Home / Animais / Faz Mal dar Ovo Cozido Para Cachorro? Pode Dar?

Faz Mal dar Ovo Cozido Para Cachorro? Pode Dar?

Será possível dar ovo cozido para o seu cãozinho? O ovo é rico em proteínas e nutrientes fundamentais para a saúde do seu pet, no entanto, é um alimento um tanto “polêmico”, que agrada o paladar de alguns, e de outros nem tanto. Afinal, será que faz mal dar ovo cozido para o cachorro? 

Os cães são nossos fiéis amigos e excelentes companhias para compartilhar momentos, e de modo algum queremos dar algum alimento que prejudique a sua saúde ou que lhe traga malefícios no futuro.  Por isso é fundamental ter atenção na hora que alimentá-lo.

Quer saber se o ovo é um alimento propício para a alimentação do seu pet? Continue acompanhando este artigo para saber a resposta para essa e para outras questões que envolvem a alimentação de nossos queridos e fiéis amigos. Confira! 

A Alimentação Dos Cachorros

Os cães precisam de uma alimentação equilibrado ao longo de sua vida. Pois assim conseguem manter a boa forma, caminhar regularmente com facilidade, correr, nadar ou fazer qualquer outra atividade que lhe agrada. Para isso, o pet precisa estar com a saúde em dia e com o corpo saudável. E claro, isso quem lhe proporciona é o dono. Uma boa alimentação e exercícios regularmente. 

São excelentes opções para você se divertir com o seu pet e turbinar a sua saúde quanto a saúde dele. Ele vai adorar e sempre que puder vai lhe recompensar pelas brincadeiras ao ar livre. Uma alimentação equilibrada deve conter os principais minerais e vitaminas que auxiliam a saúde do seu pet. 

As rações são as melhores opções, pois elas são testadas e aprovadas em laboratório, são produzidas e confeccionadas para suprir todas as necessidades dos cachorros, sendo assim, cada ração tem sua própria composição e benefícios, mas todas são indicadas para o cão. É claro, cada qual possui uma determinada indicação, existem as que são feitas para cães adultos, outras para filhotes, há também para idosos, cães obesos, cães com falta de vitaminas. Você precisa analisar as variedades e escolher qual é a mais indicada para o seu pet.

Quanto a quantidade, o indicado é que forneça a quantidade ideal de acordo com o peso do cachorro. Você pode pesar ele em uma balança de farmácia. Suba sozinho na balança e anote seu peso, depois suba com o cachorro no colo e veja quanto deu, subtraia o segundo resultado pelo primeiro e você saberá o peso do seu pet. Posteriormente, veja no pacote de ração a quantidade indicada para o peso. Divida em 2 ou 3 porções diárias e alimente o seu adequadamente. 

Você ajuda o seu pet e ainda evita problemas futuros e idas ao veterinário. A alimentação é a base de uma vida saudável, se alinhada com exercícios regulares, dificilmente o seu pet sofre com problemas. 

Caso o seu cão não esteja apto para se alimentar de rações, ou mesmo não consegue mastigar a ração, existem outras alternativas, uma delas é o ovo cozido. Vamos falar um pouco dele a seguir. Confira! 

Posso dar Ovo Cozido Para o meu Pet?

Sim! Você pode dar ovo cozido para o seu pet! Ele não é prejudicial para a saúde do animal, porém, é preciso ficar atento a quantidade para não exagerar. Existem muitos “alimentos humanos” que são apreciados pelos cães. Não apenas o ovo, mas a banana, melancia, cenoura, batata cozida, entre muitos outros. 

Os cães, como muitos outros animais carnívoros, necessitam de aminoácidos para suprir suas necessidades fisiológicas e o ovo é um dos alimentos que mais possui proteínas. Ou seja, além de ser permitido dar ovo cozido para o seu cão, é indicado você oferecer-lhe este alimento. 

Vale destacar que a dieta do pet não deve ser apenas ovo cozido, que fique claro. Ela precisa conter outras vitaminas e minerais, além da proteína fornecida pelo ovo. Sendo assim, o ovo pode ser introduzido como uma recompensa, um petisco, quando o pet fizer algo que lhe agradar. 

Um prato com cenoura, batata, e ovos cozidos é uma refeição completa para o seu pet. Pois possui carboidratos, vitaminas, minerais e proteínas que vão turbinar a saúde do seu pet. Porém, é preciso lembrar que essa alimentação deve acontecer quando o pet não consegue se alimentar de rações. 

As rações ainda são as mais indicadas pelos especialistas, apesar de existirem inúmeras alternativas de “alimentos humanos”, as rações ainda são balanceadas e produzidas especialmente para os cachorros. 

Citamos acima alguns benefícios em alimentar o cachorro com ovo cozido. Abaixo você pode conferir detalhadamente quais são as propriedades, benefícios e veja como ele é um alimento poderoso. Confira! 

Benefícios do Ovo

Benefícios do Ovo
Benefícios do Ovo

Rico em Vitaminas

O ovo é dotado de propriedades fundamentais para a vida humana e também para a vida dos pets. Ele fornece uma série de vitaminas que melhoram o funcionamento do nosso organismo. 

Para se ter uma ideia, em um ovo estão presentes as Vitaminas A,D e E, fora a Vitaminas do Complexo B, entre elas a B7 e a B12. 

A Vitamina B7 é muito importante para fornecer brilho aos pelos dos cães. A saúde dos pelos é fortificada, deixando-o brilhante e duradouro.

Prato de Ovo Cozido
Prato de Ovo Cozido

Cada uma com suas próprias características e com um benefício dentro do nosso organismo, porém, todas, sem exceção, proporcionam benefícios, e no ovo você encontra todas elas. 

Rico em Minerais

Assim como as Vitaminas, os Minerais são fundamentais na saúde do seu pet e também na sua. Por isso é preciso ficar atento ao tipo e a quantidade de minerais que será ingerido. 

O ovo é um alimento rico em minerais, desta maneira, é indicado o consumo. Dentre os minerais que podemos citar como principais estão: o cálcio (presente também na casca do ovo), potássio, selênio, manganês, ferro, zinco e fósforo. 

Vale destacar que o ovo com casca deve ser dado apenas se o seu cachorro estiver passando por alguma carência de cálcio, se não, ele deve consumido sem a casca. 

Cuide do seu pet! Lhe de carinho, amor e uma alimentação adequada! Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo!

Veja também

Espécies de Mariscos: Lista com Tipos- Nomes e Fotos

Os mariscos, também conhecidos como frutos do mar, são os queridinhos na culinária, principalmente nas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *