Home / Animais / Vinagre de Álcool Para Cachorro: Para Que Serve? Será Que Faz Mal?

Vinagre de Álcool Para Cachorro: Para Que Serve? Será Que Faz Mal?

O vinagre de álcool serve para eliminar mau cheiro de lugares onde vivem cachorros. E não faz mal. Esse é um método natural para manter, por exemplo, a higiene do seu apartamento; um ambiente que muitas vezes nem sequer sabe o que são os raios do sol durante um dia inteiro; e por isso mesmo irá requerer, para a sua adequada manutenção, o uso de produtos que realmente combatam o mau cheiro diário sem altos custos.

Para os que são mais tradicionais e preferem mesmo é a segurança dos produtos industriais, recomenda-se lançar mão de produtos que sejam específicos para pets. Pois estes possuem em sua formulação agentes químicos que combatem o mau cheiro enquanto destroem bactérias e parasitas típicos dos cães – e ainda sem prejudicar-lhes a saúde. Só é necessário tomar cuidado com os produtos que são utilizados para a limpeza doméstica.

Cachorro no Apartamento
Cachorro no Apartamento

A maioria deles possuem em suas formulações substâncias como o ácido sulfúrico, amônia, ácido clorídrico, entre outros, que costumam estar entre as principais causas de intoxicação entre cães e gatos, pelo simples fato de que eles costumam lamber os resíduos que ficaram – e dessa forma o que deveria servir para o bem estar do animal acaba tornando-se um verdadeiro vilão para a sua saúde.

É nesse contexto que surgem produtos que fazem verdadeiros “milagres” na limpeza de locais onde vivem cachorros. Como o vinagre de álcool, que nesse caso serve como um instrumento simples, eficiente e barato para a limpeza do ambiente.

E o melhor: sem fazer mal à saúde do pet! O que significa reunir duas qualidades imbatíveis: preço baixo e eficiência em uma única ferramenta.

O Vinagre De Álcool Não Faz Mal E Serve Para a Manutenção Da Limpeza Dos Cachorros

Vinagre De Álcool - Castelo
Vinagre De Álcool – Castelo

Uma limpeza menos profunda a cada 7 dias torna menos árduas aquelas faxinas mais pesadas. E aqui o vinagre pode contribuir sobremaneira, por ser uma técnica bem menos agressivo e ideal para ser levada a cabo com mais frequência. Isso sem contar o preço, que nesse caso também faz toda a diferença quando o assunto é a higiene periódica da casa.

Para por em prática tal procedimento comece retirando a sujeira mais grossa. Seque a urina com um papel absorvente (no caso de sofá, pufes, etc). E com sabão neutro, uma vassoura e bastante água retire fezes, restos de comidas e demais resíduos.

Logo após, faça uma solução utilizando 2/3 de água para 1/3 de vinagre de álcool; e aí então é só espalhar no local sem enxaguar, para que a solução possa agir corretamente.

Dê uma atenção especial também para os comedouros, brinquedos e demais objetos do seu cachorro. O acúmulo de sujeira neles é outro fator determinante para aquele cheiro rançoso e característico no ambiente.

Aqui você terá que deixar a preguiça de lado e manter uma rotina de limpeza diária desses objetos. Apenas água e sabão neutro deverão ser suficientes para que você mantenha sempre um ambiente agradável e saneado.

Já que sabemos que o vinagre de álcool não faz mal, poderemos também aqui fazer uso dele para a limpeza dos objetos do cachorro. E a técnica é a mesma: Comece com uma esponja (reservada para o animal) e sabão neutro para limpar os recipientes.

Logo após utilize 2/3 de água morna para 1/3 de vinagre. Faça uma aspersão ou borrifamento em todos os recipientes e deixe agir sem enxaguar.

E no mais é atentar para almofadas, colchões, tapetes, entre outros utensílios semelhantes utilizados pelo animal, que deverão ser higienizados a cada 30 dias com carrapaticida e um bom antipulgas.

Além Do Vinagre De Álcool, a Importância De Usar Produtos Que Não Façam Mal Aos Cachorros

Apesar de eficiente, o vinagre de álcool não será suficiente para garantir a completa desinfecção de um ambiente onde vivem cachorros; e nem mesmo uma simples rotina com esfregões, virar e revirar toda a casa ou apartamento, esfregar aqui, molhar acolá, será suficiente.

De qualquer modo você irá precisar, em algum momento (e principalmente para a limpeza profunda), lançar mão de produtos como antipulgas, odorizadores, desinfetantes, entre outros produtos químicos capazes de atacar com mais profundidade a sujeira.

Nessas lojas de materiais para pets você encontrará produtos elaborados com uma tecnologia que é pensada para o combate a determinados tipos de micro-organismos só encontrados em cães, além de serem capazes de agir por bem mais tempo.

Xixi de Cachorro no Tapete
Xixi de Cachorro no Tapete

É o caso dos odorizadores que destroem germes específicos com partículas que permanecem mais tempo suspensas no ar e que não provocam alergias ou agridem o animal; entre outras qualidades com as quais o vinagre de álcool – apesar de não fazer mal para os cachorros e servir bem para uma limpeza superficial – não poderá competir.

Muitos destes produtos são usados como spray e podem ser misturados na água para eliminar a sujeira de pisos, azulejos, sofás, almofadas, entre outros objetos que costumam absorver sujeira com mais facilidade, e por isso exalar um mau cheiro rançoso que não sai por mais que você tente de todas as maneias dele se livrar.

Quando as Fezes E Urina São Verdadeiros Tormentos!

Nisso elas são imbatíveis! Nada pode ser comparado a fezes e urina quando o assunto é deixar um mau cheiro que, por mais que você tente, não consegue combater de forma verdadeiramente eficaz e definitiva.

Pisos de ardósia, paredes, estofados, almofadas….elas irão impregnar-se nesses locais de tal maneira, que muitas vezes livrar-se dos objetos acaba sendo a única saída para muitos criadores de animais.

Mas a novidade é que o vinagre de álcool pode servir muito bem para combater o mau cheiro nesses objetos, e ainda com a vantagem de não fazer mal ao cachorro.

E para tal, basta, em primeiro lugar, retirar as fezes e urina com um papel toalha. Seque bem o local. E logo após faça uma solução contendo 300ml de água morna e 300ml de vinagre de álcool. Borrife no local e deixe agir, sem enxaguar.

Esse tipo de operação deve ser feita com almofadas, cobertores, entre outros objetos que não possam ser lavados de outra forma.

O vinagre consegue agir bem na remoção do mau cheiro. Ele também consegue eliminar determinados micro-organismos patológicos até que uma limpeza mais profunda seja feita.

Gostou desse artigo? Deixe a resposta na forma de um comentário. E aguarde as nossas próximas publicações.

Veja também

Curso de Banho e Tosa

Qual o Valor de um Curso de Banho e Tosa? Onde Fazer?

A necessidade de salões e empresas de cuidados profissionais está crescendo e com uma população …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *