obter uma velocidade  de até 40 km/h na água – algo bem diferente do que acontece no meio terrestre!

Por isso, eles tendem a passar grande parte de sua vida dentro da água, onde sempre procuram nadar em bandos. É bem comum ver centenas de pinguins juntos em seu habitat natural. E mesmo em uma população tão expressiva, eles são capazes de fazer todas as suas funções vitais – isso inclui até mesmo dormir!

Eles também costumam beber a água do mar, uma vez que seu corpo é capaz de absorver sal em grandes quantidades sem qualquer problema. Isso realmente não é um problema para esses camaradinhas!

O fato é que todas as aves marinhas possuem uma glândula muito importante. Ela é denominada por glândula de sal, ficando  situada na região próxima aos olhos. Sua função é, basicamente, sanar o excesso de sal que acaba sendo absorvido em seu organismo!

Como ficou evidente, mesmo tão desengonçados, esses animais possuem diversos pontos interessantes, sendo donos de uma grande inteligência!

Gostou de saber mais sobre eles? Então aproveite e compartilhe esse artigo – assim, mais pessoas poderão conhecer as curiosidades sobre esses simpáticos animais e seus hábitos!

Veja também

Asno Catalão: Características, Nome Científico e Fotos

O asno catalão (equus asinus) é considerado o símbolo nacional não oficial da Catalunha, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *