Home / Animais / Tubarão Martelo: Ele Ataca? Características, Curiosidades E Fotos

Tubarão Martelo: Ele Ataca? Características, Curiosidades E Fotos

O Tubarão Martelo é um animal facilmente identificado por conta do formato diferenciado de sua cabeça – para algumas pessoas, ele pode até mesmo ser considerado impressionante!

Por isso, pode-se afirmar seguramente que o Tubarão Martelo é um espécime digno de ser a grande estrela de filmes hollywoodianos, principalmente os que são mais voltados para ficção cientifica!

Ao todo, 10 espécies ajudam a compor a família Sphyrnidae, sendo que entre elas a que mais se destaca é o Tubarão-panã (Sphyrna mokarran) – ele nada mais é do que o maior de todos os membros desse time de peso!

Quer mergulhar mais fundo nesse fantástico universo e desbravar tudo que evidencia o incrível ciclo de vida desses caçadores dos mares? Então você está no lugar certo!

No decorrer desse conteúdo você terá a oportunidade de conhecer mais de perto como age o Tubarão Martelo e até mesmo suas principais características e mais uma série de curiosidades! Confira!

Conheça Mais Sobre A Anatomia Do Tubarão Martelo

Primeiramente é importante destacar que a família Sphyrnidae é formada por dois gêneros distintos, sendo o Eusphyra e Sphyrna. Ambos englobam a espécie de Tubarões  Martelo respectivamente.

Tais animais podem chegar a medir cerca de 0,9 metros até 6 metros de comprimento, podendo ainda pesar algo em torno de 3 kg a 500 kg.

Uma das principais características do Tubarão Martelo está justamente focada em sua cabeça, que possui um formato de T, bem parecido com um martelo.

Seus olhos também ficam posicionados de forma mais espaçada em cada uma das extremidades da cabeça!

E na verdade, segundo muitas pesquisas,  é justamente o fator visão que poderia ser apontando como o principal ponto evolutivo, que acaba sendo até mesmo responsável pelo seu formato tão peculiar.

Isso tanto é verdade que o Tubarão Martelo é dono de um formato de cabeça eu lhe permite até mesmo enxergar abaixo de si mesmo, o que lhe resulta, no final das contas, em uma visão 360º para poder desbravar o ambiente marinho!

Tubarão Martelo no Fundo do Mar
Tubarão Martelo no Fundo do Mar

Toda essa fantástica estrutura ainda é valorizada por meio de uma ampla distribuição das ampolas de Lorenzini no decorrer de sua cabeça. Eles são, basicamente, mecanismos que permitem ajudar a detectar mudanças de temperatura, compostos químicos e até mesmo campos elétricos que são gerados por diferentes presas.

E eles são de fato predadores vorazes! E isso também é algo possível em detrimento de sua eficácia vertebral.

Outra característica proveniente ao Tubarão Martelo é com relação ao tamanho pequeno de sua boca – ela fica localizada na parte inferior da cabeça e é detentora de dentes com formato triangular e bem serrilhados.

Além de todos esses atributos, o Tubarão Martelo possui duas nadadeiras dorsais onde a primeira é naturalmente maior do que a segunda. Outro detalhe é o seu dorso, de tom acinzentado e uma barriga esbranquiçada!

Onde Esses Animais Habitam?

Os vários espécimes de Tubarão Martelo vivem naturalmente em regiões temperadas e também tropicais, podendo ser encontradas facilmente no decorrer da costa e também na parte continental do planeta!

Eles têm preferências por águas rasas e com temperaturas mais elevadas, priorizando ficar próximos a recifes de corais – porém, eles também podem ser encontrados em até 80 metros de profundidade, da mesma forma que em ambientes com concentração de água salobra.

Mesmo tendo maior predileção pelas águas tropicais, há casos onde esses espécimes migram também para zonas polares. Isso em geral acontece durante o verão, visto que é uma forma deles terem acesso a mais alimentos!

Quais As Principais Presas Do Tubarão Martelo?

Entre as presas mais consumidas pelo Tubarão Martelo estão as raias. Elas são, sem dúvidas, o prato predileto desses grandes predadores.

A caça acaba sendo possibilitada por meio da visão, formato de sua cabeça e também por conta das ampolas de Lorenzini. Mas, ele também possui um outro cardápio bem seleto!

Os peixes, com destaque nas garoupas, bem como bagres e pequenas espécies pertencentes à família Carangidae, lulas, crustáceos, polvos e outros!

Detalhes Sobre Seu Comportamento!

Em geral, o Tubarão Martelo costuma preferencialmente realizar suas caças sozinho – eles jamais vão em busca de suas presas em bandos, como é o caso de outros animais do fundo do mar!

Na hora de atacar suas presas ele tende a desferir golpes com sua cabeça, principalmente se tratando das raias, bem como mordendo pontos específicos, como é o caso das asas.

Ele faz isso diversas vezes até que, por fim, consiga estabelecer a sua imobilização e, posteriormente, a morte!

Pode também acontecer desse tubarão se alimentar de outras espécies de tubarões, sem contar que também é recorrente um comportamento canibal – sim! Ele é capaz de se alimentar de outros tubarões da mesma espécie!

O Convívio Em Grupos!

O Tubarão Martelo embora prefira caçar sozinho, convive em bandos! Em geral, os bandos são até mesmo bem grandes, podendo chegar a 500 membros durante o dia. E é a noite que eles justamente se separam!

Dentro desses grupos algumas características, como tamanho, sexo, idade e outros pontos são levados em conta para estabelecer a hierarquia que deverá ser impreterivelmente respeitada.

Saiba Mais Detalhes Sobre A Reprodução Do Tubarão Martelo

Quando se trata da reprodução do Tubarão Martelo ainda há pouca informação precisa acerca de seus hábitos, ou seja, é preciso ainda se avançar mais detalhadamente em pesquisas e analises!

O que se sabe, embora pouco, é que eles tendem a se reproduzir apenas uma vez por ano, sendo que a gestação dura em torno de 10 até 11 meses em média.

Reprodução Do Tubarão Martelo
Reprodução Do Tubarão Martelo

Já a quantidade de embriões que podem ser gerados tem ligação direta ao tamanho da fêmea – isso quer dizer que quanto maior ela for, maior será a quantidade de filhotes.

Os bebês-martelo nascem com o crânio bem mole e não tem acesso a qualquer cuidado parental – para poderem se proteger, eles ficam em águas rasas até que tenham capacidade de se defender por conta própria!

O Tubarão Martelo não precisa lidar com predadores naturais, sendo que o único risco para essa espécie tem ligação com a pesca acidental e de exploração!

Veja também

Cisne: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Subfamília e Gênero

Cygnus é o gênero taxonômico com o qual as maiores aves aquáticas da família anatidae …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *