Home / Animais / Tubarão É Mamífero Ou Peixe? Qual Sua Classificação Científica?

Tubarão É Mamífero Ou Peixe? Qual Sua Classificação Científica?

Muitas pessoas, em algum momento de suas vidas  provavelmente já se perguntaram se por acaso o tubarão consiste me um mamífero ou um peixe!

Se você se identifica com esse grupo de pessoas, saiba que não está nenhum um pouco sozinho, afinal, essa é uma questão bastante comum e que deixa muitos bastante confusos!

Como é de conhecimento de grande parte das pessoas, os tubarões são animais que vivem no ambiente aquático, podendo ser encontrados mais facilmente nas regiões da costa brasileira.

De maneira geral, os tubarões também são considerados como poderosos e temidos predadores, principalmente por conta de sua postura voraz e ainda um forte equilíbrio dinâmico  junto à cadeia alimentar.

Porém, existem muitas espécies de tubarões, e muitas delas estão, inclusive, em extinção. Isso se dá principalmente por conta da caça predatória que é praticada pelos homens!

Os Tubarões Fazem Parte Do Grupo Craniatas – Mas, O Que É Isso?

Você pode estar se perguntando nesse exato momento: mas, o que é esse grupo de craniatas?

De maneira geral, isso quer dizer que são animais que possuem um crânio sendo que a sua função é justamente proteger o encéfalo.

Fazem parte dos grupos de craniatas diversos peixes, anfíbios, répteis, aves e também os mamíferos.

O tubarão é ainda classificado como um vertebrata, pois ele não somente possuem crânio, como também tem vertebras que ajudam a formar uma boa parte do seu endoesqueleto cartiloginoso, que nada mais é do que o esqueleto interno!

Entre os chamados craniatas existem vários seres que são devidamente adaptados ao meio aquático, bem como o meio terrestre e também aéreo.

Outro detalhe que chama atenção é que o tamanho dos animais que ajudam a compor esse grupo pode ter uma grande variação de tamanho, indo dos “minúsculos” até os grandes e majestosos peixes – como é o caso das baleias, por exemplo, que podem chegar a impressionantes 170 toneladas!

Um outro aspecto interessante de se compreender consiste na pele dos craniatas, que em geral são formadas por duas camadas, sendo a epiderme (que é a parte mais externa) e a derme (parte mais interna).

Vale salientar que a epiderme é sempre multiestratificada, ou seja, é composta por várias camadas de células – isso é algo que pode ser diferenciado de outros animais, que, em geral,, são sempre uniestratificadas.

Em suma, a derme se refere a um tecido bastante rico em vasos sanguíneos e que ainda agrega estruturas sensoriais bastante complexas!

Mas, Afinal, O Tubarão É Um Peixe Ou Um Mamífero?

Depois de uma breve explicação acerca desse fantástico predador das águas, é hora de responder a questão que mais ronda a cabeça de muitas pessoas – o tubarão é um peixe ou um mamífero?

De forma mais direta, a resposta é que o tubarão se trata de um peixe e não um mamífero – algo que algumas pessoas poderiam acreditar até aqui!

Esse é um animal que faz parte da classe dos condrictes, que são basicamente animais que apresentam maxilas e nadadeiras aos pares – Condri que dizer cartilagem, enquanto ictio relaciona-se à peixe.

E diante de tais características, pode-se afirmar seguramente que um dos pontos que ajuda a evidenciar positivamente a evolução dos vertebrados é justamente a formação e desenvolvimento de suas maxilas.

Isso  porque é justamente esse aspecto que acabou possibilitando aos peixes mais primitivos  conseguir arrancar com maior facilidade e eficiência maiores pedaços de algas e até mesmo de outros animais com um porte elevado.

Tudo isso, de maneira geral, acabou favorecendo boas oportunidades acerca das fontes de alimentos!

Outro ponto relevante é que o hábito de predadores  como o tubarão acabou se associando a uma série de modificações físicas, o que o fez ser, no final das contas, um ótimo nadador.

O tubarão tem uma enorme capacidade de se locomover com extrema agilidade e grande velocidade, o que lhe possibilita capturar suas presas com muito mais sucesso.

Além disso, as nadadeiras também passaram por uma ampla evolução, o que elevou potencialmente a capacidade de propulsão do seu corpo!

Conheça Algumas Das Principais Características Do Tubarão!

Primeiramente, é importante conhecer melhor todas as características do tubarão para entender tudo que acaba lhe rendendo tantos pontos positivos como um excelente predador!

Uma dessas características está associada ao seu esqueleto interno (o endoesqueleto), bem como o seu crânio e vertebras – todos são formados  por cartilagens!

Características Físicas Do Tubarão
Características Físicas Do Tubarão

É justamente o esqueleto cartilaginoso lhe permite uma excelente mobilidade, o que lhe ajuda a ser um grande predador no final das contas.

Os Tubarões Possuem Escamas?

Essa é uma dúvida bem comum – vale destacar que as escamas desse animal podem diferir bastante das escamas presentes nos peixes ósseos.

Cada uma delas tende a ser formada por um espinho, sendo que esse é voltado para a parte posterior do corpo, bem como apresenta uma placa basal presente na derme.

Além disso, tanto a forma como a disposição de suas escamas são grandes responsáveis por diminuir a turbulência da água ao redor do animal, o que otimiza ainda mais o seu nado, lhe garantindo maior êxito na hora de capturar suas presas!

Tubarão Martelo
Tubarão Martelo

Alimentação Do Tubarão! O Que Mais Você Deve Saber!

Esse é um animal que apresenta uma espécie de prolongamento na parte interior da cabeça, bem como possui a boca em uma posição transversal, sendo que essa é, portanto, posicionada ventralmente.

Mesmo diante de tal posição ventral da boca, os tubarões são animais totalmente capazes de conseguir realizar mordidas de forma que chegam a arrancar pedaços do corpo de suas presas.

Isso ocorre por conta do seu arco mandibular é frouxamente ligado ao crânio, o que lhe possibilita movimentar de forma efetiva as maxilas para frente!

Um outro detalhe que sempre desperta atenção acerca do tubarão são seus imponentes dentes, com formatos bem pontiagudos e que ainda ficam acomodados em fileiras e ainda deslocados de forma gradual para frente – isso  vai se mantendo conforme os dentes da frente vão sendo perdidos naturalmente.

Em suma, os tubarões são carnívoros, como é o caso do famoso tubarão branco – ele pode chegar a atingir mais de 6 metros e é um predador poderoso de diversos mamíferos marinhos!

Veja também

Cisne: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Subfamília e Gênero

Cygnus é o gênero taxonômico com o qual as maiores aves aquáticas da família anatidae …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *